12/11/2009

Vem aí o mono do Restelo!



A tal igreja "arrojada" vem aí, mais depressa do que se pensava. Segundo notícia de hoje, as obras arrancam ESTA TERÇA-FEIRA!

Esta coisa inqualificável tem passado incólume porque ninguém nunca acreditou que fosse possível ser concretizada. Mas o certo é que se continua a dizer que a CML aprovou este mono, do qual restam algumas dúvidas, tais como:

Quem aprovou? com que argumentos? quem está por detrás do negócio? será de inspiração divina ou simplesmente um produto delirantemente kitsch-freak?

Que alguém apareça para protagonizar uma oposição clara a este atentado à inteligência, é o que desejo.



Fotos

27 comentários:

Anónimo disse...

É demasiado mau para ser verdade!

Marta disse...

Credo!! Mas "isto" está aprovado? Quem é o responsavél pela "embarcação" de ouro encalhada?
O PDM prevê estas coisas?
Mas os tipos do dubai já vêm fazer "paraísos artificiais" para Lisboa, ou encomendaram isto a macau. Parece que nos presentearam com um casino macaense...

Anónimo disse...

wow! de que material é que isto vai ser feito? plático? "cimento" translúcido (que por acaso existe)?

Anónimo disse...

Não entendo,tanto alarido com projectos que até são discutiveis, outros não tanto como o quarteirão do rato, mas que comparado com isto são mais 10x melhores !!!!

Como é que sobre isto ninguem disse nada nem houve movimentos contra !!! é que isto nem é discutivel, é mesmo mau !!!!

Como é que alguem encomendou uma coisa destas !!! Já nem vou para as aprovações na camara.

Creio que o meu sobrinho de 6 anos consegue fazer esculturas bem mais interessantes do que isto !

Anónimo disse...

É caso para dizer "credo!".
Será o Rei dos Monos... Lembra o método das grandes obras megalómanas dos regimes fascistas e comunistas, com a convicção que será um edifício emblemático. Isto vai mesmo em frente!?

pvb disse...

É extraordinário como se pode projectar e aprovar coisa tão "pirosa" e má. É obvio que quem autorizou a "barraca" da Santa Casa da Misericórdia no Rossio o ano passado teve aqui outra oportunidade para mostrar o seu gosto (ou a falta dele).

Mas neste país e nesta cidade já nada me admira.

Julio Amorim disse...

Ai ai ai...isto só pode ser coisa do primeiro de Abril....

FJorge disse...

INACREDITÁVEL. Mas não impossível em Portugal. Nem na Disneyland se construia uma coisa destas.

Francisco Costa disse...

Caros

Moro a pouco mais de 100 metros do terreno, hoje ainda vazio, que um dia terá esta aberração talvez ainda me venha a fazer sombra.
Este projecto deve ser a todo o custo contestado, e desde já! Alguém deste blog, rodado nestas andanças por casos menos graves do que este, me pode explicar que meios tem um cidadão comum, munícipe de Lisboa, para embargar e cancelar este atentado contra a minha cidade, contra o meu bairro, contra a rua a seguir à minha?

Desde já agradeço qualquer informação ou ajuda.

Cumprimentos,
Francisco Costa

P.s. -Petições na internet criam-se em dois minutos, mas julgo ser preciso algo mais para isto ter visibilidade e efectivamente conseguir bloquear a construção desta aberração.

Unknown disse...

Verdadeiramente a Igreja Disneyland.

Anónimo disse...

A grande questão é: até que ponto tem que chegar o mau gosto para se querer construir uma barbaridade destas?

Anónimo disse...

M-E-D-O-N-H-O!!!!!!

ISTO NÃO PODE SER CONSTRUÍDO!

SERÁ MOTIVO DE RISOTA DO RESTO DA EUROPA!

Helena disse...

Nem consigo qualificar esta coisa: aberração, monstruosidade, doideira, crime arquitectónico...
Valha-nos Deus!

Gonçalo disse...

De FUGIR com quantos pés se tenha!

Realmente, não vale a pena confiar no impossível, pois nesta cidade/país TUDO é perfeitamente possível.
ACORDAI Povo!!!

Anónimo disse...

Lisboa não será tão estúpida que permita a construção desta anomalia!

SeaKo disse...

"Início da construção em 17 de Novembro

(...)

A Igreja será construída num lote cedido pela Câmara Municipal de Lisboa com cerca de 3300 m2 no Alto do Restelo (delimitado, a nascente, pela Avenida Ilha da Madeira), num processo que iniciou ainda com o Engº Kruz Abecassis, que prosseguiu e se consolidou com o Dr. João Soares e se concluiu com o Dr. Santana Lopes."

http://novaigrejasfranciscoxavier.blogspot.com/2009/11/inicio-da-construcao-em-17-de-novembro.html

Anónimo disse...

se fosse para fazer um prédio de 70 metros em Sete Rios era muito alto.

se for para fazer uma igreja com 100 nao ha problema. ainda por cima com este aspecto ridiculo

Xico205 disse...

