02/12/2010

MICRO-PASSEIOS de Lisboa: Rua de S. José

Como é possível que a CML ande a gastar dinheiro numa obra de repavimentação do eixo Rua de S. José / Rua de Santa Marta mas vá deixar os passeios nestas dimensões?! Onde está a tão falada mobilidade pedonal, prioridade aos peões e etc? Alguém nos pode explicar este absurdo? Passeios com estas dimensões são uma autêntica ofensa aos peões.

11 comentários:

  1. Pedro Leão10:10 da manhã

    E as cadeiras de rodas? Os carrinhos de bebé??
    Lisboa não gosta do Lisboetas.

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  2. Algumas ruas de Lisboa não cumprem com os requisitos mínimos para a circulação de pessoas e veículos, pelo que é uma estupidez não serem só pedonais.
    A Rua de São José é mais uma das ruas nessa situação e que tinha muito a ganhar se fosse só pedonal, nomeadamente passeios para as pessoas circularem à vontade e apreciarem o comércio que ainda lá existe com muitos restaurantes, antiquários entre outros.

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  3. Mas...Pedro Leão existem mesmo inválidos, cegos, idosos e crianças nesta cidade ?
    Porque quem não gosta da mobilidade "Clark Kent" ou "Batman"...que se lixe.

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  4. Luís Alexandre disse...
    Algumas ruas de Lisboa não cumprem com os requisitos mínimos para a circulação de pessoas e veículos, pelo que é uma estupidez não serem só pedonais.
    A Rua de São José é mais uma das ruas nessa situação e que tinha muito a ganhar se fosse só pedonal, nomeadamente passeios para as pessoas circularem à vontade e apreciarem o comércio que ainda lá existe com muitos restaurantes, antiquários entre outros.

    2:00 PM

    .............

    Essas ruas tambem não cumprem as normas urbanisticas atuais no que respeita à largura.
    Há que ter paciencia quem escolhe andar por essas ruas.
    Se fossem feitas agora eram mais largas.

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  5. o problema desta rua é manter lá o estacionamento. Assim não há passeio que chegue. deviam aproveitar e pedonalizá-la.

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  6. Esta rua tem já a função de levar com os carros da Rua de S. José e de todas as ruas perpendiculares a Norte da Rua das Pretas (ex: Rua do Passadiço). Coitados dos residentes desses arruamentos a maioria deles idosos, a terem que ir estacionar todos à Av da Liberdade e Rua Luciano Cordeiro. A maioria deles não tem pernas para isso. À noite até se estaciona bem na Av. da Liberdade, mas se voltarem para casa de dia estão lixados, e essa zona não tem um transporte publico de proximidade. Não passa um transporte colectivo entre a Rua Luciano Cordeiro e a Av. da Liberdade.

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  7. E sabem uma coisa curiosa? A sede da ACAPO é nesta rua.

    Percebe-se...nada melhor que preparar um cego para a vida em Lisboa com um curso intensivo numa rua com passeios eclipse: ora estão lá, ora desaparececem...

    Luís Marques

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  8. PEDONALIZAÇÃO, JÁ!!!!
    as cargas e descargas para abastecimento dos estabelecimentos não fica inviabilizada.
    é preciso ser MUITO ESTÚPIDO para perder uma opoertunidade destas. porque o que estão a fazer, ainda por cima, é uma ILEGALIDADE!!! ONDE ESTÃO AS LEIS DAS ACESSIBILIDADES????

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  9. Caro Xico, tenho uma grande novidade para lhe dar.
    Os coitados dos residentes idosos que moram, por exemplo, na Rua das Pretas, na sua maioria não têm carro, mas em compensação, tem de descer a rua no meio da estrada porque do lado direito (de quem desce), não há passeio disponível.
    Coitados também dos residentes idosos que, por causa dos carros, muitas vezes têm dificuldade em conseguir sair da porta de casa (já presenciei uma cena caricata, de uma senhora que teve de ser ajudada por duas pessoas porque o carro não lhe dava espaço suficiente para sair da porta do prédio).
    Eu passo pela Rua das Pretas todos os dias e sem bem do que falo.
    Apartir do hospital de santa marta, a Rua de São José deveria ser pedonal.

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  10. E os muitos cidadãos deficientes que têm estacionamento privado na Rua de S. José, como é que ia ser? E as cargas e descargas iriam ser feitas na faixa de rodagem? E o restante trafego como fluiria?

    Caso digam que os automobilistas não são mais importantes que os peões e que esperem que as cargas e descargas se façam, eu pergunto se vier uma ambulancia, carro dos bombeiros, protecção civil ou policia, se tambem espera que a carga ou descarga acabe? É que muitas vezes quem faz a carga ou descarga não tem os objectos todos à porta, tem que ir para o interior das casas fazer ligações (assistencia tecnica) ou buscar coisas a armazens nos logradoros, etc. São coisas que demoram. Agora vão me dizer que neste caso podem estacionar no passeio, então o que vai acontecer é que toda a gente que atualmente estaciona na Rua de S. José iria continuar a fazê-lo no passeio, e os passeios num instantinho iriam ficar com a mesma largura atua para peões e era só mais dinheiro deitado à rua por parte da camara conforme acontece todos os dias à 36 anos.

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  11. Caro Xico, todo os argumentos são sempre válidos e todas as coisas têm sempre 2 lados que importa conhecer.
    Contudo, há questões que têm de ser ponderadas com base no bom senso. Na minha opinião, haver trânsito numa rua como a de São José é uma falta de bom senso e de segurança.
    Os lugares para deficientes arranjariam-se na mesma, as cargas e descargas, com alguma disciplina também se fariam. Uma coisa seria passar de vez enquanto um carro a baixa velocidade (por se tratar de uma zona pedonal), a outra é o fluxo contínuo de carros a uma velocidade quase sempre não tão baixa assim.

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