17/06/2008

Penitenciária de Lisboa pode ir para Fazendas de Almeirim

In Público (17/6/2008)

«O futuro Estabelecimento Prisional de Lisboa e Vale do Tejo poderá ficar instalado em Fazendas de Almeirim, estando dependente de votação na assembleia de freguesia, na noite de ontem, de uma proposta de protocolo com o Ministério da Justiça.
José Sousa Gomes, presidente da Câmara de Almeirim (PS), disse à agência Lusa que, assim que se soube da intenção do Ministério da Justiça de construir novos estabelecimentos prisionais e da alienação da Penitenciária de Lisboa, a autarquia iniciou contactos para atrair o investimento. Fonte do Ministério da Justiça confirmou à Lusa que "tem havido diligências" entre as três entidades "para localização do Estabelecimento Prisional de Lisboa e Vale do Tejo naquela freguesia", escusando-se a adiantar mais pormenores.

A Assembleia de Freguesia de Fazendas de Almeirim terá votado uma proposta de protocolo, na qual se incluía uma cláusula que prevê a cedência de cerca de 40 hectares de uma herdade, com perto de 580 hectares, propriedade da freguesia, disse à Lusa o presidente da junta, Manuel Bastos Martins. Esse protocolo prevê que os reclusos em regime aberto fiquem a trabalhas na freguesia, nomeadamente na conservação e limpeza da mata da herdade, mas também de caminhos e outras infra-estruturas da freguesia, adiantou.
Por outro lado, a população da freguesia poderá usufruir de infra-estruturas do estabelecimento prisional, nomeadamente do Polidesportivo, estando a ser negociadas parcerias entre os Ministérios da Justiça e da Saúde para que a prestação de cuidados de saúde se estenda à população local.
O presidente da Câmara de Almeirim realçou ainda que, não podendo o Ministério da justiça dar preferência a recursos humanos locais em eventuais contratações, há um conjunto de empregos indirectos que são criados. Acresce ainda o conjunto de serviços que uma infra-estrutura deste tipo incentiva, desde limpeza, restauração, produtos agrícolas, procura de habitação, frisou. »

De malas aviadas para Almeirim, teme-se o pior para os edifícios da Penitenciária, mesmo que eles constem do PDM, dada a fúria vendedora do Estado.

3 comentários:

Anónimo disse...

faz pena que a "penitenciária" desapareça enquanto tal, pois é uma obra notável da arquitectura do fim do séc. XIX, realizada sobre modelos de tratamento penitec«nciários da época que não será dificil adaptar aos actuais, pelo menos para certos tipos de delinquentes condenados e presos preventivos.
teme-se, claro, o pior para o futuro desta obra de arte.
e teme-se também que ninguem tenha feito as contas bem feitas. A nova prisão para 800 almas nunca custará os 50 milhões anunciados (que ingenuidade parola!)e as necessidades relacionadas com a substituição do EPL não se resumem a 800 vagas. Por outro lado, se o novo EP vai servir a AML, está muito oonge dela, e vão ser precisos um batalhão extra de guardas para guarnecer as deslocações aos tribunais e outros serviços e uma frota celular enorme! bem pensado, não?

Anónimo disse...

É preciso é encher os bolsos a esses pobrezinhos que trabalham na camara de Lisboa e fazer ali mais um condominio fechado!

Anónimo disse...

De facto o 1º anónimo pôs o dedo na ferida,a Penitenciária é um MONUMENTO Arquitectónico e será trocado (e demolido ) por coisa nenhuma,toda a notícia é foleira("tem havido negociações"...),não há factos concretos,será mais uma negociata entre autarcas( CM de Almeirim e CM de Lisboa),para certamente-a frase já mete nojo-mais um condomínio privado.
O autarca do Urbanismo,M. Salgado, também não se pronuncia,é uma lástima.A nossa "DEmocracia" é uma lástima...
A Penitenciária é um MONUMENTO importante do séc XIX ,que urge SALVAR !!!



18-6-08 LObo Villa