24/10/2011

Multas da EMEL entopem Correios

In Correio da Manhã (22/10/2011)
Sónia Trigueirão


«EMEL EMPRESA ESTÁ A ENVIAR MILHARES DE CARTAS REGISTADAS PARA COBRANÇA


As infracções terão sido cometidas há quase dois anos e estão a prescrever. Automobilistas multados começaram a receber as missivas em Outubro

A EMEL (Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa) está a enviar cartas registadas por correio para cobrar as multas aos automobilistas. Em causa estarão milhares de coimas com quase dois anos e que estão prestes a prescrever.

Esta correria da EMEL para encher o cofre, antes do final do ano, está a entupir as caixas de correio e as estações de distribuição dos CTT desde o início de Outubro. É que a EMEL está a enviar uma carta por infracção e, ao que o CM apurou, há muitos automobilistas que coleccionam multas de estacionamento às dezenas, principalmente por falta de pagamento do parquímetro. Se um automobilista tiver acumuladas 20 multas, receberá na sua caixa de correio 20 missivas registadas.

Fonte dos CTT confirmou ao CM, sem quantificar o número de cartas que a EMEL está a enviar, o aumento de actividade nos serviços, mas garantiu que os correios estão a dar conta do recado. "Temos conhecimento deste aumento significativo e estamos a coordenar a distribuição com o cliente", disse a fonte, sublinhando que os CTT estão habituados a trabalhar com estas situações, efectuando reforços nas zonas onde sabem de antemão que aumenta o trabalho.

Já a EMEL preferiu qualificar o envio das cartas como algo "resultante da actividade normal e do cumprimento das regras" e recusou prestar qualquer informação adicional. Apesar do exercício positivo com resultados líquidos de 537 mil euros em 2010, a empresa tem um passivo de quase 27 milhões. De acordo com o relatório de contas de 2010, o passivo aumentou 3,3 milhões face a 2009.

Mesmo assim, em Setembro de 2011, o presidente da EMEL, António Júlio de Almeida, dizia não compreender porque é que o Bloco de Esquerda (BE) pediu a extinção da empresa. "Desde 2007 que a empresa está em crescimento contínuo", disse.

Funcionários não pagavam multas à própria empresa

Os próprios funcionários da EMEL chegaram a acumular dívidas de milhares de euros, em multas por estacionamento irregular em zonas geridas pela empresa, infracções já noticiadas pelo CM. Uma secretária do presidente da EMEL, António Júlio de Almeida, tinha 282 avisos de pagamento, que totalizavam 1296 euros. Outra funcionária do departamento de contra - ordenações da EMEL tinha 496 avisos de taxas de estacionamento, num total de 2371 euros.»

13 comentários:

Anónimo disse...

Essa EMEL é de uma incompetência incomensurável.

Como tem salientado Carlos Medina Ribeiro, um automobilista multado por essa anedota de empresa tem de deslocar-se à sede da dita, na rua Pinheiro Chagas, das tantas às tantas dos dias úteis, para efectuar o pagamento.

Que os multados se marimbem para o caso é só e apenas a EMEL ter o que merece.

PS- Já me aconteceu ser multado por uma empresa AO SERVIÇO DA EMEL, a SPARK, e nesse caso pode-se pagar a multa no multibanco.

Gestores destes só corridos à «bufatada».

Andre disse...

A mim já foram 3, duas delas eram por estar "a menos de 5 metros" duma passadeira e de um entroncamento ,a outra, por estacionar numa paragem inexistente (já sem o sinal da carris) mas onde mantêm o sinal deles pra mamar mais algum, assim vão encher muita coisa vão, eles que esperem...

Xico205 disse...

LOL

Ainda bem que avisam que vão chegar essas cartas com registo para eu não abrir a porta ao carteiro. As minhas vão ser devolvidas. É mais o dinheiro que a EMERDA gasta no correio do que as multas que vão ser pagas.

Anónimo disse...

Acho bem pagar as multas que arranjamos. Mas nunca depois de um ano e tal! Depois um mês (e tal?, já duvidoso) ainda consigo ver o que fiz. Depois de 2 anos podem inventar qualquer multa que querem, porque não me lembro e não consigo provar se estive lá ou não.
As companhias de seguros agora tentam este meio de vez em quando. Felizmente consegui provar sempre aonde eu estive naquele dia!

Anónimo disse...

Eu pago tudo logo que seja noticiado, com as devidas provas, que a secretária do «perzidente» e a outra «foncionária» da Emel tiverem pago. Prometo.

Anónimo disse...

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=35890#.TqUwYQ0Oarx.facebook

E esta?

Anónimo disse...

A quem não pagar o que poderá acontecer ?

Xico205 disse...

Anónimo disse...
A quem não pagar o que poderá acontecer ?

11:30 AM

----------------------

Em principio nada, mas varia de caso para caso por diversas situações que não vale a pena enumerar.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Ainda há poucos minutos, pude fotografar o que se passa à porta da AML (é terça-feira, dia de sessão):

Carros dos "senhoritos" estacionados em paragem proibida, ao lado do parque subterrâneo (com 636 lugares em 3 pisos) às moscas.
Quem quiser as fotos, escreva-me.

Anónimo disse...

Como é que uma EMPRESA pode lucrar com o aluguer do espaço público, que é de todos nós?
Mais, como é que uma empresa PRIVADA (spark, concessionada pela emel) pode lucrar com isto??

Não paguem as multas.
Isto é um direito básico, que nos querem retirar, não deixem, não compactuem..

A multa de um bloqueio são 100 euros. Que impacto tem esse valor numa pessoa que recebe um ordenado minimo???

Muitas vezes os carros são bloqueados apenas por não terem pago o parquimetro, apesar de estarem bem estacionados.

Se um dia se lembram ainda temos um parquímetro onde temos de por uma moeda para andar na rua.
se Para onde vão os lucros???

FIM À EMEL!
VIVA A LIBERDADE!

Anónimo disse...

ja agora, alguem sabe porque raio as maquinas da cidade universitaria estao desligadas?

antes de começar a data oficial de pagamento estavam ligadas, e ate havia pessoas a meter moedas sem ser preciso.
andaram uma semana a distribuir panfletos a avisar que dia 127 começava o pagamento a serio.
a partir desse dia desligaram as maquinas todas e ate meteram autocolantes a dizer DESLIGADO.

alguem sabe a razao desta parvoice?

Anónimo disse...

deixa enviarem, eu não pago nada! já o conbustivel, Imposto de circulação e seguro são caros. Fora isso não pago mais nada

Anónimo disse...

Hoje apanhei uma multa da Emel, por ter estacionado numa praceta perto do colombo, onde antes costumava estacionar e não tinha parquimetros,os lugares estavam todos vagos na rua que desce do colombo e fui estacionar na praceta porque nao havia parkimetros, e mesmo assim cheguei ao carro e estava uma multa da emel, a dizer que eu tinha estacionado na rua Guiomar Torresão que é uma rua do outro lado dos predios e tinha parkimetros. Será isto normal?? Não vou pagar nem por sombras!! alguém sabe se as multas são passadas por agentes da autoridade e se mais tarde vai ser cobrado pelas finanças? Qualquer dia temos de pagar para fazer necessidades em casa! Obrigado