30/03/2007

Fundação Champalimaud ficará na zona de Belém

In Público (30/3/2007)
Teresa Firmino

«A Fundação Champalimaud deverá ficar em Lisboa, anunciou hoje a sua presidente, Leonor Beleza. “Tudo indica que vai ficar em Pedrouços, na zona perto de Belém, na faixa junto do rio Tejo. É um local magnífico, próximo de tudo o que entre nós celebra os Descobrimentos”, disse Leonor Beleza, numa referência à Torre de Belém ou ao Mosteiro dos Jerónimos.

Junto da sede, a fundação construirá um centro de investigação médica e um hospital de dia, como já tinha sido anunciado. O conjunto ocupará uma área de construção de 30 mil metros quadrados acima do solo, referiu agora Leonor Beleza.

Esses terrenos são públicos, da Administração do Porto de Lisboa, e a ideia é que a fundação os utilize num “regime de concessão a longo prazo”, adiantou Daniel Proença de Carvalho, do conselho de curadores da fundação, um órgão consultivo em questões estratégicas, que se reuniu hoje. Em 2010, Leonor Beleza gostaria que os laboratórios estivessem construídos e prontos a funcionar. O cancro e as neurociências concentrarão os esforços científicos da fundação, à qual António Champalimaud deixou cerca de 500 milhões de euros.

Hoje, o cientista norte-americano James Watson, Nobel da Medicina por ter sido um dos descobridores da estrutura do ADN, foi também apresentado ao conselho de curadores. Ele aceitou presidir ao conselho científico da fundação. O neurocientista António Damásio ou o imunologista António Coutinho são alguns curadores, tal como a partir de agora Fernando Henrique Cardoso (ex-Presidente do Brasil), que acaba de substituir Mary Robinson (ex-Presidente da Irlanda) nesse órgão. À saída da reunião, Watson e Damásio entretinham-se a conversar


E pronto. Betão e mais betão, à vontade do freguês ... por muito boas que sejam as intenções - e são - da fundação, a verdade é que mais uma vez a APL faz o que lhe dá na gana. Acesso ao rio, que é isso?

1 comentário:

daniel costa-lourenço disse...

É que não se aprende....Daqui por uns anos está a fazer-se mais aterros para que alguém possa ver o rio....
Aliás, é o que se está a fazer em Xabrrgas.

Aliás a APL, a entidade mais poderosa deste país, insiste em aumentar o porto de lisboa em pleno centro da cidade, quando em qualquer cidade do mundo, mesmo do terceiro mundo isso nao se faz...Alias, se um porto quer ser competitivo sai da cidade para ter espaço para crescer...
Mas este país é inexplicável.