16/07/2010

Direcção Regional da Cultura suspende ordem do Ministério da Defesa. Petição quer travá-la por completo. Quercus fala de "massacre ambiental"


In I online (13/7/2010)
por Marta F. Reis, Publicado em 13 de Julho de 2010

«No princípio era só o andorinhão-preto contra a ordem do Ministério da Defesa para demolir a Igreja de S. Paulo em Elvas - mais exactamente 700 aves e crias que escolheram o edifício, propriedade do Estado, para nidificar, o que faz do sítio uma das maiores colónias da espécie protegida no país. Agora, a decisão já tem várias frentes de combate.

Desde domingo, uma petição na internet contra a demolição já somou mais de 400 signatários, não só pela aves - como se tem vindo a bater a Quercus - mas porque a igreja foi edificada no século XVIII e foi o maior lugar de culto da única ordem masculina com origem em Portugal, os Paulistas da Serra de Ossa, lê-se online. Quem poderá resolver a polémica, soube ontem o i, é a Direcção Regional da Cultura do Alentejo (DRCALEN). O Ministério da Defesa pediu que o organismo, em articulação com o Igespar, "acompanhasse o processo de demolição". O problema é que este devia ter sido consultado antes.

Aurora Carapinha, directora regional de Cultura do Alentejo, explicou ao i que a primeira medida seguiu por ofício no dia 7 de Julho: a suspensão imediata da empreitada de demolição por dez dias úteis, para "avaliação". Já ontem seguiu novo ofício a pedir informação sobre o uso dos edifícios adjacentes, propriedade também do Estado. A demolição, ou não, ficará ainda sujeita a novo ofício com o parecer da DRCALEN, adianta a responsável. "O edifício não está classificado. Segundo o Plano Director Municipal é um imóvel em vias de qualificação mas estando dentro do recinto muralhado de Elvas é um imóvel protegido." Depois de enviar técnicos para o terreno, acrescenta Carapinha, "não se encontrou nenhum motivo para ser demolido, mas o próprio projecto de demolição devia ser sujeito ao parecer do Igespar e da direcção regional."

Nuno Sequeira, vice-presidente da direcção nacional da Quercus, fala de um processo com "contornos mais políticos do que técnicos". Em Maio, depois de uma denúncia sobre o risco das aves no muro sul do edifício, a ONG ambiental verificou que o Estado estava a avançar com a demolição sem a licença necessária para remover os ninhos. Junto do Instituto de Conservação da Natureza, a decisão foi favorável ao Estado, adianta o responsável. Já na semana passada, quando estavam para começar os trabalhos de remoção dos ninhos, percebeu-se que a operação não era exequível e duas providências cautelares adiaram o processo. "A taxa de sobrevivência seria de uma em cada dez aves. Faltam 15 dias para as aves terminarem o ciclo de desenvolvimento, seria um massacre ambiental."

Contactado pelo i, o Ministério da Defesa esclarece que, após uma derrocada de habitações em Março, "a fachada ficou em risco acrescido de derrocada por falta de confinamento - tem 17 metros de altura e as habitações próximas encontram-se a cerca de quatro metros de distância". A demolição foi ordenada "com carácter de urgência, para assegurar a criação de condições de segurança para pessoas e bens", informou o gabinete do ministro Augusto Santos Silva. O i tentou ainda ouvir o presidente da câmara, que não se mostrou disponível.

Para Pedro Cidrães, autor da petição "Antes que te deitem abaixo", o processo é "inadmissível", sobretudo quando no ano passado Elvas apresentou candidatura a património mundial da UNESCO. "Derrubando a fachada, toda a zona alta ficará desfigurada", diz. Entre os signatários da petição estão nomes como Fernando Sequeira Mendes, arquitecto e co--autor do primeiro Plano Geral de Urbanização da cidade, que entende que o edifício é "garantidamente recuperável." Aurora Carapinha considera as movimentações positivas. "É bom que haja movimentos de cidadania e vamos fazer tudo para que o património seja preservado. O edifício até poderá ser escorado e assumir a forma de ruína. O Convento do Carmo é uma ruína e está lá."»

...

Finalmente, o bom senso. Agora, espera-se que seja definitiva, primeiro; e que surja um concurso de ideias para que se reconstrua/altere/restaure o conjunto, segundo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Este é um país de ignorantes.
Já nada me surpreende.

Anónimo disse...

Acho até positivo falarem nestes assuntoa mas por favor ESTE É UM BLOG SOBRE A CIDADE DE LISBOA, e como tal os temas devem quase exclusivamente falar sobre a nossa cidade. Evitem estes temas que não têm a ver com isso. Publiquem-nos noutras sitios...não num local de lisboa.

Obrigado e cumprimentos.

Anónimo disse...

Eu acho muito bem que se tenha publicado isto aqui; o ministério da defesa não faz este lindo serviço daqui de Lisboa?