20/07/2010

Câmara analisa propostas para inverter abandono dos núcleos históricos

A Câmara de Lisboa analisa quarta-feira diversas propostas para elaborar planos de reabilitação urbana nos núcleos históricos do Bairro Alto e Bica, Madragoa, Mouraria, Alfama e Colina do Castelo e inverter a tendência de abandono da população.

As propostas, da autoria do vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, visam corrigir o “desajustamento” relativamente aos objectivos que se pretendiam prosseguir aquando da aprovação dos planos de urbanização destas áreas, há 13 anos atrás.

A evolução destas zonas históricas da cidade e as regras urbanísticas apertadas a que têm estado sujeitas, assim como as “restrições excessivas de obras de alteração e ampliação”, segundo a autarquia, têm desencorajado algum investimento.

Outra das lacunas apontadas diz respeito à falta de continuidade espacial de algumas regras urbanísticas, que segundo a autarquia, já “não são justificáveis” e criam “situações de diferença de tratamento para realidades em tudo semelhantes”.

As propostas de Manuel Salgado englobam a elaboração, para cada um dos núcleos, de planos de pormenor e de reabilitação urbana, no âmbito da nova legislação (Regime Jurídico da reabilitação Urbana).

Na zona do núcleo histórico do Bairro Alto e Bica, que envolve as freguesias da Encarnação, Santa Catarina, Mercês e São Paulo, é realçada a necessidade de “inverter a tendência de abandono, que permanece uma ameaça nesta área”.

É igualmente destacado o estado de abandono de muitos edifícios, indiciando um insuficiente investimento na recuperação dos prédios arrendados pelos respectivos proprietários.

Além da definição dos principais riscos (incêndio, inundação, derrocada e sismo) nas várias áreas abrangidas, a autarquia chama a atenção para a necessidade de adaptar as habitações aos novos usos e condições de conforto (por exemplo, com a instalação de elevadores e ar condicionado)

Reordenar o trânsito automóvel, impondo maior rigor no estacionamento e dando prioridade aos meios de mobilidade suave, criar equipamentos públicos de proximidade na área da cultura e do turismo e recuperar os equipamentos públicos de proximidade são outras prioridades.

Para a área de intervenção do Plano de Pormenor da Madragoa, pertence às freguesias de Santos-o-Velho e São Paulo (28 hectares), é igualmente apontada a necessidade de travar o abandono populacional, sobretudo na freguesia de São Paulo, com a adaptação das casas a novos usos e a padrões de maior conforto.

A valorização arquitectónica desta zona, assim como a melhoria das relações com a Zona Ribeirinha, com percursos pedonais que permitam maior usufruto do rio, são outros dos objectivos.

Com a actualização e substituição dos planos de urbanização dos núcleos históricos de Alfama, Colina do Castelo e Mouraria a autarquia pretende abarcar toda esta área num único plano de pormenor e de reabilitação urbana.

A área de intervenção do Plano de Pormenor da Colina do Castelo pertence às freguesias de Castelo, Santiago, Sé, Santo Estevão, São Miguel, São Vicente de Fora, Socorro, São Cristóvão e São Lourenço, Graça, Anjos e Santa Justa, num total de 69,7 hectares.

A situação actual desta área, à semelhança das anteriores, aponta igualmente para uma acentuada perda de vitalidade dos bairros, induzida pelo desinvestimento imobiliário, abandono e redução da população.

Pretende-se ainda recuperar a vocação residencial da área, através da possibilidade de novas funcionalidades em edifícios de terciário e indústria devolutos, e prever a implantação de actividades artesanais de tradição local ou a reinstalação das que já existem e funcionam em locais inadequados.

in Construir.pt

41 comentários:

Xico205 disse...

Quando instalarem os ares condicionados é ver fotos e fotos desses "novos" edificios espalhados aqui pelo blog. Material para criticar não vai faltar.

Xico205 disse...

Claro que tambem vão levar com janelas de pvc, uma vez que nos dias de hoje já não justifica levar madeira.

Anónimo disse...

Ai a ignorância, ai a ignorância. Lá porque tu és teso e não tens dinheiro para pagar boas janelas de PVC não venhas tentar enganar as pessoas.

Além do preço não existe absolutamente nenhum aspecto em que as janelas de PVC/alumínio ou raio-que-o-parta sejam melhores do que as de madeira. NENHUM.
Entretenham-se a ler de quem percebe do assunto: http://ocw.mit.edu/courses/civil-and-environmental-engineering/

Anónimo disse...

"Lá porque tu és teso e não tens dinheiro para pagar boas janelas de PVC não venhas tentar enganar as pessoas."

ops... boas janelas de MADEIRA!!!

Anónimo disse...

As de pvc só não apodrecem e isolam melhor, tirando isso não prestam para nada!!!

A madeira teve o seu tempo, agora já não se usa. Não se trata de ser teso ou não, trata-se de não ser gasatdor em coisas que não fazem falta e vão dar ao mesmo.

Anónimo disse...

"As de pvc só não apodrecem e isolam melhor, tirando isso não prestam para nada!!!

A madeira teve o seu tempo, agora já não se usa."

Caríssimo, vá ver aqueles links do MIT ou qualquer livro sobre Física das Construções e verá que isso é uma parvoíce tremenda.
As janelas de madeira só apodrecem se não forem tratadas, tal como acontece as de alumínio. Se o tratamento for bem feito dura bem mais de uma década.

Quanto ao isolamento, seja de som ou de frio/calor remeto para os mesmo links ou para os mesmos livros. De certeza que encontra uns belos gráficos que mostram que o que disse não é verdade.

Anónimo disse...

"Se o tratamento for bem feito dura bem mais de uma década."

Dura mais de uma década o tratamento, entenda-se! Fazendo novos tratamentos as janelas duram várias décadas.

Anónimo disse...

Planos não faltam.

De planos estamos nós até aqui...

Julio Amorim disse...

"As de pvc só não apodrecem e isolam melhor..."

Então se isolam melhor diga-me lá porque é que nos núcleos históricos da Suécia as janelas substituídas são sempre de madeira ? Será porque o clima é mais quente ?

Julio Amorim disse...

Janelas de madeira que duram quanto ????

Curioso....na minha vida profissional já deparei com centenas de janelas de madeira com mais de 100 anos...que continuam a funcionar bastante bem !

Xico205 disse...

Já eu, vi janelas de madeira com 60 anos que coitadinhas...

As de aluminio nunca se estragam.

E trocar de janelas de 10 em 10 anos é normal secalhar!!!

Anónimo disse...

Não há uma unica vez em que UM PORTUGA DIGA BEM DE ALGUMA COISA??

Planos são o necessário para se avançar na prática. Se antes tivessem sido feitos de um ponto de vista mais futurista não era preciso mudá-los todos..fico à espera para ver se são aplicados.

Maxwell disse...

Pelo que li, não ha qualquer acautelamento pela arquitectura histórica caracteristica desses bairros. Se tiverem intenções de mandar tudo o que é velho abaixo para construir de novo estou contra.

Janelas de aluminio demoram mais tempo a apodrecer que a madeira sem tratamento. Mas a madeira, quando devidamente tratada e isolada dos agentes pode durar séculos o que não acontece com o pvc, por exemplo, que é fortemente degradado pelo sol e não ha maneira do evitar. Devido a extrutura lenhosa da madeira, também lhe é mais dificil ser atravessada pelo calor, ao contrário do aluminio ou do pvc que, sendo feitos de um material homogéneo oferecem bastante menos resistencia à passagem de energia sob a forma de calor pela mesma unidade de area.

Julio Amorim disse...

"A evolução destas zonas históricas da cidade e as regras urbanísticas apertadas a que têm estado sujeitas, assim como as “restrições excessivas de obras de alteração e ampliação”, segundo a autarquia, têm desencorajado algum investimento."...

Restrições excessivas com janelinhas e portas de plástico ?

