09/07/2010

Lixo


In Sol (9/7/2010)

4 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

Discordo totalmente. Insistem em culpar as pessoas que não têm onde colocar o lixo. Em Lisboa simplesmente não há contentores. Quanto à limpeza de pastilhas e beatas: a calçada torna-a impossível.

Xico disse...

a culpa não é falta de civismo mas sim falta de fiscalização e autuação. a gente de lisboa não é menos cívica que a de barcelona ou nova york mas sabe que dificilmente será multada... seja por causa do lixo, seja por causa do estacionamento ilegal.

na minha rua havia um ecoponto e o lixo acumulava-se à volta. agora apenas existe o vidrão e o lixo ainda se acumula...

querem apanhar as pessas em flagrante? muito bem, coloquem um fiscal perto do ecoponto e garanto que apanharão muitas...

Anónimo disse...

Filipe,

não exite falta de papeleiras nem contentores em Lisboa. De facto, em muitas cidades europeias é necessário andar ruas atrás de ruas antes de encontrar uma papeleira e, pasme-se, as ruas estão limpas!
O que falta em Lisboa é fiscalização efectiva. Não me digam que não há meios humanos para a fiscalização quando dizem as estatísticas que temos excesso de trabalhadores na função pública! Existem ruas, como infelizmente a minha, onde os contentores do lixo estão sempre fora, à porta de alguns prédios e por isso são deitados abaixo espalhando o lixo pelo passeio. E as lojas, onde estão as multas por deixarem as montanhas de caixas de cartão à porta quando fecham. E isto passa-se em ruas como Av Guerra Junqueiro que não é propriamente barata. Que vergonha de cidade porque temos uma vergonha de governantes!

Anónimo disse...

a cml não muito mal a limpeza, embora pudesse ser bastante melhor. o investimento é necessário (embora não se cpmpreenda como é que os camiões a gás melhoram a limpeza).
o grande problema é a estratégia distorcida típica do estado, cenbtrada na oferta e não na procura. se se produzir mais lixo, oferece-se mais limpeza. até quando? os recursos são limitados e a estratégia não prisuz resultados:; a cidade está cada vez mais desprezível e porca.
a estratégia tem que mudar: os comerciantes que não têm capacidade para produzir menos lixo e o reter até à recolha, devem fechar. os que não o fazem pro desliexo devem ser ferozmente penalizados. não há razão para a benetton da guerra junqueiro sistematicamente pôr quantidades enormes de cartão na rua durante o dia - perante a passividade convicta da cml.
nc