04/07/2007

Ruben de Carvalho contra zona comercial no terminal de cruzeiros do Tejo.Candidato diz que projecto vai criar muralha junto ao rio

In Público Online / Lusa (4/7/2007)

«Ruben de Carvalho criticou hoje o projecto do Porto de Lisboa para construir uma zona comercial associada ao terminal de cruzeiros no Tejo, frente a Alfama, denunciando a "muralha" que destruirá a vista do rio.

«A câmara não pode alhear-se de nenhum projecto que diga respeito à cidade. A câmara tem que levantar o problema junto da administração central", defendeu o candidato comunista às eleições intercalares de 15 de Julho.

"Fazer um terminal para cruzeiros, até aí tudo bem. Mas preparam-se para fazer ali um centro comercial, ao longo de um quilómetro do cais e com dois ou três pisos de altura, ou seja, uma muralha que destruirá toda a visão de Alfama para o rio", criticou.

Para o candidato, o projecto do Porto de Lisboa é nocivo “até do ponto de vista económico”, uma vez que ao criar um centro comercial no cais levará os turistas a fazerem aí as suas compras, sem de deslocarem à baixa da cidade.
(...)»

É isso mesmo, uma vergonha! E, já agora, o projecto em causa é de quem?

2 comentários:

Goncalo Cornelio da Silva disse...

Terminal de Cruzeiros não obrigado.
Aproveitemos os recursos que temos.
Apesar do espaço Shengen hoje as fronteiras são muito controladas, no braço de mar da Rocha Conde de Óbidos facilmente se pode adaptar para terminal alias já tem um excelente edificio, que não pode só servir para mega-shows do governo (promoção da Ota).
A frente Rio Historica tem de ser libertada e ser passível de se passear, e observar as colinas da cidade a cair no Rio Tejo, e ainda naqueles dias em que o Rio é um espelho se reflectir nas suas águas, uma barreira tecnologica de varios pisos será uma barreira destruidora da cidade histórica.
Um Centro Comercial naquele local é demonstrativo de que a APL não tem competência para tomar estas decisões é de uma irresponsabilidade total, espero que a Associação de Comerciantes da Baixa esteja bem atenta.
Qualquer arquitecto que se permita sujeitar-se a um projecto destes só pode ser um mercenário, infelizmente eles existente já temos provas disso. Esperemos que o bom senso ilumine essas cabecinhas.

Anónimo disse...

Recomendo ao Porto de Lisboa para reconstruir a muralha fernandina junto ao rio.

Basta nos espaços remanescentes (incluindo espaços verdes) construir a feira popular, centros comerciais, hoteis, parque sde etsacionamento, armazens de contentores)

Nos restantes 10% pode manter a actividade portuária.

E já agora, pode fazer mais uns aterros para fazer mais umas estradas e caminhos de ferro para servir mais hoteis, centros comerciais e parques de stacionamento e...já agora....uns parques industriais e parque sde sucata.