Maxwell disse...

Legolandia não é em Lisboa (pelo menos oficialmente)

Anónimo disse...

"As de aluminio nunca se estragam.

E trocar de janelas de 10 em 10 anos é normal secalhar!!! "

As tuas dificuldades em interpretar os português continuam a demonstrar-se em toda a linha.
E agora até pretendes saber mais do que investigadores do MIT.
És o maio.

Xico205 disse...

"os português"
´"És o maio"


Isto é português após o acordo ortográfico?!! Se interpretar português é perceber e escrever assim, então de facto não sei interpretar o português que falas. Nem quero!

Xico205 disse...

As janelas de pvc não duram para sempre, mas são baratas de trocar. A profissão de carpinteiro já não existe ao pontapé como antigamente e os que há fazem-se pagar caro. Em lado nenhum se faz janelas novas em madeira. Nem nos edificios do Estado remodelados.

Na minha antiga escola: ES Maria Amalia Vaz de carvalho, quando as janelas de madeira apodreceram todas, foram trocadas por pvc. Desde que fiquem com o desenho original não faz mal.

Xico205 disse...

Na minha faculdade : Faculdade de Ciencias sociais e humanas da Universidade Nova de Lisboa todas as janelas antigas foram substituidas por janelas e portas de aluminio assim como as do quartel do exército que fica ao lado. No hospital Curry Cabral idem. Se até ao Estado fica caro meter janelas de madeira porquê que os privados haveriam de pôr?!!

Maxwell disse...

desde quando o que o estado faz é exemplo para alguem? xD

Xico205 disse...

E desde quando é que o que os privados fazem tem que ser exemplo?

Em suma: não há exemplos, logo cada um faz o que quer da forma que lhe dá mais jeito.
Quem não gosta não olha.

Maxwell disse...

Não é isso que fazemos já desde o 25 de Abril? Cada um faz o que quer, cada um rouba o que quer, quem vier atras que se lixe.

Anónimo disse...

Xico, para uma pessoa que não sabe ler não percebo como chegaste a uma Universidade (pública pelo menos).

Quem está para aí a resmungar sobre obrigações de pôr ou não janelas de madeira és tu. As outras pessoas estão a dizer que elas são simplesmente as melhores que existem (ao contrário do que tu afirmaste). Se as pessoas preferem outras, que bom para elas.
Agora não me venhas é dizer que as de alumínio ou plástico são melhores, porque podes ter a certeza que não são.

Xico205 disse...

São mais baratas e mais resistentes as de aluminio. As de pvc são mais baratas pelo menos. Quem opta por estas é só mesmo por esteticismo.

As portas de madeira são muito pesadas e apodrecem mais depressa que uma de aluminio daí em muitos predios terem sido substituidas.

Xico205 disse...

Maxwell disse...
Não é isso que fazemos já desde o 25 de Abril? Cada um faz o que quer, cada um rouba o que quer, quem vier atras que se lixe.

2:42 PM


Daí, as pessoas com mais senso dizerem que o 25 de Abril foi a desgraça de Portugal. Deixou de ser um país auto suficiente para continuar a ser um país onde impera a pobreza, está endividado até mais não e cada vez com menos industria e há muito que deixou de ser auto suficiente. Agora é subsidio dependente.

Tornou-se tudo uma bandalheira onde antigamente havia ordem, rigor e diciplina. Os politicos fazem concursos a ver quem rouba mais em menos tempo, e são considerados pela opinião publica os maiores, e fazem parte do jet sete nacional.

Xico205 disse...

Ò gajo das 3:20PM, ve lá tu que não só entrei na Nova com saí com uma licenciatura, e tambem frequentei a muito prestigiada Universidade de Coimbra.

Agora deves-te estar aí a remoer porquê que não conseguiste tal proeza e quanto muito andaste a comprar um curso numa prvada, coisa que não te seria possivel antes do 25 do quatro. Olha a inteligencia não pode dar para todos, temos pena.

