09/02/2010

Marca preferida de Michele Obama promove turismo lisboeta nos EUA

Além de fotografar o catálogo em Lisboa, o site da J Crew tem um roteiro sobre a capital.

O catálogo da edição Primavera-Verão da marca de roupa norte-americana J Crew, começou por ser fotografado nas ruas de Lisboa. Agora, palavras como "Olá", "Bica" e "Obrigada" enchem as montras da loja na Madison Avenue, em Nova Iorque, com convites para entrar sob o ‘slogan' "Olá de Portugal".

A marca - uma das preferidas da primeira-dama Michelle Obama - escolheu a capital portuguesa para fotografar a nova colecção mas não se limitou a isso. No plano de comunicação estava ainda prevista a criação de um roteiro sobre o que há a não perder na capital, onde procurar e o que dizer numa primeira viagem a Portugal.

Apesar de a marca não ter contactado antecipadamente a Associação que gere o Turismo de Lisboa (ATL), as informações veiculadas não podiam agradar mais à entidade. "Lisboa tem tido muito boa imprensa nos EUA. Temos tido alguns trabalhos muito significativos ultimamente sobre a capital, o que tem contribuído fortemente para a promoção deste destino enquanto local privilegiado e ‘fashionable'", justificou Paula Oliveira, directora de promoção da ATL. No site da marca (jcrew.com), convidam-se os visitantes a abrir o "Passaporte para Lisboa". Nele vão encontrar quatro separadores com tudo o que precisa de saber: o que esperar da capital, os locais obrigatórios a visitar, recebem ainda uma lição de língua e uma selecção dos melhores lugares.

"A Brasileira", "A Vida Portuguesa", o "Restaurante Lautasco", a "Antiga Confeitaria de Belém" e o "Castelo de S.Jorge" são ‘spots' a não perder. "Bica", "Obrigada", "Fado", "Azulejos", "Sardinhas Assadas" e "Praia" são algumas das palavras a sublinhar no dicionário. Cinco dias bastaram para o ‘cast' da marca se render aos encantos e recantos lisboetas. "A ajuda destas marcas é fundamental, particularmente em mercados tão alargados como os EUA, onde não é fácil comunicar sem valores de investimento muito significativos. Estes trabalhos são um enorme contributo para a divulgação e notoriedade de Lisboa", explicou.

Para Paula Oliveira, trabalhos como este ou o que surgiu recentemente no "The New York Times" contribuem para a promoção marca "Lisboa" tanto ou mais do que uma mega campanha publicitária. No artigo, Lisboa era vista como uma cidade "gourmand", com ‘chefs' e restaurantes de qualidade. "O cenário é cinematográfico, com o cheiro a manter-se o mesmo", assina Alexander Lobrano, com o "pão cozido, peixe frito, carne assada e sopa" a marcar compasso olfactivo à medida que se passeia na capital. "Aqui há Peixe", "Tavares", "Já à Mesa", "100 Maneiras", "Alma" ou "Manifesto" constam do cardápio obrigatório numa ementa em Lisboa.
In Diário Económico
Promoção grátis e da mais eficaz! para quem quiser ver o site

10 comentários:

  1. Anónimo2:23 a.m.

    Fico tão contente com estas notícias : )

    ResponderEliminar
  2. Não foi só a J. Crew. A revista Sports Illustrated também esteve por cá!:

    http://www.golisbon.com/blog/

    ResponderEliminar
  3. Anónimo2:15 p.m.

    De certeza que não andaram a pé por passeios escalavrados e com carros a impedir a passagem...

    Nem foram mal servidos em restaurantes caros onde presumo que só figuras badaladas têm direito a tratamento adequado.

    Nem passaram (de carro) por ruas esburacadas.

    Nem viram centenas de edifícios devolutos.

    Nem repararam nos graffiti (acho que são mais tags e não propriamente graffiti) por todo o lado, incluindo edifícios habitados, alguns pintados há pouco, alguns históricos, incluindo monumentos...

    Enfim, que tenham enjoyed.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo3:49 p.m.

    Já tinha visto o site da J Crew e gostei.
    Haja alguém que diga bem de Lisboa, que aqui a maioria do zé povinho é só bota-abaixo!

    ResponderEliminar
  5. Salvador,4:03 p.m.

    Conseguiram passear pelas ruas de Lisboa e gostaram?
    Viram as árvores derrubadas no Principe Real e gostaram?
    Fotografaram a Baixa Pombalina toda feita em m.... e gostaram?
    Eu é que gostava de saber se este sapo que engoliram e a promoção "á borla", não tem a ver com certos investimentos imobiliários americanos em lisboa...

    ResponderEliminar
  6. Rodrigo6:28 p.m.

    as fotos estão muito giras, gostei imenso do trabalho. tb gostei da fotos da vila, será óbidos?

    ResponderEliminar
  7. Há muito boa gente aqui que fica desgostosa com o facto de haver quem passe por Lx e adore, com todos os defeitos que tem.

    É claro que viram os passeios esburacados, os prédios devolutos e foram mal servidos em restaurantes. Mas apesar disso - espante-se - ficaram com uma imagem positiva e sabem que não há cidades perfeitas. É isso que algumas pessoas aqui não percebem...

    ResponderEliminar
  8. Adoro ler os seus comentarios lmm.

    Costumo-me identificar com eles.

    ResponderEliminar
  9. Boas notícias! Portugal precisa, de facto de promoção. Não não vejo onde é que isso implica deixar de se melhorar (ou comessar?) um país onde existe grande margem para melhoramentos. Keep going.

    ResponderEliminar
  10. Podiamos começar por escrever sem erros.

    ResponderEliminar