tag:blogger.com,1999:blog-8262051.post2753717191678970055..comments2024-01-22T02:01:54.405+00:00Comments on CIDADANIA LX: PLANETA EMEL: estacionar no passeio no BA é legalUnknownnoreply@blogger.comBlogger10125tag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-2100782337055842402013-12-05T15:12:08.599+00:002013-12-05T15:12:08.599+00:00Carlos Medina Ribeiro, o estacionamento de cima do...Carlos Medina Ribeiro, o estacionamento de cima do passeio, na secção visível, é autorizado. A correcta sinalização encontra-se visível para quem sobe pela Rua do Teixeira, visto que não há acesso da Rua de São Pedro de Alcântara (perspectiva de quem tirou a fotografia).Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-91993371932345422422013-12-04T13:49:03.258+00:002013-12-04T13:49:03.258+00:00Para o Pedro Miguéis (1:20 PM),
E se te mudasses ...Para o Pedro Miguéis (1:20 PM),<br /><br />E se te mudasses para Linda a Velha? Que culpa temos nós que tenhas que ter carro e que escolhas morar num bairro histórico?<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-90778476253021741952013-12-03T16:57:46.717+00:002013-12-03T16:57:46.717+00:00Caro Pedro,
devia fazer parte da sua economia domé...Caro Pedro,<br />devia fazer parte da sua economia doméstica e planeamento financeiro uma tranche para a avença do estacionamento seu carro. Isso que nos conta é um problema seu, só seu, que tem a solução que você quiser, menos estacionar em cima do passeio. Qual é a diferença entre uma lei que proibe o estacionamento em cima de passadeiras e passeios - Código de Estrada - e uma outra que proibe que lhe entrem em casa e lhe roubem tudo porque precisam de dinheiro para sobreviver, logo uma necessidade premente. Porque razão se deve cumprir aquela que lhe interessa (proteção do seu património) e não a outra que você viola (proteção da mobilidade de TODOS)? Porque razão é que o seu problema tem de se tornar o problema de quem quer andar nos passeios? Estes são princípios de civilidade que você e todos deveríamos ter, por mais necessidade de não os cumprir tenhamos. E pouco interessa o que vêm aqui dizer quem não cá vive mas tem tanta raiva daqueles que aqui estão, a lutar por uma sociedade melhor que tenho a certeza que quando este povo acordar deste torpor mesquinho e egoísta de só olhar pelos seus interesses e passar a defender o bem de todos, esses tais que aqui não estão não vão suportar e vão explodir (ou implodir). <br />Lembre-se que cada vez que alguém "empurra" um peão para a estrada com o estacionamento ilegal, está a pôr a vida dessa pessoa em risco, e essa pessoa pode ser você, ou alguém da sua família.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-14051545522399021092013-12-03T13:28:10.366+00:002013-12-03T13:28:10.366+00:00Continuem a hostilizar a população activa, que tra...Continuem a hostilizar a população activa, que trabalha, circula, e precisa de carro.<br /><br />Depois admirem-se que ninguém ficou em Portugal para trabalhar e pagar impostos e a reforma dos outros. Eu já me pus ao fresco, não há pachorra.<br /><br />Ficarão com um shortcut de 50% da pensão, mas terão uma cidade sem carros, e limpa. Bom proveito.Filipe Melo Sousahttps://www.blogger.com/profile/07668305577196516639noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-77262786389965699502013-12-03T13:20:07.411+00:002013-12-03T13:20:07.411+00:00Moro num bairro histórico e trabalho fora de Lisbo...Moro num bairro histórico e trabalho fora de Lisboa, em Linda a Velha, num turno que me obriga a voltar para casa às 4 da manhã. Algum dos iluminados me sabe dizer como é que eu poderia trabalhar se não tivesse viatura própria? Sugerem alguma alternativa que não a da desertificação do centro? Querem que estacionemos onde, num parque com avença? Não há dinheiro. Pedro Miguéis.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-62896702274392784372013-12-03T12:56:55.210+00:002013-12-03T12:56:55.210+00:00Em comentário que ontem aqui coloquei (mas que, po...Em comentário que ontem aqui coloquei (mas que, por qualquer motivo, ainda não apareceu), eu chamava a atenção para o facto de que <b>o estacionamento em cima do passeio poder ser legal</b>, desde que especificamente autorizado.<br />Inclusivamente, referi que a lista de sinais de trânsito do Código da Estrada refere (e mostra desenhos) placas normalizadas rectangulares (brancas com letras pretas) para esse efeito.<br />Há, até, vários tipos (para estacionamento longitudinal, transversal, parcial ou total).<br />Podem ver-se exemplos na Av. Gago Coutinho, na Av. Brasil, na Guilhermina Suggia, etc.<br />Ou seja: se, no caso presente, a ideia é autorizar este tipo de estacionamento, deverão providenciar para que ele seja autorizado - e depois sinalizá-lo devidamente. Caso contrário, os carros estão em infracção, e os respectivos condutores deverão ser punidos - tão simples como isso.Carlos Medina Ribeirohttps://www.blogger.com/profile/06852063579925203749noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-40392327031150224292013-12-03T12:05:37.340+00:002013-12-03T12:05:37.340+00:00Caro morador do Bairro Alto,
