20/10/2010

VAI A PICCADILLY DESAPARECER ...?!? 'Reportagem' angustiada por António Sérgio Rosa de Carvalho



A Alfaiataria Piccadilly conta com 60 anos de existência ... Depois do desaparecimento sistemático das alfaiatarias da Baixa, esta tem sido um 'monumento' de resistência ... mas ela sempre foi diferente . O saudoso Sr. Mendonça conseguiu criar uma verdadeira e autêntica alfaiataria londrina de "Savile Row"em pleno Chiado. Ela seguia as tradições do melhor 'bespoke' (alfaiataria por medida)londrino, com uma notável equipe de alfaiates e costureiras. Além disso tudo no estabelecimento vinha directamente de Londres ... o Sr. Mendonça encarregava-se disso, através das suas viagens regulares à capital Inglesa.
A filha e herdeira, tem tentado nestes últimos dez anos manter esta notável instituição e herança ... mas com dificuldade crescente ... afinal não é só com os clientes do Clube 'Turf' ou do Clube 'Tauromáquico que se "vai lá" em termos comerciais ... e os "gentlemen" são uma espécie ameaçada, senão em extinção ... além disso os que restam têm pouco poder de compra ...
O Chiado mudou nitidamente ... A Rua Nova do Almada tornou-se zona de "Pepe Jeans"e similares ... no Chiado, a 'Cartier' decidiu que não valia a pena e o 'Hermés' continua lá por teimosia, e talvez pelas ligação de um dos irmãos à Casa Cadaval e os afectos em relação a Portugal que isso implica ...Os interiores da 'David & David' foram salvos "in extremis" pela Câmara, caso que meteu tribunal, e só o aparecimento da 'Sisley' e a nova sensibilidade "Vintage", estabilizou, por agora, a situação.
A 'Picadilly' está numa situação de "saldos" finais, deprimentes, para quem conheceu esta loja e as sua glórias ... o prédio vai para obras, e já sei que vão fazer uma nova entrada que vai atravessar este estabelecimento ... o que vai acontecer a este magnifico interior?
È, nesta sucessão de casos, que nos surpreende o silêncio sistemático da C.M.L.... e do seu responsável máximo na área do Urbanismo Comercial, Arq. Manuel Salgado ...
Deixo-vos algumas imagens de alfaiatarias Londrinas, em plena saúde de funcionamento comercial e prestigio cultural.









ANDERSON AND SHEPPARD


HENRY POOLE
HUNTSMAN
CROMBIE

7 comentários:

  1. Xico20511:55 a.m.

    A alfaiataria Picadilly é lucrativa? Se não é, então é normal que desapareça.

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  2. Anónimo2:16 p.m.

    A "Pepe Jeans e similares" também irá fechar quando deixar de ter lucro significativo.

    Tudo tem que ver com a lei do produto. Primeiro a novidade, depois a maturidade, e por fim a queda. É a vida.

    Que venha outra para o seu lugar.

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  3. Anónimo11:54 p.m.

    LOBO VILLA

    Caro Rosa Carvalho: o tuga não é ético nem estético,julga-se pragmático(vide o anterior com a "lei do produto"...) e puxa-lhe o pé para o chinelo !
    Piccadilly's com Costa, Salgado e Cª hoje em dia é como dar pérolas a porcos...
    Mas bem haja pelo seu post!

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  4. Manuel Veiga12:37 a.m.

    Xico205 e besta anónima que comentou a seguir: só estarão contentes quando estiver tudo cheio de centros comerciais, pronto-a-vestir da treta, lojas de chineses/indianos/paquistaneses/etc. e, já agora, de fast food em vez de cafés tradicionais.
    Abre uma Prada, mas fecha um Piccadilly; qualquer dia, fecha tudo e depois quero ver estes idiotas a dizer "é a vida" e "é normal que desapareça".
    Lindo respeito que há pelo património neste Portugal do século XXI. Mas a culpa é sempre do "Portugal triste" de Salazar. Até parece que este é uma grande alegria...

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  5. Xico20512:42 p.m.

    Manuel Veiga, já que quer manter lojas que dão prejuizo, proponha aos donos delas comprá-las e passe você mesmo a explorá-las. Se os actuais donos não querem continuar e você quer, está à espera de quê?

    Portugal triste de Salazar? As finanças do país estavam melhores naquela altura do que agora. Naquele tempo havia competência na governação.

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  6. Anónimo3:28 p.m.

    Com tantos apaixonados pela loja, até fico com dúvidas do porquê desta estar à beira de falência.

    O mais engraçado é que estes "fans" apenas o são na internet, porque o mais certo é nunca terem metido o chinelo dentro da dita loja.

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