31/01/2008

Obras paradas e não identificadas


A Escola do Bairro de São Miguel em Alvalade, agora com a designação (horrível) “EB1 nº 24”, está em obras. Está em obras desde o passado mês de Setembro.

Esta intervenção é a muito ambicionada obra de remodelação e ampliação da cantina da escola. Finalizada esta obra, os alunos poderão deixar de almoçar no ginásio e poderão começar a ter refeições confeccionadas na cozinha e não com recurso a catering que não agrada a quase nenhum aluno ou pai.

Estas obras foram adjudicadas no início do ano 2007 e depois de várias peripécias tiveram finalmente início em Setembro. Mas logo em Novembro, mal tinham começado, votaram a parar. Dantes as obras paravam por falta de pagamento, mas como António Costa resolveu esse problema, essa desculpa já não serve. Mas pararam… Entretanto, esta semana voltou a ser visto algum movimento na obra. Será o recomeço depois de cerca de dois meses em paragem?

Mas há um problema que se mantém. Quem por lá passa não sabe de que obra se trata e qual a sua duração (com ou sem paragens). A única indicação é um grande cartaz com a identificação da empresa responsável (publicidade).

A ausência de identificação e informação sobre obras públicas é uma prática corrente. Infelizmente, as autarquias e a administração pública em geral são pouco cuidadosas quanto à informação aos cidadãos quando realiza obras. O que é exigido aos particulares não é praticado pelas entidades públicas.

As obras públicas são, em geral, aquelas que mais interferem com a vida dos cidadãos. São aquelas que mais causam incómodos. A identificação e informação sobre as obras, nomeadamente a sua duração, devem ser obrigação e prática permanentes. Por uma questão de respeito.


António Prôa

3 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

As obras e escolas públicas são uma treva. Ponham os miúdos no privado, e fica o problema resolvido.

Anónimo disse...

O Pipoberdamerda é a modos que um autista...um autista social. Ele bem diz que é "working class", mas não sabe (como sempre) do que fala (perdão, arrota). Com o ordenado médio dos portugueses (700 euros) dá mesmo para uma escola privada. As classes A e B não são a maioria, caso não tenhas percebido!!!

Acorda puto, a corda, a corda!!!!

Este blog nunca foi tão divertido!!!!

Filipe Melo Sousa disse...

caro anonimo, se fizer bem as contas, vai perceber que uma escola publica gerida por burucratas incompetentes custa bem mais que os 700 euros que menciona