28/10/2009

Santana Lopes disponível para ocupar lugar de vereador em Lisboa mas impõe condições

In Público (28/10/2009)
Por Ana Henriques

«Imbróglio relacionado com liderança da bancada do PSD na assembleia municipal continua por resolver


Pedro Santana Lopes mostrou-se disponível para assumir o lugar de vereador do PSD na Câmara de Lisboa. Fê-lo na segunda-feira à noite, numa altura em que já passaram duas semanas sobre a sua derrota nas eleições autárquicas ganhas por António Costa.

Ainda não foi desta vez que Santana quebrou o tabu à volta do seu eventual regresso à câmara: numa reunião em que estiveram presentes vereadores e deputados municipais recém-eleitos nas listas sociais-democratas, o ex-primeiro-ministro fez depender a sua liderança da oposição camarária da resolução do imbróglio relacionado com a direcção da bancada na assembleia municipal. A distrital de Lisboa do PSD insiste que esse lugar seja ocupado por um dos seus dirigentes, António Prôa, apesar de Santana ter colocado um homem de sua confiança, Manuel Falcão, como cabeça de lista à assembleia municipal nas eleições.

Na reunião de segunda-feira, Santana Lopes deixou claro que, enquanto líder do PSD na câmara, lhe será difícil articular-se com o seu colega de partido António Prôa, caso este seja efectivamente escolhido para líder de bancada na assembleia municipal. Na origem destas afirmações estarão desentendimentos antigos entre os dois. Mas a verdade é que o agora deputado municipal e ex-vereador António Prôa apoiou Santana nestas autárquicas.

Cientes da importância de o ex-primeiro-ministro ocupar o lugar de líder da oposição na câmara, como forma de dar maior visibilidade às posições do PSD na autarquia, vários presidentes de junta do partido equacionam agora a possibilidade de lançar um terceiro nome mais consensual que Falcão ou Prôa para dirigir a bancada da assembleia municipal. A distrital laranja não aceita ter um independente nessa função, como é o caso de Falcão.

Para a reunião de segunda-feira Santana convocou também os presidentes de secção do partido em Lisboa, tendo parte significativa deles faltado ao encontro. A coesão das forças políticas representadas na sua própria equipa de vereadores - CDS-PP e PSD, além dos independentes - será outra condição para ficar na câmara. O PÚBLICO tentou, sem resultado, ouvi-lo sobre estas questões nos últimos dois dias.»

...


LOL

6 comentários:

Anónimo disse...

Este PSD está bonito
Nem ao nivel autárquico se entendem, quanto mais a nivel nacional.

Se o Santaninha nao quer ficar na CML que se vá embora que nao faz falta a lisboa

Anónimo disse...

Engraçado, no PSD não podem existir divergências. Mas no PS pode existir uma açorda de opiniões contrárias. E estes sim não têm nada a haver uns com os outros.
O que existe entre Salgado e Sá Fernandes - ZERO, um move na esfera do lóbi poderoso tudo o que Sá Fernandes odeia...E entre Roseta e Salgado - ZERO uma nunca fez nada o outro pelo menos já fez alguma coisa.
E entre, Costa-Salgado-Roseta-Sá Fernandes - ZERO, todos têm agendas diferenciadas.
E quando o governo de Sócrates cair, sairá em ombros dos Paços do Concelho para o Largo do Rato.
E ficamos todos a assistir, a vaidade, ao narcissismo de Salgado de ser finalmente presidente da CML?
Não se distraiam do essencial!
Já viram o monstro em Pedrouços? Engraçado Leonor Beleza entregou à Mota-Engil!!! E os que aí vêm o Museu dos Coches, cais de paquetes em Santa Apolonia, contentores, Terreiro do Paço, Mono no Largo do Rato.

Anónimo disse...

Santana passou de menino guerreiro a menino birrento: ou é com os amiguinhos ou bate o pé e vai-se embora...

FD disse...

parabéns aos opositores de santana, acabaram de ganhar mais 4 anos de grafittis e desperdício de dinheiro em pseudo actividades culturais.

Xico205 disse...

Vamos ter uma festa do 25 de Abril à grande, com muito fogo de artificio para não ficarmos atras da Margem Sul e do Alentejo.

Anónimo disse...

ja agora, quando é que se sabe quem sao os novos veradores da CML?