08/07/2010

Refer trava a fundo e reduz investimento de 800 para apenas 200 milhões de euros

As restrições orçamentais e o combate ao endividamento público no âmbito do Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) levaram a Refer a abandonar praticamente todos os projectos de modernização da rede ferroviária nacional, reduzindo assim o seu investimento para este ano de 800 para 200 milhões de euros.

(...)

Já os restantes projectos ficaram suspensos. É o caso das modernizações da Linha do Douro até à Régua (tinha 159 milhões de euros orçamentados até 2012), Linha de Cascais (81 milhões até 2012) e Linha do Oeste (99 milhões no mesmo intervalo).

A Linha do Norte vai continuar com uma infra-estrutura envelhecida a alternar com troços modernizados, estando apenas previstas intervenções na zona do Entroncamento, mas caindo para já a variante de Santarém e a modernização de Ovar-Gaia. Este último troço é o que está em pior estado, devendo ser sujeito a restrições de velocidade para se poder manter a segurança da circulação.

Neste momento a Refer tem sete linhas (ou troços de linhas) encerradas para obras, mas só há trabalhos a decorrer em três. Nos restantes quatro - Linhas do Tua, Tâmega, Corgo e ramal da Figueira da Foz à Pampilhosa - as obras estão paradas ou nem sequer começaram, sendo que em alguns casos já foram levantados os carris, não se perspectivando que estes voltem a ser colocados e que os comboios ali voltem a circular.

(...)

Dos 800 milhões de euros de investimento previstos para 2010, uma terça parte era para ser aplicada em obras relacionadas com a alta velocidade, nomeadamente os acessos em Chelas e Oriente à futura terceira travessia do Tejo. Estes deverão ser prioritários para o próximo ano, descurando-se assim o investimento na rede convencional em favor do projecto do TGV.

(...)

In Público

Autoestrada do centro 740 milhões de euros, TODA a rede ferroviária nacional 200 milhões de euros.

3 comentários:

Anónimo disse...

Vergonha é como se pode classificar a decisão de mais um adiamento da electrificação da ligação ate ao Marco.
E ainda mais vergonhoso todo o processo de construção do Metro Mondego, um verdadeiro atentado ao correcto aproveitamento dos recursos disponíveis.

Anónimo disse...

são as prioridades do costume, para AE´s ha sempre dinheiro

Quanto à linha de cascais, quando (se) for feita a ligação em Alcantara à linha de Cintura TEM obrigatoriametne de ser modernizada, visto trabalhar a voltagem diferente do resto da linha, pelo que a ligação das duas linhas obriga a alteracoes na linha de Cascais

Maxwell disse...

é para se ver o que o Estado investe na sustentabilidade do país e na democratização dos transportes e mobilidade.