«Um túnel com 9% de inclinação – 10% em certos pontos – não é um túnel seguro.
É um túnel de risco.
Esse risco pode ser diminuído, monitorizado, desvalorizado, negado.
Mas existe.
Por isso mesmo, a Directiva da União Europeia sobre segurança em túneis, de Abril 2004, indica que não se ultrapasse a inclinação máxima de 5% em túneis da Rede Europeia de Estradas.
A CML não tem normas específicas sobre segurança em túneis. Segue as normas da Estradas de Portugal (ex-JAE) que, por sua vez transcreve a Directiva Europeia como referência para todos os túneis portugueses.
O desrespeito por normas de segurança internacional não pode (ou não deveria) ser camuflado por propaganda publicitária.
Voltamos a dizer, como sempre dissemos: o túnel do Marquês não é seguro.
E voltamos a dizer, como sempre dissemos: as entradas e saídas do túnel impedem a livre e segura circulação dos peões na zona do Marquês.
Não queremos ser cúmplices de eventuais fatalidades futuras neste novo túnel, seja por atropelamento seja por despiste ou colisão.
Por isso, voltamos a lembrar o que dissemos em 2004: A CML construiu um ponto negro no Marquês.
Abaixo, enviamos extractos da documentação produzida pela ACA-M no âmbito da Declaração de Impacto Ambiental do Túnel do Marquês, em 2004
A direcção da ACA-M
2 comentários:
Para começar, nem devia sequer ter sido construído, já que vai contra qualquer pensamento racional sobre como se deve gerir uma cidade.
Tenta-se impedir a entrada de mais carros no centro da cidade e, além de não se melhorar os transportes públicos, nem criar qualquer política mais abrangente e consistente, cria-se um acesso rápido, directo ao coração da cidade....
Estes autarcas não fazem a menor ideia do que andam a fazer... ou nunca viajaram pelas outras capitais europeias não só para aprender com os erros dos outros MAS aprender com o que de bom os outros já fazem.
Não basta reciclar papel, plástico, etc, etc... É urgente desenvolver e investir numa cidade com mais transportes públicos, com incentivos para a sua utilização, oferecer bilhetes, passes sociais em vez de ouvirmos as sistemáticas campanhas de oferta de carros.
Enfim, são tantos os planos que contrariam em absoluto a construção deste e de outros túneis.
Já viram o "espectáculo" no Porto mesmo em frente ao Museu Soares dos Reis?! Uma saída de um túnel, um passeio mais pequeno e a porta do Museu mesmo ali. É Portugal no seu pior, infelizmente para todos nós.
Enviar um comentário