08/10/2012

Lisboa, capital europeia da demolição. Largo da Estefânia


Para justificar a demolição do prédio do início do séc. XX (1910) os proprietários afirmavam que o poeta Fernando Pessoa nunca lá tinha vivido (a sociedade civil, os historiadores, todos andavam a delirar!) mas agora que já conseguiram o que pretendiam, isto é, erguer um edifício novo com o dobro da área de construção (mais a impermeabilização total do logradouro para caves de estacionamento) a história já é diferente. Porque para vender os apartamentos do novo prédio os mesmos senhores já aceitam que o poeta lá viveu - e exploram descaradamente e sem vergonha esse facto. Pois aqui têm o «Edifício Fernando Pessoa»: no antes e depois! Lisboa, Capital Europeia da Demolição!.

6 comentários:

Anónimo disse...

Este largo, da Estefânea, é, como tantos outros em Lisboa, pouco consistente mas agora ainda está pior.
Não sei se já repararam mas toda a rua deste edifício ficou muito mais sombria com a cota exagerada desta nova construção. Muitas vezes os arquitetos e urbanistas não testam os seus modelos na relação com a envolvente e em diferentes e variados padrões. Existe nesta rua uma sensação de claustrofobia e falta de luz. Qual vai ser a solução quando os moradores começarem a aqui habitar? Cortar as árvores, está já a ver-se. Querem apostar?

Julio Amorim disse...

Também reparei nessa treta quando lá passei....é boa hipócrisia demais !

Anónimo disse...

E a estátua de Neptuno no centro da praça devia voltar para o Chiado. Ponham-na no centro do Largo Raphael Bordallo Pinheiro e retirem o estacionamento desse espaço, com tantos parques de estacionamento por perto (Carmo, Camões, Combro...)

Anónimo disse...

Já que estamos numa de visitar edifícios de arquitectura MODERNA PERIFÉRICA, influenciados pelo "PARQUE DAS NA.. ABERRAÇÕES", estilo arquitectónico: SEM HISTÓRIA NEM IDENTIDADE, ESTOU AQUI DE PASSAGEM E NUNCA IREI TRANSMITIR CONSOLAÇÃO ATRAVÉS DO MEU VULGAR E DESCARACTERIZADO ESTILO, SEM BELEZA E SEM NADA... aproveito para aconselhar uma visita à Rua de São Bento, ao pé de casa da Amália (EM PLENO CENTO HISTÓRICO) para observarem mais um cartaz a projectar habitações e lojas de estilo arquitectónico medonho já com licenciamento.

Ai...Desabafo...

http://imageshack.us/photo/my-images/198/sdc11660x.jpg/

Anónimo disse...

mais uma demolição em vista: na esquina da Alm reis com a Febo Moniz, o cartaz anuncia um prédio de 7 andares :(
NC

Laurentina disse...

estas questões põe qualquer um a ferver...e depois damos com o presidente da edilidade a passear pela Ilha de Moçambique património da humanidade a assinar o livro do museu!! HIPOCRISIA, que foi la ele fazer, que parcerias foi ele la assinar, com que dinheiro e de quem??!!
...a prova de que ele andou a passear longe das vistas, não foi uma visita qualquer tenho a certeza "eles" quando vão a África vão com o intuito de sacar, não é por acaso que o camarada "Coelhone" esta la com a Mota - Engil !!!https://www.facebook.com/photo.php?fbid=429139787149641&set=a.224758724254416.60684.100001608714125&type=1&theater