14/07/2010

Festival dos Oceanos apresenta Portugal de há 100 anos


«Exposição com a chancela da National Geographic

O Festival dos Oceanos comemora o centenário da República Portuguesa com uma exposição fotográfica, testemunho das viagens dos primeiros fotojornalistas da revista National Geographic a Portugal, patente entre 31 de Julho e 14 de Agosto na Sala Luís Saldanha, do Oceanário de Lisboa, no Parque das Nações. A entrada é livre.

Pioneira da fotografia em revistas e da introdução de várias técnicas modernas no fotojornalismo, a National Geographic cedo se interessou pela realidade portuguesa. Em 1910, ano da implantação do regime republicano em Portugal, a revista publicou um dossiê intitulado The Greatness of Little Portugal, uma abordagem jornalística a um país que perdera uma fatia do seu império no final do século XIX, mas que continuava fortemente empenhado em manter a presença em África.

Dirigido a um público anglófono, o trabalho faz um retrato do país baseado em indicadores como a alfabetização, as actividades principais, os cuidados sanitários e o património arquitectónico. Na fase de transição entre o final da monarquia e a implantação da República, o resultado constitui um notável ensaio fotográfico que mostra o país há 100 anos.

Imagens de uma segunda reportagem, publicada na National Geographic em 1922, intitulada Lisbon, the City of the Friendly Bay, exclusivamente sobre a capital portuguesa, estão também incluídas na mostra.

O Continente apresenta o Festival dos Oceanos, uma iniciativa do Turismo de Lisboa, produzida pela Realizar, com o apoio do Turismo de Portugal, da Câmara Municipal de Lisboa, da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, do Casino Lisboa e da Parque Expo – Gestão Urbana do Parque das Nações. A Rádio Comercial é a rádio oficial do evento.

Exposição The Greatness of Little Portugal
31 de Julho a 14 de Agosto
10h00-20h00
Sala Luís Saldanha – Oceanário de Lisboa – Parque das Nações
Entrada Livre»

Sem comentários: