02/05/2010

JARDINS PORTÁTEIS NO CAIS DO SODRÉ

Os “Jardins Portáteis” das Oliveiras foram instalados no Cais do Sodré, junto ao rio. A CML requalificou o local, colocando pavimento novo, pilaretes e limpando os grafitis.
Inaugurados no dia 25 de Abril de 2009, os “Jardins Portáteis”, colocados inicialmente no Terreiro do Paço, são da autoria do artista Leonel Moura e são constituídos por várias dezenas de módulos amovíveis, sendo cada unidade composta por bancos, arbustos e uma oliveira. Assim, será possível escolher sol ou sombra, vistas para o Tejo ou para a Praça do Comércio, consoante a disposição.

PLANTAÇÕES DE ARVOREDO

Ajuda028Plantações no âmbito do festival Delta Tejo
A Delta cafés no âmbito do festival Delta Tejo, ofereceu a plantação efectuada nos arruamentos do Polo Universitário do Alto da Ajuda/Parque Florestal de Monsanto. Foram plantadas grandes árvores com uma altura média de 5 metros e PAP (Perímetro à Altura do Peito) de 14 a 16 cm, sendo 20 pinheiros-mansos (Pinus pinea), 50 lodãos (Celtis australis) e 70 tílias (Tilia cordata).
Todos os trabalhos de plantação, assim como as árvores, tutores e correias de fixação foram oferta da Delta cafés, ficando a manutenção assegurada pela CML.

CIFParque Florestal de Monsanto
No dia 27 de Março foram plantadas cerca de cem árvores (carvalhos e zimbros), em cinco zonas do Parque Florestal de Monsanto, nomeadamente em dois locais do Bairro de Caselas, no Alto do Duque junto a Algés, na encosta de Montes Claros e na Avenida dos Bombeiros no Alto do Restelo. Esta intervenção foi levada a efeito no âmbito duma acção de Educação e Sensibilização Ambiental, em que as crianças tiveram oportunidade de realizar as plantações juntamente com os seus pais.

Plantações na Freguesia de Santa Maria dos Olivais
A CML plantou 46 árvores na Freguesia de Santa Maria dos Olivais no sentido de substituir outras das mesmas espécies que se encontravam mortas ou doentes.
Locais onde foram realizadas as plantações:
Av. Cidade de Luanda - 9 Populus nigra (Choupo-negro);
Av. de Pádua (Parada do cemitério dos Olivais) - 2 Cupressus sempervirens (Cipreste-comum);
Praça José Queirós - 2 Populus nigra (Choupo-negro);
Rua Almada Negreiros - 3 Fraxinus angustifolia (Freixo);
Rua Cidade Bissau - 10 Populus nigra (Choupo-negro);
Rua Cidade Carmona - 1 Aesculus x carnea (Castanheiro-de-jardim);
Rua General Silva Freire - 6 Fraxinus angustifolia (Freixo) e 1 Bauhinia purpurea (Árvore-de-orquídeas);
Rua Mamadu Sissé - 8 Populus nigra (Choupo-negro);
Rua Vila Bissorá - 4 Lagunaria patersonii (Lagunária).

CampoGrandeJardim do Campo Grande
No âmbito da Semana da Primavera, que decorreu de 13 a 27 de Março, a Câmara Municipal de Lisboa, procedeu à plantação de 6 Ginkgos biloba, no Jardim do Campo Grande. Dando seguimento a esta plantação foram plantadas, no dia 13 de Abril, mais 11 árvores da mesma espécie no referido jardim.



INTERVENÇÕES

SerafinaParque Recreativo do Alto da Serafina
Desde que o parque Recreativo do Alto da Serafina foi aberto ao público em 1992, tem tido uma utilização intensíssima por parte do público, o que tem levado a CML a realizar intervenções permanentes de modo a garantir condições de utilização e manutenção correctas.
Como exemplo do referido anteriormente, a CML procedeu à reparação, manutenção e adaptação do equipamento do parque infantil à legislação de acordo com o Decreto Lei n.º 379/97, de 27 de Dezembro (art.º30), com as alterações introduzidas pelo Decreto Lei nº 119/2009 de 19 Maio. Pretende-se assim manter este espaço em bom estado de utilização e segurança.
Os trabalhos agora efectuados englobaram a retirada, reparação, pintura e adaptação de todo o equipamento do parque infantil.

