27/04/2012

Moradores de Telheiras criticam Câmara por não criar freguesia


In Sol Online (27/4/2012))

«Moradores de Telheiras criticaram hoje a Câmara de Lisboa, durante a reunião camarária, por esta se ter oposto à criação de uma freguesia única para o bairro, defendendo que tem uma história e identidades próprias.

O vereador social-democrata Pedro Santana Lopes e moradores de Telheiras sempre defenderam a criação de uma nova freguesia de Telheiras, dada a história e identidade daquele bairro, mas a proposta da reforma administrativa de Lisboa apresentada pela maioria socialista na câmara (com o apoio das estruturas distritais do PS e do PSD) continua a incluir a zona na freguesia do Lumiar.

Agora que a proposta de reforma administrativa de Lisboa aguarda discussão na Assembleia da República, também os grupos parlamentares do CDS-PP e do Bloco de Esquerda apresentaram iniciativas que defendem a criação de uma freguesia de Telheiras.

Hoje, a Câmara de Lisboa voltou a opor-se à sua criação, apresentando e aprovando pareceres desfavoráveis a estas iniciativas parlamentares.

José Carlos Ferreira, do Grupo dinamizador de Telheiras a Freguesia, deslocou-se aos Paços do Concelho para criticar o executivo por não criar a freguesia.

«Porque é que a Câmara fez tanta questão com a freguesia do Parque das Nações e esqueceu Telheiras? Se no Parque das Nações têm apenas 11 mil eleitores e em Telheiras mais de 20 mil?», questionou.

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, referiu que esse número de eleitores refere-se apenas a Santa Maria dos Olivais e que com a anexação de duas freguesias do concelho de Loures – Sacavém e Moscavide – o número de eleitores aumenta.

O autarca referiu também que «não houve consenso» sobre esta freguesia.

Aos jornalistas, José Carlos Ferreira criticou apenas os interesses partidários, considerando que não houve consenso sobre esta freguesia «porque foi sugerida por Pedro Santana Lopes».

«Em vez de terem em conta os interesses dos moradores e das populações tiveram em conta os interesses políticos pessoais», apontou.

Quanto à identidade de Telheiras, o morador do bairro questionou: «O que é que temos a ver com o Lumiar?», recordando os vários séculos de história e de identidade daquela zona lisboeta.

Os moradores de Telheiras pertencem actualmente à freguesia do Lumiar e com a reforma administrativa vão continuar a pertencer.

Lusa/SOL»

3 comentários:

Xico205 disse...

Dia 2 de Maio vai haver a discussão do orçamento participativo no pavilhão do Bairro da Boavista, vão lá e façam barulho. Peixeirada é o que se quer.

Xico205 disse...

Numa altura em que se anda a cortar na despesa e consequentemente nos serviços do Estado estes remam contra a corrente e propõe mais um organismo publico com mais despesas e mais tachos... Há sempre os inadaptados sociais.

Pedro Pinto disse...

De facto, não se compreende mesmo por que motivo houve "dois pesos e duas medidas" para o Parque das Nações e para Telheiras. Esquecem-se que a Junta de Freguesia do Lumiar é uma das maiores da cidade quer em área quer em número de eleitores...