06/08/2012

PORTELA: Aeroporto da Publicidad​e

Exmos. Senhores

Em resposta à vossa comunicação de 4 de Junho, encaminhamos imagens do Aeroporto de Zurique, considerado um dos melhores do mundo.

Na Suíça há regras muito mais rigorosas para a colocação de dispositivos de publicidade tanto no exterior como no interior dos aeroportos. Ao contrário do aeroporto de Lisboa, onde a única preocupação parece ser, cada vez mais, a de explorar ao máximo todos os locais possíveis para aluguer de dispositivos de publicidade (a mais recente prova disso é a colocação de publicidade na face interior das portas dos cubículos das retretes das instalações sanitárias!), no Aeroporto de Zurique percebemos que "boas práticas" não é um conceito vazio pois se percebe que grande cuidado é posto na criação de um espaço confortável e de fácil utilização dos passageiros, evitando a multiplicação de painéis de publicidade que contribuem para desorientar o utente.

Somos da opinião que no Aeroporto de Lisboa há poluição visual provocada por excesso de publicidade. Esperamos que nesta área Lisboa possa aprender com os padrões de qualidade que vemos nos outros aeroportos da Europa.

Melhores cumprimentos

António Branco Almeida, Luís Marques da Silva, Nuno Caiado e Fernando Jorge ... Resposta da ANA:

«Exmos Srs,

Acusamos a receção da exposição de v. Exas, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

A publicidade no aeroporto de Lisboa e, em todos os aeroportos ANA está concessionada à JCDecaux Airport, uma das empresas mais conceituadas do mundo nesta área com vasta experiência em aeroportos. Todas os formatos de publicidade são devidamente ponderados, evitando a poluição visual ou o excesso de mancha visual. Ainda a este respeito importa salientar que este nosso parceiro é número 1 mundial em publicidade nos aeroportos (operando mais de 180 aeroportos), em mobiliário urbano e em grandes formatos.

Por outro lado, a Publicidade é um dos negócios não aviação da ANA, que contribui anualmente para as receitas da nossa empresa o que por seu lado concorre para uma política de taxas de aviação mais atrativas e concorrenciais, relativamente a outros aeroportos localizados na sua “catchment area”.

Relativamente à alegada proliferação de publicidade na zona das chegadas, cumpre-nos esclarecer que a publicidade existente desde a sala de recolha de bagagem até ao exterior da aerogare contempla cerca de 30 suportes publicitários, e não como é afirmado no mail que dispõe de 30 suportes só no exterior na zona das chegadas. A este propósito, no exterior apenas contamos com cerca de 15 suportes, sendo que 12 deles não são colocados em simultâneo, é o caso das bandeirolas e das velas, sendo os mesmos colocados alternadamente. Desta forma, é nosso entender que a zona das chegadas /exterior não contribuiu para a poluição visual evocada na reclamação. Existe uma harmonia entre o espaço exterior e a publicidade disponível, devendo-se ao fato de termos um parceiro mundialmente reconhecido que tem como preocupação constante a conciliação dos vários elementos, quer ambientais, quer publicitários.

Salientamos ainda que, desde 2005, são realizados inquéritos aos passageiros sobre o impacto da publicidade no meio aeroporto. Nestes inquéritos são avaliados critérios como: a atractividade, a qualidade e quantidade. Até à data os resultados destes inquéritos têm sido francamente positivos.

Encontramo-nos naturalmente a Vosso dispor para qualquer esclarecimento adicional considerado oportuno.

Com os melhores cumprimentos
Pl’a
Direcção de Projetos Especiais
04.06.2012
Teresa Mateus»

...





Exmos. Senhores


Serve o presente para protestarmos junto dessa empresa sobre a forma, a nosso ver, vergonhosa em que se encontra o edifício das Chegadas do Aeroporto da Portela, de tão sobrecarregado que está com dispositivos de publicidade do mais variado teor e das mais variadas formas e dimensões (só na zona da saída para os táxis/autocarros existem cerca de 30 painéis publicitários!!), e com sinais bem evidentes de falta de manutenção/limpeza aos mais variados níveis, a começar pelo piso, repleto de pastilhas elásticas.

Julgamos ser já tempo de se corrigir uma situação que consideramos inadequada ao objectivo de tornar e manter Lisboa como uma cidade com turismo de qualidade.

Melhores cumprimentos


António Branco Almeida, Luís Marques da Silva e Nuno Caiado



6 comentários:

Xico205 disse...

Ou seja, como sempre houve exagero da queixa! Os paineis publicitários são metade ou menos dos acusados!

Julio Amorim disse...

Pois....de "fato" a Portela está jeitosa....pois o JCD acha que sim.

Xico205 disse...

Quem acha que sim é a Ana e não o José Catarino Dias.

Bic Laranja disse...

O verme julga-se tão inteligente por sacar uns patacos da obscenidade que a Decau lucra por nos enfiar pelos olhos dentro que nem se enxerga quão rastejante mostra ser.
O caramelo escreve em brasileiro até ao ponto quem assina pelo director. Constou-lhe que o director é vagamente contra essa aberração ortográfica que rebaixa directores a «diretores» e encolheu-se todo, o borra-botas.
Os suíços fazem-se respeitar; nós reclamamos do ultraje e é este o respeito que obtemos.
Cumpts.

Anónimo disse...

Porque é que vocês não vão viver para a Suiça? Se gostam tanto daquilo? Sempre a embirrar com tudo, ou porque é, ou porque não é... prefiro o aeroporto limpo e sem dar prejuizo com todas as instituições publicas, do que sem publicidade e a irem-me (ainda mais) ao bolso

Bic Laranja disse...

Que vá o anónimo. Para a Suíça ou para o diabo que o carregue. Eu sou português. Já os meus trisavós o foram.. Porque havia de sair daqui? Para lhe deixar a minha parte do talhão para ele vender ao desbarato? Não! Olhe que eu ainda cá estou, não pense...

Cumpts..