18/10/2011

Automóveis e peões repartem passeios em rua dos Olivais

In Público (18/10/2011)
Carlos Filipe

«A falta de lugares de estacionamento tem feito com que automóveis e peões repartam, desde há um mês, um dos passeios da Rua do Mercado (na Encarnação Norte), na freguesia dos Olivais, a mais populosa de Lisboa. Mas se essa é uma situação vulgarizada pela cidade, o que está a gerar perplexidade e indignação é o facto de ser autorizada pela junta de freguesia local, que justifica a medida pelo caos ali gerado diariamente pelo estacionamento.

Há dias que diversos blogues alertam para uma situação que classificam como "surreal" naquela muito frequentada rua dos Olivais, onde uma faixa amarela (contínua ou não) permite o estacionamento automóvel sobre parte da calçada do passeio (com dois metros de largura), ou na sua totalidade, impedindo frequentemente os peões de nela circularem. Para além da incredulidade, aquelas publicações lançaram a interrogação: quem o autorizou, a junta de freguesia ou a câmara municipal?

"Fomos nós que tomámos a iniciativa", respondeu ao PÚBLICO José Rosa do Egipto (PS), presidente daquela junta, acrescentando que a medida foi executada com autorização camarária e utilizando a pintura amarela, dado ser de carácter provisório. "Há pressão dos comerciantes do mercado, que se queixam da falta de clientes por falta de estacionamento, que é caótico. Com esta medida, que não é definitiva, os automobilistas já estão mais disciplinados. Ocorrem situações mais graves, mas são pontuais", justificou o autarca.

"Isto é uma aspirina para o problema e só o estacionamento subterrâneo resolveria a questão, mas isso agora não é possível", diz Rosa do Egipto, que não tem alternativa para o problema e admite que estará atento à reacção das pessoas: "Se houver muitas queixas [apagam-se as linhas] do chão." »

8 comentários:

Anónimo disse...

"Se houver muitas queixas [apagam-se as linhas] do chão." »
Estamos à espera de quê?

Anónimo disse...

que ridiculo é este pais..

Filipe Melo Sousa disse...

Não se preocupem, o problema vai-se resolver com os 100.000 portugueses que deixam o país todos os anos. População activa, explorada e enxovalhada. Não gostam dos carros? Não se preocupem, pois vão todos embora. Depois, não se queixem de falta de quem pague reformas.

Anónimo disse...

Ai eu não estou a acreditar nesta forma de gerir cidade...É mau de mais para ser verdade.
"vamos fazer uma experiência, qualquer coisa, mesmo que seja um disparate ou uma ilegalidade, e se houver queixas, desistimos. afinal somos só uma junta, não sabemos o que fazemos mas o importante é que façamos"

Anónimo disse...

aqui fica o e-mail do presidente: jose.egipto@jfsmo.pt

Unknown disse...

Visto que o Presidente da Junta está à espera que se queixem para fazerem alguma coisa acerca disto eu deixo aqui os contactos da Junta:
geral@jfsmo.pt , jose.egipto@jfsmo.pt , rui.simoes@jfsmo.pt

Façam-se ouvir... eu vou!

Filipe Melo Sousa disse...

obrigado pelo contacto, já enviei um mail a dar os parabéns pela iniciativa, e pelo bom senso demonstrado

Anónimo disse...

Se se forem as linhas orientadoras, logo aprecerão os pilaretes. E depois os comerciantes ficam a perder, afinal os passeios são para os peões... Coitados do Cafeeiros... Acabam-se as bicas.