14/01/2011

Bombeiros do Beato em quartel decrépito

In Jornal de Notícias (14/1/2011)
Telma Roque

«Nem as pinceladas, remendos com pladur ou a habilidade de alguns bombeiros para a electricidade ou carpintaria conseguem mascarar a realidade: o quartel dos Bombeiros do Beato não tem ponta por onde se pegue. Quando chove são eles que precisam de ajuda.

Ainda recentemente, quando a capital foi atingida por grandes chuvadas, os homens escalados para pernoitar no quartel, para ficarem de prevenção, foram também eles vítimas da intempérie.

A água entrou e molhou os colchões e cobertores de quem estava a dormir no chão. E dormiam no chão, porque não há, naquelas instalações, outro local para pernoitar. As camaratas são exíguas, tal como tudo o resto nas antigas cavalariças do Palácio do Conde de Lafões, onde estão sedeados desde 1932, altura da fundação.

"Naquele tempo, as cavalariças até poderiam ter algum luxo, mas agora seguramente que não. Isto é indigno para animais, quanto mais para pessoas", queixa-se Isolino Amarante, presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários do Beato e Olivais.

Isolino Amarante assumiu a direcção em Outubro de 2009 e encontrar um novo quartel transformou-se num "cavalo de batalha", até porque, diz, nos últimos dois anos, estiveram sempre acima das seis mil saídas e apoiaram o combate aos incêndios do Verão.

Recorda que, no ano passado, a Câmara de Lisboa aprovou, por unanimidade uma proposta dos vereadores do movimento "Lisboa com Carmona", a qual reconhecia que o quartel não tinha quaisquer condições e propunha que as instalações fossem transferidas para um edifício situado junto ao Palácio da Mitra, que já acolheu um posto municipal de bombeiros.»

...

Homessa! Esse quartel está assim há pelo menos 10 anos, ou não? Muda-se de Junta mas é tudo igual, afinal.

5 comentários:

Julio Amorim disse...

E isto é quartel de bombeiros....na Europa Ocidental ano 2011 ?

Xico205 disse...

Bombeiros Voluntários do Beato e Olivais.

Xico205 disse...

Se o Julio Amorim está contra as decadentes condições dos quarteis de bombeiros voluntários faça uma contribuição monetária aos mesmos, ou então participe nas festas organizadas pelos bombeiros com vista a recolha de fundos. Segundo dizem os emigrantes ganham bem e a instituição agradece.
Brevemente pode assistir a uma atuação de Tony Carreira nos BV-Malveira. Ajuda os bombeiros e ajuda uma criança com uma doença rara que tem que ir a Cuba fazer um tratamento.

Mandar bocas e assobiar para o lado não melhora as coisas.

Oriental disse...

Conheço bem o "quartel" dos Bombeiros Voluntários do Beato e Olivais e posso garantir que é tão miserável como é a qualidade dos serviços dos Bombeiros.

Penso que deveriam renovar o quartel e os Bombeiros.

Xico205 disse...

Com que dinheiro?

Secalhar a prioridade é garantir que não falta dinheiro para o combustivel e manutenção dos veiculos que possuem para as ocorrências. Em segundo é necessário pagar a conta da eletricidade e telefone e garantir que estas redes estejam operacionais, em terceiro lugar é necessário renovar a frota. Ainda ontem lá passei à porta e vejo uma ambulancia Ford Transit de 1992, um camião dos Bombeiros de 1987 e outros carros bastante antigos tambem. Anda uma ambulancia Iveco Daily desta corporação com um sinistro de lado à anos, provavelmente porque não há fundos para a arranjar ou porque não há outro veiculo para a substituir enquanto dura a reparação.

Lembro-me quando esta instituição fez um peditório publico para arranjar os 75 mil euros necessários para adquirir esta ambulância e que já transportou uma amiga minha ao serviço do INEM.