28/03/2007

S. Jorge de Arroios

O eixo Praça do Chile/Rua Morais Soares/Praça Paiva Couceiro é dos zonas comerciais mais activas de Lisboa, gerando uma grande dinâmica nos bairros envolventes.
No entanto, não existe um único parque de estacionamento, nem para residentes nem de apoio ao comércio, levando a que o estacionamento em segunda fila seja prática comum e constante, levando até moradores a fazê-lo durante a noite.
A referida avenida entala peões e automóveis em espaços diminutivos, suportando um fluxo automóvel pesadíssimo, onde se incluem inúmeras linhas de autocarros, redundantes, e em completo desacerto de horários.
Ao contrário de outras zonas comerciais, não existem sequer uma única árvores, zonas de descanso, esplanadas. Ao contrário de outras avenidas comerciais de Lisboa, sem monumentos ou pontos de interesse, como a Avenida Columbano Borbalo Pinheiro, que foi alvo de requalificação, a Rua Morais Soares não passa de uma auto-estrada urbana, de comércio desqualificado, ar poluído e estacionamento caótico, degradando alguns exemplares de arquitectura notável do sec XIX.
O jardim da Praça Paiva Couceiro é o último resistente de antigos jardins de Lisboa que, rapidamente, se tornaram em espaços degradados, perigosos e evitáveis.
Numa das zonas mais centrais de Lisboa, a degradação vai avançado, estendendo-se já a toda a Avenida Almirante Reis.
No entanto, neste caso, a requalificação seria fácil e pouco onerosa, bastando alguma coragem na ordenação do espaço público.
Mas executivo municipal não existe.

4 comentários:

Anónimo disse...

xeMuito apropriado este post!

Acrescentava ainda as zonas contínuas a este eixo - A Estefânia, o Bairro dos Açores, o Bairro das Colónias, a Av. General Roçadas, Sapadores zonas outrora modernas cuja degradação, e principalmente a insegurança crescem a olhos vistos.

Para completar o quadro é ali bem perto que se passam algumas das vergonhas da CML - Vale de Santo António, Hospital de Arroios.

É incrível como uma área tão central,embora sem o valor histórico e patrimonial de outras zonas da cidade, decaiu tanto nos últimos anos.

Esta zona contribuiu muito recentemente para um insólito que é sintomático - o roubo em pleno dia de uma ambulância do INEM...

tramaram-nos? disse...

tem razão ao dizeer que executivo camarário não há. há já mais de 1 ano. e o anterior era igualmente mau. os resultados estão á vista! com quem quer competir Lisboa?

Anónimo disse...

E a junta de freguesia de Aroios é dirigida por um incompetente que só se preocupa com os seus negócios

joao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.