23/03/2021

Ainda sobre a vergonhosa demolição integral do Chalet Froebel....e como tudo poderia ter sido feito de maneira diferente







As casas do Jardim Trädgårdsföreningen em Göteborg. Todas maioritariamente construídas com madeira e mais que centenárias. Assim se preserva ao longo dos anos uma herança cultural para gerações futuras. De considerar, também, o clima severo ao qual resistiram.




O Chalet Froebel....um raro exemplo em Portugal de construção em madeira. Assim foi o seu destino, acompanhado claro, com as mentiras do costume. Madeiras não recuperáveis, avançado estado de degradação e todo o blablabla mentiroso e incompetente que quase sempre acompanha a destruição do nosso património edificado. Se o Chalet Froebel chegou a um ponto sem retorno no que respeita à sua conservação, seria interessante ver provas de tal e, nesse caso, quem se responsabiliza ?

1 comentário:

lfgalvao disse...

Faz parte da mentalidade portuguesa. Não se fazem obras de conservação e manutenção, deixa-se apodrecer até cair e depois faz-se de novo. Isto acontece em tudo, desde a passadeira cuja tinta só é reposta quando já mal se vê, até ao pavilhão de portugal no parque das nações, entaipado porque há risco de cairem pedaços.