09/08/2010

Isto é um quiosque de gelados ou um dispositivo de publicidade?

No ano passado uma marca de gelados castigou Lisboa com estes novos quiosques na forma do logo da própria marca (como a CML é permissiva!). Foi um ponto alto da Lisboa enquanto «PUBLI-CIDADE». Estas feias e intrusivas barracas foram implantadas sem qualquer critério de respeito pelo património da cidade (na Baixa, Chiado, na zona monumental de Belém e até dentro do Jardim da Estrela!). Este ano, após protestos da sociedade civil, a CML, EGEAC/Festas de Lisboa fizeram uma pequena alteração, à maneira de um muito tímido pedido de desculpa: numa das faces aparece uma imagem de arquivo do local onde se implanta o quiosque. Enfim, é uma mudança tão patética que por essa razão não se pode considerar um melhoramento. É, aliás, "um tiro no pé" porque ao exigir uma imagem de arquivo a CML assume que está perante um espaço urbano já interiorizado nos munícipes como de "referência", "histórico" e portanto com valor patrimónial. Não é por acaso que, por exemplo, a Alameda (na imagem), está na Carta Municipal do Património.
O Fórum Cidadania LX voltará este ano a insistir que o Pelouro do Ambiente Urbano promova o design e construção de quiosques adequados para evitar que as marcas façam do espaço público seu campo de batalha. Os novos quiosques - que devem ter uma área restrita e específica para a publicidade como vemos noutras cidades da Europa - seriam depois disponibilizados para aluguer pelas diferentes marcas que pretendem vender bebidas ou gelados no espaço público da capital.

Foto: reparar na ironia da fotografia de arquivo neste quiosque mostrar a Fonte Luminosa na Alameda em pleno funcionamento, jorrando água que assim humidificava o ambiente seco dos verões lisboetas. Actualmente está abandonada pela CML, sem água e sem data para restauro.

12 comentários:

  1. Anónimo2:43 p.m.

    É um quiosque de gelados. Devia haver mais.

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  2. "quiosques adequados"

    estao a competir com a policia dos costumes da republica islamica do irao para ver quem eh o despota repressor mais iluminado?

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  3. Anónimo6:07 a.m.

    É um dispositivo de publicidade. Devia ser interdito.

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  4. Anónimo6:01 p.m.

    Um simples quiosque de gelados? Ou é viciado em gelados, ou trabalha para a Olá!

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  5. Anónimo10:00 p.m.

    Trabalho para a Frigo uma vez que vivo em Espanha.

    Por acaso gosto dos nossos gelados.

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  6. Anónimo12:42 a.m.

    "É um quiosque de gelados."

    Ainda bem que nos avisou, é que ninguém tinha reparado.


    "estao a competir com a policia dos costumes da republica islamica do irao"

    Vá ver em todos os países do mundo onde a Unilever comercializa a Heartbrand (e olhe que são muitos, mas infelizmente o Irão não é um deles) e veja lá em quantos deles é que eles metem quiosques destes.
    Basta um.

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  7. Envie fotos de quiosques iguais a este se os conseguir encontrar no Reino Unido (no centro de Londres, por exemplo) terra de origem desta marca de gelados que em Portugal se chamam OLA! ( WALLS ).

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  8. Xico20510:03 p.m.

    Portugal é mesmo importante. A Ola ate faz um modelo de quiosques próprio para um dos países mais pequenos onde vende=)))

    Estou mesmo feliz com tamanha consideração.

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  9. Anónimo9:33 p.m.

    Não se sinta feliz, sinta-se envergonhado e ofendido!!!!

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  10. Xico2058:25 p.m.

    Sinto-me importante. =)
    Tenciono ser cliente destes quiosques em modo de agradecimento.

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  11. Anónimo9:10 a.m.

    Caro Xico,

    Passeie nas ruas de Lisboa com um chapeuzinho na forma do logo da OLA!

    Bon voyage!

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  12. Espero que estes barracos desaparecem, para sempre, com o final deste verao!

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