27/03/2007

RUA VICTOR HUGO: retomado abate de candeeiros dos anos 40!







Ontem, dia 26 de Março, a empresa VISABEIRA retomou a empreitada de abate de candeeiros dos anos 40 na R. Victor Hugo, Freguesia de São João de Deus (foto 1). Hoje de manhã já estavam instalados alguns candeeiros novos (foto 2). Quanto aos candeeiros em marmorite rosa dos anos 40: foram simplesmente marcados para abate com uma cruz vermelha! Segundo os funcionários da VISABEIRA a CML deu ordens para retomar a empreitada de "remodelação" da iluminação pública na R. Victor Hugo e Av. São João de Deus. Mais uma vez, ninguém foi informado da decisão. E apesar dos vários pedidos de reunião dos moradores, até hoje não recebemos qualquer resposta ou esclarecimento da parte do Vereador António Prôa.

Os candeeiros de marmorite na Rua Victor Hugo são os únicos exemplares que sobrevivem deste tipo em toda a Freguesia de S. João de Deus. Trata-se de um modelo de 1948 conhecido pelo nome "Alvalade" pois foi especialmente concebido para toda esta zona planeada nos anos 40 por Faria da Costa, o nosso primeiro urbanista moderno. Notar que os candeeiros e as fachadas dos prédios de rendimento do bairro partilham de uma linguagem comum em termos estéticos (foto 3).

Lamentavelmente este histórico modelo de candeeiro modernista corre o risco de desaparecer por completo da capital graças à falta de sensibilidade da CML.
Este modelo de 1948 continua a ser fabricado - em 2006 a CML adquiriu mesmo alguns novos exemplares. Não existe portanto explicação para a teimosia desta empreitada que não trás mais valia nenhuma para a Freguesia de São João de Deus - basta observar os novos candeeiros instalados.

3 comentários:

Anónimo disse...

A Estrela e a Lapa com aquelas consolas? É melhor denunciar este problema à Procuradora Geral da Republica. O desempenho da Divisão de Iluminação Pública da CML parece ser merecedor de investigação. As fotos denunciam grandes contradições. Isto cheira a esturro...

Anónimo disse...

O desrespeito e a ignorância por o "recente", é um problema geral por toda a Europa. Alguém acredita
numa empreitada destas em....Alfama, Lapa? E porque não? Será porque a iluminação desses bairros está em melhor harmonia com o ambiente que a rodeia? Claro que não! Ignorância nada mais..........

JA

Anónimo disse...

Pois é melhor começarmos todos a olhar mais para a rua, o bairro onde vivemos porque o mal está a espalhar-se rápidamente... Quando acordarmos já nada restará de original. Lisboa "uniformiza-se", descarta a sua identidade.