17/06/2008

Reabilitação



"Lisboa Santa Catarina
O Condomínio Privado Santa Catarina é um projecto de autor, de João Luís Carrilho da Graça. Uma edição limitada, com apenas 19 residências, todas diferentes entre si (T1 a T5). Um logradouro com um amplo relvado, uma piscina exterior, sauna. Uma vista rasgada sobre o vale de Santos. E um estacionamento privativo com 35 lugares.No bairro histórico, em Santa Catarina. Entre o castiço da Bica e o vanguardismo do Bairro Alto. Entre a elegância do Chiado e o design de Santos. Área Bruta de Construção: 5.181 m2 Projectistas de Arquitectura: JLCG - Arquitectos, Lda. (Arqtº João Luís Carrilho da Graça)"

Mal ou bem, seja para mais ou menos afortunados, a verdade é que é menos um bocado da cidade que não cai e mais uma parte da cidade que fica a salvo e recupera (pelo menos aparentemente) parte do esplendor.
Uma notícia que se sauda para o eixo de Santos, Santa-Catarina e Chiado, que tem beneficiado da recuperação de imóveis e graças à iniciativa privada , diga-se.

5 comentários:

Arq. Luís Marques da silva disse...

Sem pretensiosismos e com uma linguagem de renovação muito contida, este é de facto, um exemplo de recuperação/reabilitação a seguir. Isto é boa arquitectura!

Paulo Ferrero disse...

Aparentemente é uma boa recuperação ... mas há duas coisas que saltam imediatamente à vista:
1. A linha de mansardas é travestida ao melhor do 'estilo caixote'.
2. Visitanto o link, há um fotografia que me causa arrepios ... não pela corrente de ar mas pela ampliação de um corpo 'contemporâneo' com vistas para a igreja e para o Tejo, ao melhor gosto neo-burguês.
Porque é que em Lisboa não se reabilita, tout court, eis um dos mistérios da 'fé urbanística' contemporânea.

Anónimo disse...

Das grandes "Vedetas" da Arquitectura,Carriho da Graça merece confiança,até agora,pois ainda não traiu a cidade com torres-á-má fila(como Siza em Alcântara,Foster na 24 Julho,Byrne em Cascais...) e portanto continua merecedor dessa confiança,enquanto arquitecto.
Pois o "susto" de ter um projecto de um "arquitecto-vedeta" é cada vez maior,sendo que o susto vai aumentando,exponencialmente,agora com um M. Salgado na CML,ladeado por um Dr Júdice ,a "abocanharem" a Frente Ribeirinha...
Portanto parabéns ao Arq. Carrilho da Graça,pela sua não hipócrita RECUPERAÇÂO,sendo que o azul-cueca e as mansardas quadradas,são meros pormenores.(podiam ser melhorados,mas paciência...!)
Um abraço C. da Graça!



18-6-08 Lobo Villa

Anónimo disse...

" A linha de mansardas é travestida ao melhor do 'estilo caixote'."

Pois....é!....e porque razão, prática ou estética, tem que se fugir ao estilo das que lá estavam ?

JA

Lesma Morta disse...

Não sendo arquitecto e naturalmente passando-me ao lado os pormenores, alegra-me com lisboeta ver que pelo menos este se salvou.