19/05/2007

Cinco independentes na lista de Costa

In JN 19-05-2007 - Alexandra Costa

"Ana Sara Brito, a socialista que coordenou a campanha presidencial de Manuel Alegre, vai figurar em terceiro lugar na lista de candidatos do PS à Câmara de Lisboa, encabeçada por António Costa, que hoje será apresentada no Centro Cultural de Belém.

O ex-ministro, que não integra qualquer autarca socialista em funções na autarquia, aposta na paridade - nove dos 17 membros da lista são mulheres. Outro traço saliente é a presença de cinco independentes nos dez primeiros lugares. Desde logo, o arquitecto Manuel Salgado, nº 2, e Rosália Vargas, directora do programa "Ciência Viva", que ocupa a quinta posição, a seguir a Marcos Perestrello, secretário nacional do PS para a Organização.

Caso vença o sufrágio, Costa entregará o pelouro das Finanças a Cardoso da Silva, que o Governo designou para a Comissão Administrativa da Câmara, encarregada de gerir a transição. Quadro do sector bancário, exerceu o cargo de secretário de Estado da Administração Industrial no IV Governo Provisório.

Como o JN revelou na edição de segunda-feira, António Costa não queria avançar já. Nos seus planos estava uma eventual candidatura, mas apenas em 2009. As circunstâncias ditaram a decisão a direcção socialista estava convencida de que o PSD apresentaria um candidato mais forte do que Fernando Negrão. Chegou a acreditar que seria Manuela Ferreira Leite.

Outro factor elevou a fasquia. Helena Roseta desfiliara-se do PS e anunciou que concorreria como independente. Sexta-feira à tarde, recebeu um telefonema Costa convidava-a a desistir, em troca do terceiro lugar na sua lista. Como Roseta recusa, convence Ana Sara Brito. O JN apurou que a dirigente do PS/Lisboa se afastou de Alegre a seguir às presidenciais, mas a aceitação do convite causou alguma perplexidade. "

2 comentários:

Nuno Santos Silva disse...

Confesso que não percebo esta pancada dos "independentes"... afinal: é mau ser político?
É que nos idos de 1926 (e até 1974) é que era "mau" ser político...

Anónimo disse...

O que posso dizer!
Sócrates é brilhante controla todos os sectores da sociedade e aí daquele que se opuser ou fizer criticas ou piadas! O Lino como está inscrito na Ordem tem desculpa.
Arrumou com a família Soares, ridicularizou Alegre, e marginalizou Carrilho, e agora enterrou António Costa. Brilhante!
A maior arma é a MENTIRA descarada, vejam só até tentaram coligações, Ruben de Carvalho bem o disse, "nunca o contactaram"...esperemos que Jerónimo de Sousa, Sá Fernandes denuncie mais esta MENTIRA!
O PS não tem vergonha! E com a sorte de Marques Mendes andar a dormir!