23/04/2007

Cidadãos contestam novo terminal de cruzeiros de Santa Apolónia

In Diário de Notícias (21/4/2007)
LUÍSA BOTINAS

«O vereador eleito pelo Bloco de Esquerda no Município de Lisboa, José Sá Fernandes, considera "inqualificável" o anúncio da consignação da primeira fase da obra do terminal de cruzeiros de Santa Apolónia aos empreiteiros, sem que a Câmara de Lisboa se tenha pronunciado. E por isso disse já ter pedido uma reunião com a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino. (...)»

3 comentários:

Tiago R. disse...

De facto, os planos da APL são inqualificáveis! Afinal a APL é um operador portuário ou um promotor turístico?
E o pior é que este tipo de turismo em nada contribui para o nosso bairro de Alfama. Os turistas apenas fazem um percurso rápido pelo Bairro, sem trazerem benefícios ao comércio ou à restauração. Limitam-se a vir ver as ruínas e as obras paradas por falta de pagamento da CML aos empreiteiros, desviando-se dos inúmeros estaleiros abandonados que por aqui abundam.
Uma obra destas deveria estar ligada à recuperação urbanística de Alfama, que é dos poucos bairros históricos que tem a visto do rio desimpedida.
Como é que a APL pode avançar com um projecto destes sem nunca ter consultado a população ou os seus órgãos representativos???
Não pode ser!

Anónimo disse...

Como agente de navegação gostava de saber onde o Sr.º Vereador foi buscar a ideia peregrina que quem fica a ganhar com o projecto são os agentes de navegação, quando quem fica a ganhar é a cidade de Lisboa que passa a ter capacidade para receber mais navios e mais turistas. Segundo, o terminal não tem 600 metros mas sim o cais. Depois não há navios todos os dias, portanto não terão sempre a vista "tapada".
Todas as capitais europeias com frente marítima estão a construir novos terminais de cruzeiros com excepção de Lisboa.Por último gostaria de perguntar onde gostariam de colocar os navios???

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Os navios de cruzeiros ficam muito bem na zona de Santa Apolónia e Jardim do Tabaco. É um regresso pois durante quase um século esta zona recebia os paquetes da antiga Companhia Nacional de Navegação, cujo cais privativo era o antigo Cais da Fundição.
Nos anos sessenta houve um projecto de construir um grande terminal de cruzeiros na Junqueira, que se não concretizou nunca e hoje essa área é uma zona de lazer, como a da Expo na Lisboa Oriental...