24/02/2010

Já começou a caça às refeições de luxo a preço de saldo

In Público (23/2/2010)
Por Ana Henriques

«Se está interessado em provar as especialidades de alguns dos mais conceituados chefs portugueses a preços de saldo não perca tempo e reserve já mesa num dos 44 restaurantes que participam na Restaurant Week, a semana em que, por 20 ou 25 euros, pode saborear um mundo de sabores, do pato com champanhe ao souflé de alfarroba.

A iniciativa, que começa hoje e termina a 6 de Março, em Lisboa, tem origem numa ideia de democratização da alta cozinha que nasceu há 16 anos em Nova Iorque e se foi espalhando a outras cidades mundo fora. Lisboa e Porto já vão para a terceira edição, enquanto Loulé se prepara para a estreia em 2010 (ver caixa).

Os 20 ou 25 euros dão direito a entrada, prato principal, sobremesa e café, não incluindo bebidas.

O Eleven e o Olivier, duas das mais concorridas casas nas edições anteriores, continuam a ratear o acesso dos convivas aos seus menus, já que estão entre os restaurantes que só aceitam reservar parte do estabelecimento para estas refeições a preços reduzido. "Serão uns oito os restaurantes a ter este tipo de restrição", explica José Borralho, um dos organizadores desta semana gastronómica de luxo low cost. "Compreendemos a decisão e temos de a aceitar, dados os encargos fixos destes estabelecimentos". Já outro dos locais onde tudo o que aparece no prato é de comer e chorar por mais, o Faz Figura, reservou todas as suas mesas para a Restaurant Week. Embora a iniciativa esteja sediada em Lisboa, há restaurantes dos arrabaldes a participar nela.

Chefiado por um discípulo de Ferran Adriá - o chef catalão venerado por meio mundo -, o Arola, na Quinta da Penha Longa, em Sintra, é um deles. Já a Tasca da Esquina, de Victor Sobral, não faz parte dos restaurantes convidados, por, segundo o mesmo organizador, os seus preços não serem suficientemente altos para justificarem o desconto.

Um euro de cada refeição vendida reverte para a solidariedade social. As ementas de 25 euros incluem peixe de gama alta ou marisco.»

4 comentários:

Anónimo disse...

Da primeira vez que isto foi organizado, tentei (através do site que vinha indicado no anúncio) efectuar uma reserva logo que tive conhecimento e em três ou quatro restaurantes que escolhi já não havia vagas FOSSE QUAL FOSSE O DIA DA SEMANA!

Desta vez nem sequer tentarei, porque isto é muito parecido com publicidade enganosa.

Xico disse...

Deve ser só bimbalhada no restaurante. Quem quer um restaurante exclusivo e alternativo não vai lá durante um festival.

Mas como isto é um país de tesos com a mania que são finos...!

Hugo Tavares disse...

Obrigado pela informação. Liguei logo de manhã e arranjei mesa para 2 para amanhã no Panorama do Sheraton.

Anónimo disse...

a tasca da esquina do sobral não faz falta nenhuma, é um esbuste de comida pretensiosa e .... fraquinha, fraquinha. os preços ficam caros nessas condições