15/03/2010

Vão nascer 800 árvores onde outrora só a droga florescia

In Jornal de Notícias (154/3/2010)
CRISTIANO PEREIRA


«É uma zona de má fama mas há quem esteja disposto a mudar a conotação negativa do Casal Ventoso. Ontem de manhã, mais de 300 voluntários plantaram quase 800 árvores numa encosta outrora ocupada por traficantes e toxicodependentes.

A ideia partiu de um conjunto de amigos que se lembraram de juntar umas pessoas e plantar umas árvores. "Imaginamos que o nosso grupo - entre amigos, familiares e amigos de amigos - pudesse chegar a 300 pessoas. Se cada pessoa plantasse duas ou três arvores facilmente chegávamos a um bom número", explicou ao JN, João Rosa, um dos autores da iniciativa "Plantar uma árvore", que há uns meses já havia decorrido em Monsanto e Cascais.

O grupo de cidadãos apresentou a proposta à Câmara Municipal que não hesitou em apoiar a iniciativa e a escolher a encosta do Casal Ventoso. "A Câmara definiu o terreno e nós abraçámos a ideia desde a primeira hora porque achamos que viemos contribuir para mudar a conotação deste espaço claramente ligado a muita coisa de mau", prosseguiu.

Do viveiro de Monsanto

Ontem, o grupo acordou cedo e concentrou-se na encosta. Via-se gente de todas as idades, desde crianças a idosos, casais de namorados, famílias inteiras. No local, alguns técnicos da Câmara forneceram utensílios e exemplares jovens, com cerca de um metro, de lódãos, alfarrobeiras, pinheiros e outras árvores provenientes dos viveiros florestais de Monsanto.

Tudo foi feito em cerca de duas horas. Se tudo correr bem, dentro de anos aquela encosta terá um aspecto completamente diferente.

No final, João Rosa estava bastante satisfeito e confessou ao JN que gostaria de ver esta iniciativa "inspirar os outros concelhos a fazerem exactamente a mesma coisa.»

1 comentário:

Filipe Melo Sousa disse...

cof cof..

uma pergunta: quem vai ressarcir os contribuintes das casas à borlix para todos os que moravam na encosta?