06/06/2016

Fachadas do MNAA


Exmo. Senhor Ministro da Cultura
Dr. Luís Castro Mendes


C.c. MNAA

No seguimento do que temos feito desde há já alguns anos a esta parte, serve o presente para alertarmos Vossa Excelência, para o estado lastimável das fachadas do Museu Nacional de Arte Antiga, que não são objecto de obras de restauro e conservação desde há demasiado tempo.

Com os melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho e Fernando Jorge

...

Resposta da DGPC:

Exmos. Senhores,


Encarrega-me a Senhora Diretora-Geral do Património Cultural de vos enviar a resposta à questão formulada, por email, pela vossa Associação Fórum Cidadania, relativa às fachadas do Museu Nacional de Arte Antiga, informando que teve inicio no presente mês a empreitada de “Recuperação das fachadas Sul e Este do corpo do antigo “Palácio Alvor”, com o apoio do Fundo de Reabilitação e Conservação patrimonial, estando em preparação o caderno de encargos para a recuperação da fachada Norte do corpo do Antigo Palácio do Alvor”.

Com os melhores cumprimentos,

Carlos Correia Martins
Assessoria Imprensa
Direção-Geral do Património Cultural / DGPC

4 comentários:

  1. É uma pena, para não dizer uma vergonha, que o nosso museu nº1 esteja neste estado. Umas obras de restauro não devem ser muito dispendiosas!

    Pelos menos não devem custar tanto quanto a possível reconstrução de raiz do Palácio das Tulherias em Paris; os franceses vão reconstruí-lo porque já não há mais espaço no Louvre para todas as obras de arte que possuem.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo2:58 p.m.

    Na altura em que fizessem essas obras de restauro, este blog ia postar fotos dos andaimes e condenar a "vergonhosa reabilitação do Museu de Arte Antiga", porque os caixilhos da janelas tinham sido alterados.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo5:52 p.m.

    Apesar de reconhecer o estado lamentável das fachadas do MNAA, parece-me que algumas destas fotografias foram "trabalhadas" de forma a acentuar o estado de degradação.

    ResponderEliminar
  4. A fachada do lado Sul do MNAA está já a ser arranjada e a caixilharia mantida em madeira. Já agora adianto que a Capela das Albertas, que faz parte do Museu foi também toda arranjada e em breve será novamente mostrada ao público.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar