23/03/2009

Metro cresce mais dois quilómetros em Agosto

A ligação das linhas Vermelha e Azul, do Metropolitano de Lisboa, a partir da Alameda e até S. Sebastião, deverá estar concluída no final de Agosto, revelou ao JN Joaquim Reis, presidente da empresa de transportes.

A empreitada, que já leva um ano de atraso, estabelece uma ligação directa entre a estação do Oriente (Linha Vermelha) e S. Sebastião (Linha Azul) sem o transtorno de o utente ter que mudar de linha, reduzindo de forma substancial o tempo de viagem.

O novo troço de linha, com pouco mais de dois quilómetros de comprimento, será o primeiro transversal de toda a rede, uma vez que, pelo caminho, cruza as linhas Verde e Amarela, na zona da Alameda.

De acordo com o responsável, a partir de Maio será possível começar a retirar alguns estaleiros da obra à superfície, sobretudo na Avenida da República, descomplicando a vida aos automobilistas, aos peões e aos comerciantes da zona, que há anos se queixam de quebras nas vendas devido a um quase entaipamento das lojas.

Embora a conclusão das obras esteja prevista para 31 de Agosto, Joaquim Reis afirma que o remate dos trabalhos à superfície será finalizado após esta data, nomeadamente o restauro da via pública, bastante afectada com a obra.

O prolongamento da Linha Vermelha - com custos estimados na ordem dos 240 milhões de euros e uma procura de 36 milhões de passageiros por ano - implica a construção de duas novas estações, a Saldanha II e a S. Sebastião II. A primeira está situada na Avenida Duque D'Ávila, entre as avenidas Defensores de Chaves e da República. A segunda, foi criada na Avenida Marquês da Fronteira, entre as avenidas Sá da Bandeira e António Augusto de Aguiar.

O traçado serve uma área de elevada densidade populacional, cruzando cinco freguesias do concelho de Lisboa: S. João de Deus, S. Jorge de Arroios, Nossa Senhora de Fátima, S. Sebastião da Pedreira e Campolide.

Em curso, estão outras obras de expansão do metro que, em conjunto com a extensão Alameda/S. Sebastião, totalizam um acréscimo de cerca de sete quilómetros de rede, e que vão reforçar a intermodalidade na cidade.

As extensões Amadora Este/Reboleira (Linha Azul) e Oriente/Aeroporto (Linha Vermelha) deverão estar prontas em 2011. A extensão S. Sebastião/ Campolide (Linha Vermelha) ficará concluída em 2012.

In JN

12 comentários:

  1. Anónimo12:07 a.m.

    isto vai-me dar um jeitão......

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  2. Anónimo12:25 a.m.

    É impressão minha existe um comboio que passa em Sete Rios e Entrecampos que já vai para o Oriente?

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  3. Anónimo12:32 a.m.

    E um passe L urbano que custa 28,60€ e que não é válido para a CP. Mas concordo que era preferível por a linha de cintura válida nos passes L em vez da expansão da linha vermelha.

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  4. Anónimo1:06 a.m.

    LOBO VILLA ,22-3-09

    A notícia "metro cresce mais dois quilómetros" é inexacta na medida em que ,não havendo qualquer plano para Lisboa e arredores,a notícia deveria ser "caos cresce mais dois kilómetros..."

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  5. Anónimo3:31 a.m.

    Não percebi este ultimo comentário!!!

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  6. Anónimo8:59 a.m.

    se se faz é porque se faz, se não se faz é porque não se faz...

    haja paciência.

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  7. Ena, 2km! O pinga-pinga vai depois para outros lados, e daqui a 10 anos lá vai esburacar mais um bocadinho aqui e ali. Ao mesmo tempo vai continuando a avariar sistematicamente como é da praxe, sobretudo nas linhas azul e verde, e com tempos de espera inconcebíveis. Lembro-me de Guterres quando chegou a PM dizer que ia acabar com o escândalo do metropolitano às pingas ... Tudo na mesma, no que diz respeito ao duplo-decímetro que se diz metro. Mas, enfim, a ver se se acaba com o martírio à superfície e se os arranjos são condignos e, sobretudo, se respeitam o que foi prometido aos moradores, a quem tiro o chapéu pela santa paciência.

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  8. Anónimo10:39 p.m.

    "se se faz é porque se faz, se não se faz é porque não se faz..."
    Mais de cinco anos (pelo menos) para construir 2 km's de linha e duas estações dificilmente pode ser considerado fazer

    Caro Paulo, Guterres também disse que a siza era "o imposto mais estúpido do mundo" agora pagamos IMT, portanto o metro provavelmente já não é às pingas, deve ser às gotas

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  9. Só não percebo como é possível o passe do metro não ser válido na CP dentro de lisboa. É um daqueles mistérios..

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  10. Anónimo6:52 p.m.

    São empresas diferentes. Cofres diferentes.

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  11. Anónimo10:41 p.m.

    Mas não deveria ser assim Xico205.
    Essas divisões faziam era no tempo da minha avó. Agora, com toda a informática, dava perfeitamente para perceber a quem calhava cada tostão do passe.

    Enfim, os transportes de Lisboa transpiram modernidade mas ainda estão todos atracados nos anos 50.

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  12. Anónimo6:55 p.m.

    Filipe tenho impressão que nos conhecemos dum forum de transportes, mas como estamos com nomes diferentes...LOL

    Mas é possivel ter um passe CP-Metro, apenas se paga mais. Mas eu concordo que ou se acabava com a Unidade de Suburbanos da Grande Lisboa da CP ou então acabava-se com o Metro Lisboa e integrava-se a empresa na CP. Os transportes em Lisboa têm que funcionar à escala metropolitana, já não faz sentido dividir-se por concelhos. Porque muitos dos residentes dos vários concelhos têm necessidade de deslocação para os concelhos vizinhos. Outra aberração que o presidente da CM-Amadora conseguiu aprovar foi a extensão da linha azul do metro para a Reboleira, quando a mesma linha já se cruza com a CP nos Restauradores e Sete Rios! Qualquer pessoa vê que da Falagueira o melhor era seguir para o Centro da Amadora (Mina e Venteira)e Casal de São Brás. Ou então já que se está a fazer para a Reboleira, pense-se já em ligar ao Hospital Amadora-Sintra onde a médio prazo vai ser construído ao lado o novo Tribunal da Comarca da Amadora.

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