primeiro deixe-me dar...Caro morador do Bairro Alto,<br />primeiro deixe-me dar-lhe os parabéns por resistir a viver, ainda, num bairro onde a vida é, para uma pessoa normal, impossível. Mas será ainda mais impossível depois de ler o seu comentário e perceber a mentalidade que impera quem por lá mora, já que em vez de pedir mais espaço para circular como um homem, pelo seu pé (você, e a sua família, e os seus amigos, e todos os demais), está a pedir mais espaço reservado a carros!<br />Quando sai da sua viatura, e os demais moradores dos 399 fogos de que refere, voa até casa ou, como penso ser o caso, torna-se um peão e tem de circular pelos passeios exíguos e cheios de carro? Se para si, ou para qualquer pessoa, é caro ter uma avença para deixar o carro bem estacionado sem impedir a circulação, então você não tem rendimentos para ter carro.<br />Quando é que os portugueses e lisboetas vão perceber isto?!<br />Não se queixe pela CML que ela tem sido mais do que "amiga" de quem é egoista ao ponto de pensar só em si, no seu carro e na sua vida...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-60862001107778150392013-12-02T12:00:40.743+00:002013-12-02T12:00:40.743+00:00Por acaso, sou morador nessa rua e nunca aí estaci...Por acaso, sou morador nessa rua e nunca aí estaciono a não ser para cargas e descargas. É relevante informar que:<br />1. A primeira secção da rua, até ao cruzamento, tem sinalização a autorizar o estacionamento.<br />2. Após o cruzamento, é ilegal estacionar.<br />3. Por diversas vezes se pediu para se "requalificar" a rua, à semelhança de outras, e racionalizar os lugares de estacionamento, mas a edilidade nunca quis saber, nem tão pouco a adminsitração da EMEL.<br /><br />Ainda mais importante, para quem não saiba, a Zona de Acesso Condicionado do Bairro Alto (Zona EMEL n.º 11) tem cerca de 100 lugares regulamentados para residentes, para 400 fogos:<br />- Dá 1/4 (um quarto!) de lugar para cada fogo, se cada fogo tiver um residente com viatura;<br />- Há o acréscimo significativo dos comerciantes que têm viaturas (nunca foi dimensionado pela EMEL nem pela CML!);<br />- Há o acréscimo significativo dos visitantes que usam o "cartão viva" (cujo impacto nunca foi dimensionado nem pela EMEL nem pela CML);<br />Fora estes factores, há também as diversas falhas dos controlos de acesso ao interior da zona condicionada.<br />Digam lá, Sr.s comentadores ricos que escolhem viver em condomínios ou em zonas com planificação mais humanizada, que moralismos é que irão buscar para castigar mais os moradores do Bairro Alto? Safa...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-44853896894581676422013-12-02T11:31:37.368+00:002013-12-02T11:31:37.368+00:00várias sugestões:
- não escolheres o centro de Li...várias sugestões:<br /> - não escolheres o centro de Lisboa para morar, se o teu mercedes branco é assim tão importante para ti;<br /> - respeitar os outros cidadãos (incluindo crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida), que têm mais direito a usufruir do espaço público do que o teu popó;<br /> - usares os transportes públicos (o ambiente agradece e todos chegaríamos mais rapidamente aos nossos destinos);<br /> - mudares-te para uma área de serviço de uma autoestrada - onde terás todos os carros e alcatrão que tanto adoras;<br /> - ...<br /><br />---<br /><br />A mobilidade urbana é um problema curioso: se cada indivíduo optar pelo automóvel porque, no imediato, reduz o seu tempo de viagem; o colectivo acaba por, em média, demorar mais tempo a chegar ao destino. matematicamente é um problema curioso, porque tentar encontrar um solução para o problema optimizando o tempo de viagem para cada indivíduo, o resultado é sempre num aumento médio do tempo gasto em viagem. daí a necessidade de mais estradas (que pagamos todos, tenhamos carro ou não), mais faixas, mais acessos e, mesmo assim, o problema agrava-se continuamente.<br />a única solução que não degenera em tempos sucessivamente maiores de viagem baseada na optimização dos tempos médios de viagem do colectivo. e isso não é possível com o automóvel.<br />mas enfim, tenho a impressão que estou a atirar pérolas a porcos..Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-86905343366372096652013-12-02T09:04:40.979+00:002013-12-02T09:04:40.979+00:00Qual a alternativa que o autor do post sugere aos ...Qual a alternativa que o autor do post sugere aos moradores? Talvez não ir dormir a casa, para poder deixar o passeio livre?Filipe Melo Sousahttps://www.blogger.com/profile/07668305577196516639noreply@blogger.com