As esplanadas são um dos casos crónicos da Baixa: na sua maioria, são feias, sujas, desarrumadas, desalinhadas, carregadas de publicidade, de cores berrantes e com ar desleixado. E falta ainda referir os horrivéis dispositivos de plástico para os "menus", quase sempre oferecidos por marcas de refrigerantes e de cervejas. O que é fabricado para um bar de praia ou de subúrbio é aplicado nas ruas da Baixa, classificada pelo Estado como Imóvel de Interesse Público (e candidata a Património Mundial pela UNESCO...).
Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
até ja refilam com os menus dos cafes?
ResponderEliminarSe a publicidade (seja ela onde for) dá dinheiro, é obvio que os cafés aproveitam.
antes ter um cafe com menus da coca cola do que ter cafés fechados por falta de € (que a publicidade traz)
O mais incrível é que a Baixa deve ser das poucas zonas da cidade onde se vêm muitos polícias (PSP e PM) e ninguém fiscaliza nada.
ResponderEliminarturning a blind eye...
ResponderEliminarJá por várias vezes tive de ajudar um cidadão invisual a ultrapassar estas "armadilhas". A CML não pode faltar na sua obrigação de fiscalizar as anomalias no espaço público. Todos os cidadãos têm direito a circular nos passeios sem obstáculos aberrantes como estes.
ResponderEliminarCaro FJorge, não obstante concordar com o essencial do seu texto, quando fala de "subúrbio" sobe por aí um preconceito que não é simpático. Talvez não se tenha apercebido, mas parece-me uma referência de mau gosto. Com o perigo inerente às generalizações.
ResponderEliminarTem razão Miguel Santos, é talvez um abuso a utilização que se faz actualmente da palavra subúrbio. Mas é simplesmente porque os subúrbios em Portugal são quase sempre de má qualidade urbanística e arquitectónica fruto da falta de planeamento do território. Noutros países / culturas não se faz essa associação pois muitas vezes os subúrbios são as áreas urbanas com melhor qualidade de vida (como em Viena). Obrigado pela chamada de atenção.
ResponderEliminar