Eu gosto. E gostei da ideia de homenagiar com uma nau os marinheiros que no Restelo rezavam antes de embarcarem nas descobertas.

Anónimo disse...

Lisboa já deu mais do que provas da sua estupidez. Preparemo-nos pois esta aberração vai entrar no Guiness Book of Records e já se está a ver em que categoria...

Unknown disse...

Viva,

Relembro que Gaudí construiu "aberrações" no seu tempo em Barcelona que hoje são verdadeiras atracções turísticas. Em Paris, o certo Pompidou também foi bastante contestado e sem dúvida que é hoje uma das grandes pontos daquela cidade. Eiffel também foi axincalhado pela sua torre...

É sem dúvida uma arquitectura arrojada que vai suscitar comentários como os que se vê nesta entrada do blog.

Para terminar, também acho feio, mas pode ser que não fique assim tão feio daqui a dez ou vinte anos...

Cumprimentos

Miguel Cabeça

Anónimo disse...

Só à uma resposta para esta loucura. Engólio!

Este arquitecto alucinado que se diz angolano quando lhe convem convenceu o governo angolano a construir a capital de Angola no centro desse país a que lhe chamou Angolia.

Anónimo disse...

Para o Miguel Cabeça, sem papas na língua: Não percebi a comparação, pois não a há.
Isto não é vanguardista, nem é novidade, nem tem qualquer referência a seja lá ele o que for, que venha a ter qualidade.
Seria bom, talvez, como bolo de aniversário para um catraio de dois anitos!
Enfim, como a única coisa que este tipo de projectos pretende, é ser polémico, por tal nunca se devia valorizar, e FICAR MESMO APENAS PELO PROJECTO!

Será que a falta de juízo de algumas pessoas desta época, vai levar à obra esta peça???

RIDÍCULO é isso, quem aprova e quem faz a obra. E não propriamente o projecto do "bolo", que nem sequer devia ter comentários, e ser apenas "comido".
Quanto ao autor, à sua boa maneira, está a ser polémico: objectivo conseguido, e deve ser aplaudido.

E que tal a opinião da Ordem dos Arquitectos sobre tudo isto?

Maxwell disse...

Eu até gosto de projectos inovadores mas isto é simplesmente-- WOW. Consegue ser pior que as Torres de Alcântara!! Parece um parque de diversões-- Fiquei literalmente de queixo caído, não pelas melhores razões.

Anónimo disse...

LOBO VILLA

O Francisco que mora a 100m do local , mais o SeaKo que dá o "site" desta monstruosidade, resumem o assunto : iniciar UMA PETIÇÃO urgente contra este "Phalo erectus",não discutido, não aceite , muito repudiado por todos os comentadores deste blog (!).
Não sei fazer essa PETIÇÃO,mas ajudarei no texto,se precisarem.
Saúde !

Unknown disse...

Para o Sr. Anónimo, que participa muito, e em muitos blogs :-)

Não conheço o autor, nem sequer conhecia este projecto antes de o ver publicado aqui neste blog. Como disse no comentário também acho o projecto feio, mas em vez de publicar mais um comentário de "me too, que horror", decidi pensar um bocadinho e comparar este projecto com outros que existem por essa Europa fora que também foram polémicos na sua altura. Eu acho que se pode fazer essa comparação (não sou arquitecto nem nada que se pareça). Já percebi que não é dessa opinião como a maior parte dos comentadores deste artigo. Se calhar seria melhor ao autor do artigo retirar o meu comentário por ser disparatado. Assim teriam um artigo unânime, o que daria um maior fervor a todo o conjunto artigo/comentários.

Cumprimentos

Miguel Cabeça

Anónimo disse...

Engólio para ti também.

Francisco Costa disse...

“A IGREJA ESTÁ A FAZER UM ABORTO!!!”

http://www.facebook.com/photo.php?pid=5654884&o=all&op=1&view=all&subj=181630479722&aid=-1&id=729036180&oid=181630479722

http://www.facebook.com/photo.php?pid=5654884&o=all&op=1&view=all&subj=181630479722&aid=-1&id=729036180&oid=181630479722#!/photo.php?pid=5654880&o=all&op=1&view=all&subj=181630479722&aid=-1&id=729036180&oid=181630479722&fbid=412864216180

Deixo aqui as imagens de um protesto veemente com palavras violentas contra esta construção aberrante e absurda cujas obras infelizmente seguem a grande ritmo. Pintadas nos tapumes da própria obra, estas palavras dão voz a todos aqueles que estão revoltados com a contrução deste projecto a todos os níveis inqualificável. Desde a concepção arquitectónica (ou há falta dela), ao processo que a gerou é tudo PODRE. Peço a todos que a divulguem ao máximo número de pessoas, para que ainda seja possível evitar mais está tragédia urbanística na nossa cidade. Lisboa merece muito melhor que este nojo.