Ajuda029Miradouro de Caselas
O Miradouro de Caselas com a sua bonita pergola envolvente da igreja foi intervencionado, tendo sido cortada a sebe de Nerium oleander (cevadilha) para permitir a abertura do campo visual. Integrado no programa de controle de infestantes, foi também removida uma árvore semental da espécie Acácia dealbata.
No sábado 27 de Março foram plantadas, por pais e filhos, trinta árvores de pequeno porte da espécie Juniperus turbinata (zimbro) na envolvência deste espaço, que se encontra agora mais aprazível.

CampoSantanaCâmara limpa lagos no Jardim do Campo Santana
A Câmara Municipal de Lisboa, procedeu à limpeza dos dois lagos do Jardim do Campo Santana (Braancamp Freire) – Campo Mártires da Pátria. Foram ainda desinfectados os abrigos dos animais e administradas vacinas que visam proteger os animais contra a doença de Newcastle. A vacinação foi acompanhada por uma veterinária da CML.

Intervenção na Avenida do Brasil
A Câmara Municipal realizou uma intervenção de requalificação dos espaços ajardinados na Av.do Brasil que incluiu a colocação de gravilha nos canteiros de terra batida, sementeira de relva e plantação de escalracho em alguns ajardinados entre os prédios. Foram ainda plantadas 11 laranjeiras, transplantadas da Pç.de Alvalade, e colocados 13 bancos de jardim.

Jardim da Parada / Jardim Teófilo Braga
Estão a decorrer trabalhos de requalificação, ao nível da vegetação, nomeadamente a replantação de canteiros, no Jardim Teófilo Braga. A obra está a cargo da Junta de Freguesia de Santo Condestável, no âmbito do protocolo de competências com a Junta de Freguesia.

JARDIM DA PAIVA COUCEIRO REABRE AO PÚBLICO

O Jardim da Praça Paiva Couceiro reabriu ao público, no dia 24 de Abril, depois de ter sido alvo de obras de requalificação.
As obras incidiram na replantação das áreas verdes, instalação de mobiliário urbano, equipamento lúdico-infantil e renovação da iluminação pública. Foi ainda instalado um sistema de rega automática e repavimentadas as vias envolventes ao jardim. A CML prevê ainda que o quiosque municipal, com esplanada entre, brevemente em funcionamento.
Esta intervenção insere-se na política de recuperação e dinamização dos espaços verdes e miradouros da Autarquia.

JARDIM CONSTANTINO REABRIU AO PÚBLICO

O Jardim Constantino reabriu ao público, no dia 19 de Abril, depois de uma intervenção que requalificou toda a área verde e que permitiu introduzir novas espécies vegetais, limpar os grafitis, pintar todos os elementos em ferro, madeira e alvenaria e recuperar os candeeiros e a calçada. O Jardim dispõe agora de um quiosque com esplanada.

in E-Pólen

4 comentários:

Anónimo disse...

Requalificou? Requalificou uma ova! Cobriu aquilo de alcatrão, daquele bem negro igual ao das ruas, e levou para lá essas macaquices que estavam num canto do Terreiro do Paço. Mas nada.

A CML que tenha mas é tento na língua.

A.lourenço disse...

Uma vez mais plantação de arvoredo em Monsanto a custa de estragos feitos noutro local. O festival estraga mas planta umas árvores.Ficamos todos de consciência mais tranquila.É do tipo "estraga mas faz"!!

Sensibilização ambiental? Delta Tejo , Projectos para o Panorâmico,REN , Campo de tiro, transito caótico e intenso, má manutenção. Não há para aqui nenhuma contradição?

Rosa disse...

Uma câmara municipal, preocupada em plantar muitas árvores mas sem a mínima noção de como se cuida delas, é como aquelas mães que têm muitos filhos mas depois não os educam.

Anónimo disse...

O que aqui se relata parece ser " uma coisa extraordinária" á Sócas; mas não é mais do que a normal conservação dos jardins e parques!.

(Os "jardins portáteis"( móveis) que a CML comprou , são uma treta imensurável...movam-nos para o rio por favor ! )