20/10/2011

Lisboa com novo tarifário integrado

O Governo irá criar um novo tarifário integrado para a Área Metropolitana de Lisboa, mantendo no Porto o sistema andante para onde irão migrar os títulos monomodais da STCP.

Segundo o PET, Plano Estratégico dos Transportes, a integração tarifária vai passar ainda pela criação de uma marca comum "Transportes de Lisboa" e "Transportes do Porto", que será progressivamente implementada ao logo de 2012.

O PET confirma as fusões da STCP com o Metro do Porto, da Carris com o Metro de Lisboa e da Soflusa com a Transtejo. Estas fusões, explica o Governo, visam "maximizar as sinergias decorrentes da gestão articulada da produção do serviço e da oferta".

Em termos de racionalização do sector o Governo dá ordens para poupar em todos os custos possíveis, (frota automóvel, custos energéticos, material e software informático, telecomunicações, contratos e prestações de serviços) além de racionalizar os efectivos.

Neste último caso, "os Conselhos de Administração das empresas do Sector Empresarial do Estado serão reduzidos para três elementos, sendo apenas admissíveis excepções a esta regra em empresas e organismos cuja especial complexidade de actuação recomende a manutenção de cinco elementos".
In Negócios.pt

Sem comentários: