29/06/2008

LARGO DO CALHARIZ ou "Estrada do Calhariz"?



Veículo abandonado em frente ao Largo do Calhariz, 30 (CGD).

Este veículo, "estacionado" neste local há quase 2 anos, está vandalizado com graffitis. Uma vergonha. Este é um local nobre da capital por onde passam diariamente milhares de pessoas, incluíndo muitos turistas (Eléctrico 28, Elevador da Bica, Bairro Alto, Chiado).

Mas este não é o único problema deste local. Pelo contrário. É talvez o mais simples e barato de resolver.

Na verdade, a CML precisa de reformular este espaço público para que volte a ser um LARGO. Porque embora tenha uma utilização pedonal muito intensa, tanto de dia como de noite, o local já há muitos anos que não reúne as características de "Largo". Por enquanto mais parece a "Estrada do Calhariz":

- foi dada prioridade total e cega à mobilidade rodoviária;
- passeios muito estreitos porque se forçou a criação de lugares de estacionamento;
- falta de sombra, principalmente no passeio virado a sul (CGD)

Uma vez que já existem nas proximidades vários parques de estacionamento público, a CML já pode aumentar a largura dos passeios para o dobro, retirando o estacionamento à superfície. Para melhorar as condições bioclimáticas daquele espaço, actualmente árido, poderiamos plantar um alinhamento de árvores no passeio virado a sul. Para rematar, alguns bancos entre as novas árvores.

Então sim, poderemos chamar ao local: LARGO do CALHARIZ.

12 comentários:

Anónimo disse...

Os lugares de estacionamento são de facto poucos, e por esse motivo apenas concordo que não faria grande diferença em os "roubar" em prol dos peões.

Para mim, há um problema bem pior, que lá passo todos os dias. São carros a bloquear o passeio.

Vejam fotos em:
http://flickr.com/photos/nunoloureiro/sets/72157604379674910/

Anónimo disse...

Para não terem trabalho a verem as fotos, cliquem aqui

Anónimo disse...

e ninguém se importa com a falta de contentores (e locais com salubriddade para os acomodar) no Bairro Alto? Os habitantes do Bairro alto não têm outra hipótese que não deixar os sacos de lixo na calçada.

daniel costa-lourenço disse...

É verdade. sabiam que as equipas de limpeza da CML quando passam apenas despejam os contentores mas os sacos de lixo não os levam? deixam-nos na rua...

É lindo que os habitantes e os visitantes tenham de conviver com os sacos, como se estivéssemos em nápoles...

E não é só o largo do calhariz que não é um largo...Há o largo do leão, há o alto de s. joão, há o largo de santa bárbara etc etc

Anónimo disse...

Quanto ao desejável e que eu concordo, de o Largo do Calhariz se tornar um largo, para já o mais urgente seria o de se tirarem imediatamente todos os estacionamentos e colocar umas árvores.
Mas para mim que moro neste largo e que gosto bastante, o mais desagradável é o lixo. Que como se sabe, as casas (prédios) desta zona do Bairro Alto, têm entradas muito estreitas, mal se dão para se cruzar duas pessoas, com 1, 2, 3 andares no máximo e com escadas íngremes. E como se pode imaginar, guardar-se um contentor nessas entradas, ou subir-se e descer-se com eles, para qualquer uma das 3 situações, é impensável. Assim a única solução é deixarem-se os sacos na rua, como eu tenho de fazer, com grande tristeza minha. Agora a C.M.L. é que deveria de arranjar uma solução mais adequada, e que todos até sabemos que seria fácil. Para além ainda, de não haver possibilidade nesta zona de reciclar o lixo, é que só existe no largo o reciclável do vidro.
E ainda relativo à limpeza das ruas, até ao ano passado, ou até a câmara falir, passavam mais do que uma vez durante a noite e durante o dia, carrinhas de caixa aberta da C.M.L. que guardavam os saquinhos de lixo e as ruas eram sempre varridas e lavadas com alguma frequência e no sábado ao nascer do sol as ruas de toda esta zona estavam sempre limpas. Mas de há um ano para cá, não têm sido limpas com a assiduidade que deveriam, o por isso, estarem tão sujas...

Anónimo disse...

Quando tomou posse, o Sr Presidente da CML anunciou ir mandar retirar da via pública todos os veículos abandonados.
Desconheço o balanço, mas a carcaça vazia do "meu" furgon de estimação que está abandonado á minha porta servindo de armazém há muitos anos (já não me lembro do sítio sem ele...) por cá continua. Todas as semanas vários agentes da autoridade por ele passam e não o vêem.
Desculpam-se as autoridades com o argumento o veículo não pode ser rebocado se ainda tiver a matrícula. Desconheço qualquer disposição legal nesse sentido.
De qualquer modo, mesmo que esse fosse um problema de legislação, do que estão á espera as mesmas autoridades para propôr a mudança da lei? E de que estão á espera os políticos responsáveis?
Ou a diarréia legislativa que para aí vai, não deixa espaço para estas minudências?

Anónimo disse...

...é mais largo do caralhiz, não é?

Anónimo disse...

Sem dúvida! Largo do Caralhiz!

FJorge disse...

É preciso reclamar junto da CML; e quanto maior o número de reclamações mais hipóteses teremos de ver estes problemas resolvidos.

CML - Departamento de Higiene Urbana e Residuos Sólidos para o lixo / falta de um eco-ponto completo:

dhurs@cm-lisboa.pt

CML - Polícia Municipal para as viaturas abandonadas e estacionamento indevido:

pm@cm-lisboa.pt

Anónimo disse...

Curiosamente a matrícula reza:
UB - 76 .66

666 o número da Besta do Apocalipse. Simbólico, não?

UB numa de cabalista, passado a fero pelo Gato Fedorento serã
U Betão?

Ou Ultra Bioletas?

Giros os graffiti na biatura. Sempre foi um esforço para a integrar no site specific. Ton sur ton.

Anónimo disse...

O mais escandaloso no meio disto é terem publicado a matrícula do automovel, atentando assim contra a dignidade e a privacidade do dono do mesmo.

Anónimo disse...

escandaloso publicar a matricula!?!?! oh fabio! onde vive o fabio?! na Coreia do Norte? estamos na CE!