10/12/2008

Ora aí está uma oportunidade desta CML mostrar a diferença:


Foto: Ex-DGEMN


Este palacete do Saldanha, mais conhecido por 'edifício Rubinstein', está semi-devoluto há demasiado tempo para que a CML nada faça (a CML diz mesmo que nada pode fazer!), assistindo, impávida e serena à deterioração, à qual o mais recente proprietário do imóvel o votou.

O prédio, que não tem obras de beneficiação desde 1967(!), deteriora-se de dia para dia, sobretudo no interior e nas traseiras, sendo o único sinal de vida do mesmo o instituto que ainda ali resiste, sabe-se lá em que condições.

O objectivo parece claro: o proprietário vai pagando a irrisória multa por não o reabilitar até ao dia em que a deterioração for tal que o palacete ameace colapso, altura em que a CML aprovará seja o que for que o proprietário então apresente.

Ou seja, a mim parece-me que a CML podia pegar neste caso e fazer dele um caso exemplar: tome a CML posse administrativa deste palacete, faça obras coercivas, e depois apresente a factura ao respectivo proprietário. Faça deste caso um exemplo a seguir cá dentro e lá fora, pois já existem demasiadas imobiliárias espanholas a fazerem cá dentro o que não fazem em suas casas, e isso é inadmissível, acho eu.

Acresce dizer que este palacete data de princípios do séc.XX e está em Vias de Classificação pelo IGESPAR, com despacho de 1990!!

20 comentários:

Anónimo disse...

O Zé manda dizer que tal iniciativa nunca lhe tinha passado pela cabeça e que, agora que lhe foi sugerida, vai tratar imediatamente repito imediatamente de levar o assunto ao Tó.

Anónimo disse...

É isso mesmo! Um palacete desta qualidade não pode ser roubado a Lisboa e, uma bela oportunidade para afiar as leis. O que estes bandidinhos das imobiliárias necessitam, são um bom par de botas cardadas num certo sitio.
Bem...em vias de qualificação há 18anos, quer dizer que existe joguinho de interesses nos bastidores. Afinal esta gente trabalha para quem?

Anónimo disse...

esqueci-me !

JA

Filipe Melo Sousa disse...

Se o proprietário não apresentou o projecto, como pode o autor do post afirmar que o projecto será pior que o prédio original?

Visto que o prédio tem um proprietário, isto não é exclusivamente problema dele? Qual o motivo da intromissão na gestão do património alheio?

Carlos Moura-Carvalho disse...

Considero o seu desafio muito interessante. Era, na realidade, uma oportunidade de a Câmara tomar uma medida corajosa, importante na política de urbanismo da cidade e que está juridicamente ao seu dispor.
Seria uma forma de mostrar autoridade e personalidade num eixo essencial de Lisboa, que tem muitos exemplos de prédios em situação idêntica. Há 4 anos atrás fizeram-se várias posses administrativas, intimações para obras e obras coercivas.
Não creio que o Vereador Manuel Salgado e os responsáveis actualmente pelo urbanismo na CML sigam o deu desafio, mas aguardemos com expectativa...
De qualquer forma, parabéns pelo repto.

Anónimo disse...

Eu estou a ler este blog de cima para baixo, mas claro que tinha que cá estar o filipe melo de sousa...
É claro que a camara tem que intervir antes que se torne um perigo público devido à deterioração do mesmo. Isto para não falar na preservação do património.
Aliás, a camara devia ser muito mais agressiva neste tipo de situações.

Anónimo disse...

Este Filpe Melo Sousa é mesmo um anormal! Ou faz-se...na realidade é um provocador que gosta de polémica!

Lesma Morta disse...

Pois é. Quem o comprou esperava ter a mesma sorte que os proprietários do Atrium Saldanha, do Monumental etc. Ou seja, poder ali ganhar umas massas valentes. Não acredito muito que (esta) câmara faça alguma coisa pelo edifício, até porque o Manuel Salgado já deve andar com comichões para entregar a obra a algum amigo tipo, Frederico Valsassina ou Manuel Aires Mateus ao exemplo do Terrífico mono que queria aprovar a todo o custo no Largo do Rato.

Filipe Melo Sousa disse...

Se o prédio não é da CML, a CML não fica lesada pelo uso que é dado ao imóvel. Mais uma vez, um apelo à intromissão na vida alheia.

É incrível a dimensão da intolerância. Porque motivo um proprietário deve estar sujeito a normas subjectivas de "bom gosto" decretadas por uma pseudo-elite "iluminada"? Um pouco mais de liberalismo sff

Anónimo disse...

Não são assim tão subjectivas, caso contrario em vez de termos os turistas que visitam Lisboa a visitarem a Baixa e o Castelo, teriamos os Turistas a visitar o Cacém e a Brandoa, não lhe parece?
Tanto Liberalismo soa a Anarquia.
Aliás ou muito me engano ou foi o liberalismo que provoucou esta crise. Sob a capa da liberdade,liberalismo significa ganância, egoismo e desigualdade social.

Filipe Melo Sousa disse...

O liberalismo provocou a crise num mercado monetário em que a fixação das taxas de juro é uma mera decisão política de uma única mente "iluminada"?

Quintuplicam as taxas de juro, e depois quando o incumprimento aumenta, a culpa é do "mercado". Quem é que muito se engana?

Anónimo disse...

As taxas de juro são decisões dos Bancos Centrais, que as tomam para regular aquilo que os mercados sozinhos não conseguem. A Euribor é comandada pelos mercados.

Já percebi que para si tudo o que é mercado é fantástico, mas se alguma coisa esta crise veio provar é que os mercados sem regulação não funcionam.
Aliás, tem-se falado muito e bem, sobre soluções para a crise, mas não se tem falado o suficiente sobre um novo modelo social, porque isso seria uma discussão muito mais dificil e profunda, mas que é necessária, mais cedo ou mais tarde. É quase unânime considerar o falhanço do Comunismo, mas questionar o Capitalismo e o mercado livre nem pensar! O Comunismo falhou, o Liberalismo também.

Filipe Melo Sousa disse...

"A Euribor é comandada pelos mercados"

Caro anonimo, aconselho-o a permanecer como tal, de modo a não se expor ao ridículo ainda mais.

Anónimo disse...

Não é o BCE que fixa a Euribor, ridículo é dizer que esta crise foi causada pelo aumento das taxas de juro pelos bancos centrais.

Filipe Melo Sousa disse...

"Não é o BCE que fixa a Euribor"

cada vez mais recomendo-lhe o anonimato

Anónimo disse...

A taxa Euribor é fixada diariamente pela Federação Europeia de Bancos, correspondendo ao valor médio das operações realizadas entre bancos. Normalmente, essa taxa varia no mesmo sentido das variações na taxa directora do Banco Central Europeu,mas muitas vezes isso não acontece. O anonimato é um direito e não o estou a usar para ofender ninguém.

Filipe Melo Sousa disse...

recomendo-lhe vivamente exercer esse direito. não está de facto apenas a ofender ninguém. apenas a expor-se ao ridículo.

Anónimo disse...

Ridiculo é dizer que qualquer pessoa que tenha um predio em Lisboa pode fazer dele o que quiser, dizer que a crise internacional é culpa dos bancos centrais e dizer que é o BCE que fixa a euribor.
Mas o melhor é cada um ficar na sua.
Boas festas

Filipe Melo Sousa disse...

você é um visionário homem, despeça o trichet que o homem não está ali a fazer nada a subir e descer taxas. eu até o apoiava na causa!

Anónimo disse...

Não sei que dizer mais...iria repetir-me.