12/07/2008

Lisboa: Costa quer ceder Casa dos Bicos à Fundação José Saramago

Lisboa, 12 Jul (Lusa) - A Câmara de Lisboa discute quarta-feira uma proposta do presidente, António Costa (PS), para a cedência do edifício municipal da Casa dos Bicos para a instalação da Fundação José Saramago, que incluirá a biblioteca do escritor.

O protocolo a celebrar entre a autarquia lisboeta e a Fundação José Saramago prevê a cedência da Casa dos Bicos por um período de dez anos, renovável, disse à Lusa fonte do gabinete do presidente da Câmara.

A Casa dos Bicos poderá albergar a biblioteca do Prémio Nobel da Literatura, composta por vário milhares de exemplares, e disporá de uma loja, espaço para exposições e colóquios.

Caso a Câmara aprove o acordo, o protocolo entre a autarquia e a fundação será celebrado "muito em breve" em Lisboa, "com a presença do próprio escritor".

Depois de António Costa ter proposto a José Saramago a cedência da Casa dos Bicos, prosseguiram negociações entre os vereadores da Cultura, Rosalia Vargas (PS), e Finanças, Cardoso da Silva (PS), e os administradores da fundação, Pilar del Rio e José Sucena.

O edifício, situado no Campo das Cebolas, construído em 1523 por D. Brás de Albuquerque, acolhe actualmente serviços do departamento de Cultura da Câmara.

A autarquia ficará responsável pelas "pequenas obras" necessárias à adaptação das instalações, ficando a fundação encarregue das despesas de funcionamento e responsável por manter as instalações em boas condições.

8 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me um bom uso a dar à Casa dos Bicos. Oxalá vá avante.

Anónimo disse...

como o Costa não consegue fazer um corno de obra... dá o que a câmara tem... é uma maneira de deixar rasto

Lesma Morta disse...

Ao menos dá-se uso ao edificio que, desde a XVIIª Exposição, não tem uso merecido. Não sei se este será o que mais se adequa mas... ok. Em relação à mesnsagem anterior, concordo. Esta CML está-nos a sair pior que a encomenda. A cidade está literalmente abandonada?

Jorge Santos Silva

Anónimo disse...

Lisboa está,como o país,sem massa crítica e desgovernada!
Emprestar por 10 anos uma casa do séc.XVI ao único Nobel português do séc.XXI dá o tom exacto da nossa incultura actual! (E do nosso desprezo pela história!).
Honrar o nosso Nobel hoje,no mínimo,seria atribuir-lhe o Pavilhão de Portugal(abandonado desde a Expo 98...)com um pedido de desculpas pelos maus tratos quem recebido!


14-7-08 Lobo Villa

Anónimo disse...

Está tudo maluco, como é possível cederem esta casa emblemática a uma fundação? Albergar o Pelouro da Cultura já foi um disparate, mas isto é demais! Concordo totalmente com o comentário anterior.

Anónimo disse...

E não será maior o disparate ter uma casa emblemática, monumento nacional, etc, etc sem qualquer uso ou um uso razoável? Eu prefiro ver lá a Fundação Saramago e a biblioteca de escritor Saramago, ter a caso com actividade cultural do que servir de "escritório" ou albergue de burocracia. Quanto mais importantes são os sítios mais vida devem ter. Lisboa está cheia de coisas mortas, palácios fechados. Esta mesma casa esteve durante anos e anos abandonada. Esteve para ser casa de fados. Um dia destes temos a Fundação Saramago em Badajoz.

Anónimo disse...

por acaso, discordo. e não tenho nada contra o Saramago.

simplesmente, parece-me óbvio que na casa dos bicos o que deveria estar era algo sobre os Descobrimentos - um museu, uma recriação histórica, algo que não, meramente, papéis...

mas vá, deixem lá o Costa inaugurar uma porra qualquer para ter alguma coisa para mostrar que os dois anos passados na CML não se limitaram a ser para pagar ordenados de 3.500 Euros por cabeça a assessores políticos, e a dar carta branca ao Manelito para fazer os negócios todos que quisesse com os primos do BES...

não foi ele que construiu, a fundação não teve nada a ver com a CML, mas vá lá, é que se consegue...

Anónimo disse...

A casa dos bicos é o melhor exemplar de arquitectura do renascimento em Lisboa.
Uma vez que temos , um espolio interesante de Damiao de Gois, as ligaçoes de D.Joao II com os Medici, Francisco de Holanda, tratados de arquitectura, etc. Enfim temos materia e espolio para realizar um excelente museu do renascimento e maneirismo em Lisboa. Alem do mais finalmente poderia se reconstruir a fachada uma vez que o que esta foi temporario. Nao faltam soluçoes que promovam a nossa cultura. Saramago não será a melhor opção numa zona tão turistica.