Anónimo disse...

Agora já fala de portas... é que tem tudo a ver com o que se estava a falar.
Enfim, quem não sabe do que fala tem que ir mudando de tema para ver se cola.

Xico205 disse...

Se és burro e não percebes a sequencia azar o teu. Desiste.

Anónimo disse...

Sequência de quê?! Estarmos a falar dos aspectos técnicos de janelas (que tu continuas a ignorar, continuando a dizer que as de alumínio são melhores em tudo, quando isso é mentira - como os dados do MIT provam), tu vires falar em escolhas pessoais (que tinha tudo a ver) e depois falares em portas (ainda mais relevante para a comparação)?!

Lá nesses teus estudos universitários (realmente hoje em dia aceitam qualquer um na universidade) não tiveste uma cadeira de lógica?!

Anónimo disse...

Não.

Xico205 disse...

Então se os dados do MIT provam isso, porquê que ninguem (publico e privado) usa madeira nas novas janelas?!!!

Pelos vistos ninguem liga nenhuma a esse MIT que parece ser um mito.

Anónimo disse...

Se calhar porque são mais caras... arre que é de compreensão lenta.

Eu meti um link do MIT porque se metesse um de um livro português de física de construções (que obviamente dizem a mesma coisa) ainda eram capaz de dizer que o homem tinha uma carpintaria ou coisa do género e que queria vender as suas janelas.

Xico205 disse...

Nem abri o link.

Então se são mais caras e a longo prazo compensam porquê que o Estado não investe nisso?

Vivemos na era do descartavel, é usar e deitar fora, não é arranjar, até porque começam a acabar os profissionais de arranjar coisas.
O 25 de Abril quis substituir os cursos tecnicos por licenciaturas em letras, por isso arranjem lá um especialista em literatura para arranjar as coisas que se estragam.

Filipe Melo Sousa disse...

que tal começar por criar estacionamento?

Anónimo disse...

Como já não bastava um troll tinha que chegar o outro.

Maxwell disse...

Que tal comessarem por alterar a circulação de veiculos automóveis limitando o transito ao máximo?

Filipe Melo Sousa disse...

Maxwel: é da maneira que limitam a população ao máximo também :)

Xico205 disse...

O unico troll que aqui está é o anónimo. Ainda não percebeu que está a remar contra a corrente! O que tem sido falado é a tendência natural. O Mundo e as tecnicas de construção evoluem.

Eu não estou a ver em lado nenhum janelas novas de madeira, até porque já quase não há carpintarias para as fazer. Em todo o lado essa tecnica foi substituida, e se o anónimo não vê o que se passa por toda a Lisboa e restante do país, estará na altura de tirar as pálas dos olhos.

Anónimo disse...

Xico, se te serviu a carapuça tu lá sabes.

E continuas a não saber ler português. Eu quero lá saber que se use ou se deixe de usar aqui, na China ou na Lua.
Esta conversa toda veio simplesmente porque houve ali alguém que disse que as janelas de madeira eram piores. Eu só disse que não eram. Quem veio depois com essa conversa do que fica bonito e feio e o raio-que-o-parta foste tu.

Anónimo disse...

"Maxwel: é da maneira que limitam a população ao máximo também :) "

Claro, é que a criação de dezenas de novas estradas a entrar em Lisboa e de dezenas de milhares de lugar de estacionamento criados nas últimas décadas tem trazido gente aos montes para viver na cidade. É por isso que de 1981 a 2001 pouco mais de metade sobraram na cidade.

Será que vai ser já em 2011 que Gaia e Sintra ultrapassam o concelho de Lisboa em termos de população?! Já esteve mais longe.

Xico205 disse...

Sintra já ultrapassou em 2007.

O quê que se fez na cidade de Lisboa para contraiar essa tendencia? Pois, desde 2005 que não se faz nada, a ultima tentativa foram as urbanizações para jovens da Ameixoeira e Galinheiras com 910 fogos, quando Lisboa fica com menos dez mil habitantes ao ano.