20/07/2010

Museu de Marinha: Ministérios da Defesa, Cultura e Finanças assinam pormenores em protocolo adicional

In Sol Online (20/7/2010)

«Os pormenores da expansão do Museu de Marinha para o actual espaço ocupado pelo Museu Nacional de Arqueologia (MNA), que será transferido para a Cordoaria Nacional, foram firmados hoje num protocolo entre as diferentes tutelas governamentais

Os ministros da Defesa e da Cultura, respectivamente Augusto Santos Silva e Gabriela Canavilhas, e o secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Carlos Costa Pina, pelo ministério das Finanças e da Administração Pública, assinaram no Museu de Marinha, um «protocolo adicional» ao protocolo assinado em Maio último.

Questionada sobre o que não tinha sido especificado no anterior protocolo que levou à assinatura do novo documento, a ministra da Cultura afirmou: «Questões de pormenor, e especificar qual seria o destino do lugar que fica vago com a futura saída do MNA».

O ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, adiantou que o novo texto especifica os termos em que o Ministério da Cultura assegura o financiamento dos projectos museográfico e museológico, enquanto ao da Defesa caberá a manutenção e actividade.

No seu discurso, Gabriela Canavilhas anunciou que o projecto para o Museu de Marinha, com um «narrativa certa no lugar certo», é «criar um espaço museológico vibrante, interactivo e renovável».

A ministra afirmou que o renovado Museu de Marinha «contribuirá para o conhecimento do passado e do presente da nossa identidade colectiva».

Referindo-se ao novo MNA, cuja abertura «nunca será antes de finais de 2012», na Cordoaria Nacional, a governante disse que se está «a valorizar a arqueologia nacional».

Questionada sobre os custos da operação, Gabriela Canavilhas afirmou: «Estão a ser dados todos os passos no sentido da preparação do caderno de encargos e tudo isto é feito com cálculos que são antecipadamente previstos».

«Números finais só mais tarde os podemos dar», respondeu, assegurando que «cada passo é metodicamente calculado».

A renovação do Museu de Marinha insere-se no Plano Estratégico – Museus para o século XXI, apresentado pelo Instituto dos Museus e da Conservação no início do ano.

Referindo-se à zona ribeirinha de Santos até Belém, Canavilhas afirmou que «necessitava de ser repensada e revisitada, numa perspectiva de integração e reordenamento cultural».

Quanto ao renovado Museu de Marinha, a comissão técnico-científica que o protocolo adicional hoje assinado contempla, irá propor «o guião, o programa, os conteúdos e a narrativa, a partir do se passará à fase seguinte de elaboração de projectos específicos» começará a trabalhar em Setembro, acrescentou.

A comissão será liderada pelo actual director do Museu, comandante Rodrigues Pereira, e terá ainda dois outros elementos da parte cultural das Forças Armadas, enquanto por parte da Cultura farão parte os historiadores Francisco Bettencourt e Mafalda Soares da Cunha.

Lusa / SOL»

...

Dando um rebuçado ali e outro acolá, o MC lá vai levando este processo estúpido e supérfluo avante, cada vez de forma mais incompreensível e autista, até se enterrar com ele. Já não há pachorra.

6 comentários:

Anónimo disse...

MAs tudo isto era previsível!!
Se calhar pensam que somos parvos!

«Questões de pormenor, e especificar qual seria o destino do lugar que fica vago com a futura saída do MNA».


é «criar um espaço museológico vibrante, interactivo e renovável».


Comam e calem!!!

Anónimo disse...

E a malta da cultura??? Onde anda ela que ninguem se importa com isto?Caladinhos à espera de subsidios, porventura...

Anónimo disse...

Estes ministros a prazo põem e dispõem do nosso património a ignorância, falta de cultura é assustadora.

Anónimo disse...

É mesmo isso: dispor do património de um país.
Não é justo.
AInda bem que no Louvre não há gente que o queira transformar num "espaço museológico vibrante, interactivo e renovável».

Anónimo disse...

Ó ferrero, sabes o que me estava mesmo a apetecer? Que não houvesse tanto ignorante má lingua. Começando por estes teus comentários da treta.
Felizmente temos uma ministra que sabe o que quer e que vai levar a ideia avante. Há muitos anos que isto devia ter sido feito, mas os parvos habituais e os velhos do Restelo têm impedido que se faça um museu que honre a saga unica e inesquecivel das descobertas. Bem haja sra ministra, deixe-os ladrar, é preciso é que a caravana passe!

Anónimo disse...

Ó ferrero não é que tens os capatazes do governo à perna??
Olha, se calhar eles têm razão: tanta passividade da populaça leva-nos a pensar que os tugas têm os ministros que merecem. Património?? Desde que haja bola e não nos vão ao bolso, tudo numa naice!
Viva o pugresso!