08/07/2010

Novos candeeiros do Terreiro do Paço / Protesto

Exmo. Sr. Presidente da Câmara,
Dr. António Costa



Vimos pelo presente apresentar o nosso protesto, e espanto, pelo tipo de candeeiros que foram colocados há dias no Terreiro do Paço, ao abrigo da nova fase de um projecto de intervenção ao qual julgávamos não ser necessária mais nenhuma declaração da nossa parte, por ter sido o mesmo corrigido oportunamente e bem.

Lamentavelmente, esta nova iluminação traduz, mais uma vez, o querer-se marcar uma praça barroca com o traço da contemporaneidade, como se de nova zona urbana da cidade se tratasse. Trata-se, a nosso ver, de uma solução profundamente errada e que convém ser corrigida a médio prazo:

- Errada do ponto de vista estético, porque não passa despercebida, muito pelo contrário, já que ao ter-se colocado uma dupla fileira de candeeiros nos passeios laterais, mais a mais em ziguezague, tem como resultado o realçar, indevido, do candeeiro como elemento decorativo intrusivo (espúrio) de toda a Praça (teremos "árvores", mas sem ramos nem sombra);

- Errada do ponto de vista técnico, porque se é verdade que as fachadas e as arcadas em volta da Praça precisam de iluminação específica e cuidada, mormente de baixo para cima, não nos parece ser este tipo de colunas a solução correcta, uma vez que tal implicará a criação de alamedas artificiais e luminosas, a nosso ver excessivas, em que mais uma vez se estará a evidenciar não a praça e as fachadas mas os passeios laterais;

- Errada do ponto de vista patrimonial, porque não podemos aceitar que em vez de se proceder à requalificação dos candeeiros e das colunas de época existentes, ou mesmo à encomenda de réplicas dignas e apropriadas a uma praça como o Terreiro do Paço (à semelhança do Rossio, por ex.), se tenha optado por introduzir uma profusão de elementos modernos, comprados por catálogo, à semelhança das experiências medíocres verificadas na Praça da Figueira ou no Campo Pequeno.

Finalmente, solicitamos a V.Exa. que indague junto dos serviços do Departamento de Iluminação Pública da CML qual o destino que foi dado aos candeeiros de época retirados do Terreiro do Paço e do muro de "namoradeiras" junto ao Tejo (foto acima). Não conseguimos compreender como é que a CML continua a abater os candeeiros de época, na sua maioria do Séc. XIX, nas Avenidas Novas, e em jardins e praças da cidade exactamente do mesmo período (ex.Campo Pequeno, Príncipe Real, Torel), antes optando por empreitadas assentes em numa prática de aquisições de exemplares esteticamente dissonantes sempre que leva a cabo uma operação de requalificação do espaço público. Nem aceitamos que o destino dos candeeiros abatidos seja os armazéns de entulho da CML, e, muito menos, alguns jardins de privados.

Na expectativa, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos


Paulo Ferrero, Nuno Caiado, Luís Marques da Silva, Nuno Santos Silva, Jorge Lima, Carlos Matos, Luís Serpa, Leonor Areal e Carlos Moura

C.C. Frente Tejo, DIP/CML (GVJSF)

13 comentários:

Anónimo disse...

Aos poucos lá chegaremos às árvores.

Pinto Soares

Anónimo disse...

Ora, o que interessa é que o pessoal do Arraial Pride aprecie.

Marco Sousa disse...

Mas que pouca vergonha é essa????

Uma praca com todo aquele charme e historia, e vao meter la candeeiros que nao tem nada a ver com a involvente???

Pensava que ja ninguem fazia isso, e que tentavam sempre colucar candeeiros da epoca. Mas parece que em Portugal existe sempre muita gente que gosta de "inventar".
Aqui nao a nada que inventar!!!

É por os candeiros antigos e mais nada

Anónimo disse...

Deixem-se de engolir sapos...o projecto de recuperação do Terreiro do Paço é mau, muito mau.
Bruno Soares e Manuel Salgado demonstram uma total incapacidade para projectar num espaço histórico.
A isto chama-se incompetência, quando afinal não faltam bons exemplos pelas cidades europeias.

Anónimo disse...

Bem me parecia que ainda era cedo para elogiar o projecto.
Esta gente não recua perante nada, muito menos quando os interesses estão instalados...

Anónimo disse...

e fotos dos candeeiros?

Anónimo disse...

Toca a fazer outra petição, ela é bem precisa. Não podemos permitir que o moderno venha destuar nesta praça mais que historica. O movimento pro-moderno português nos bairros historicos nos ultimos anos tem "danificado" todo esse patrimonio, e quando esse patrimonio é simplesmente o grande salão de visitas da nossa cidade torna-se impossivel não protestar, Lisboeta que é Lisboeta de alma e coração não pode deixar que cometam um erro deste tamanho na cidade.

Anónimo disse...

Passei por lá hoje e nem queria acreditar. É vergonhoso. É uma vergonha porque mostra como o país está condenado a uma elite inculta e saloia.

Arq. Luís Marques da silva disse...

Torno a dizer, aquela requalificação é fraca; enferma de erros crassos já anteriormente referidos.
Agora, é só a cereja em cima do bolo, ou melhor "o toque do Mestre" a marcar o território...

Filipe Melo Sousa disse...

Que abaixo assinado é este? Só podem estar a gozar com certeza. Com o terreiro do paço que se assemelha a um cenário de fim de 2ª guerra mundial, terra e entulho por todo o lado e vão implicar com os candeeiros?

Acordem!

Anónimo disse...

estamos acordados e
é por isso que protestamos contra a asneira permanente.
o diabo das luminárias são mesmo disparataa
nc

J.Valentim disse...

Periscópios no Terreiro do Paço?

O Projectista foi oficial da Marinha? Ao menos que imitassem o cesto da Gávea- antigo mirador das embarcações quinhentistas e seguintes...

Anónimo disse...

Soares,Salgado,Costa e Cª fozem-nos o juízo com cnadeeiros e outras negociatas incríveis para o Tº do Paço...que é feito dos Lisboetas,dos Arquitectos,dos Artistas, da CML, do IGESPAR...???