tag:blogger.com,1999:blog-8262051.post1410177456240913981..comments2024-01-22T02:01:54.405+00:00Comments on CIDADANIA LX: Um acesso mecânico onde?Unknownnoreply@blogger.comBlogger20125tag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-5884818306023044012009-09-25T17:54:44.403+01:002009-09-25T17:54:44.403+01:00Caro Arqº Coelho, subscrevo em absoluto o seu come...Caro Arqº Coelho, subscrevo em absoluto o seu comentário e, em linhas gerais, o seu projecto (que aliás já conhecia há muito)!<br /><br />Quanto aos detractores das escadas rolantes, nunca devem ter ido ao Alcazar de Toledo, joia mediéval altaneira e "inacessível"; nem ao Palau Nacional e Museu Nacional a'Art de Catalunya, no Montjuic em Barcelona; nem á Cidadela e Catedral Vieja de LLeida... tudo exemplos aqui perto dos nossos queridos vizinhos espanhóis - conhecidos delapiadores do seu património e das respectivas potêncialidades turísticas!<br /><br />Por ventura ainda acham que o acesso ao Castelo ainda devia ser de mula...<br /><br />f.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-87324839090540418562009-05-22T14:43:24.041+01:002009-05-22T14:43:24.041+01:00Em dois comentários anteriores (desconheço porque ...Em dois comentários anteriores (desconheço porque não saíram) referi a existência de, pelo menos, cinco acessos mecânicos públicos na zona central da cidade, sem que isso chocasse ninguém. Elevador de Santa Justa, ascensores do Lavra, da Bica e da Glória, datados da passagem do século XIX para o XX, e o mais recente incluido nos acessos do Metro, escadas rolantes, ligando a Baixa ao Chiado. Não vejo razão para negar, á partida qualquer meio deste tipo. Tudo depende do como fazer.<br />Sobre as escadas rolantes. São uma solução já corrente em qualquer cidade moderna (mesmo em zonas centrais). As vantagens sobre os ascensores prendem-se com o menor impacto visual, fluidez de utilização (sem filas de espera significativas), custos e manutenção menores, inclusão em espaço público, logo independente de terceiros,segurança, possibilidade de vários troços e serviço intermédio.Guilherme Alves Coelhonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-50637434787927134292009-05-20T15:31:21.850+01:002009-05-20T15:31:21.850+01:00Estou completamente de acordo com o senhor Júlio A...Estou completamente de acordo com o senhor Júlio Amorim, Lesma Morta, Luis Alexandre o anónimo das 9:43 AM e m&m.<br />Basta de parolíces, toca a cuidar e requalificar a nossa cidade.HOMOSAPIENSnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-85000470411901700142009-05-20T10:45:25.958+01:002009-05-20T10:45:25.958+01:00Pois é caro anónimo...Lisboa é uma galinha de ovos...Pois é caro anónimo...Lisboa é uma galinha de ovos de ouro <br /> (infelizmente há frangos a mais a tentarem dar cabo dela). Era negócio simples aumentar significantemente o turismo que visita a cidade (postos de trabalho, melhor qualidade de vida para todos, etc). O lucro a curto prazo, os interesses próprios, as amizades e favores....enfim, frangos a mais !Julio Amorimhttps://www.blogger.com/profile/17702467802814404496noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-76107321761356095112009-05-20T09:43:52.470+01:002009-05-20T09:43:52.470+01:00É com agradável surpresa que afinal a generalidade...É com agradável surpresa que afinal a generalidade das pessoas têm uma correcta concepção do centro histórico, e o que é de facto relevante da visita no centro histórico.<br />Há poucos dias estive com um importante promotor suiço que disse que não compreendia porque razão destruimos o centro histórico. Porque valorizamos a diferença do nosso centro histórico, não sabemos aproveitar. <br />A reunião no novo hotel Altis junto ao rio, acabou em almoço.<br />Usou com alguma razão a disparatada implantação do hotel, que não valorizou, a loclização.<br />Acabei a reunião um pouco triste, pois o sujeito tinha toda a razão.<br />Preconiza que Portugal deveria aproveitar bem, com qualidade sem inventar ou modernices, os seus recursos porque actualmente é o destino turístico mais seguro, sem guerras, sem revoluções ou febres.<br />A valorização e qualificação do espaço público e percurso é mais gratificante que a quantidade de museus pois poucos são aqueles que frequentam. <br />Não é dificil entender isto!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-61517182260645002752009-05-20T01:12:14.923+01:002009-05-20T01:12:14.923+01:00não concordo com nenhuma espécie de elevador ou de...não concordo com nenhuma espécie de elevador ou de escada rolantem&mhttp://emeeme.blogspot.com/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-21727995252107187792009-05-19T21:47:00.000+01:002009-05-19T21:47:00.000+01:00Nem elevador, nem escadas rolantes. Concordo intei...Nem elevador, nem escadas rolantes. Concordo inteiramente com quem aqui já escreveu que faz parte do "pacote" a caminhada a pé pelas colinas.<br />Uma das marcas de Lisboa é ser a cidade das 7 Colinas, então, toca a subi-las e a pé.<br />Se a CML quer fazer alguma coisa pelo local, arranje os passeios condignamente, aumente a sua largura, retire os carros dos passeios, permita que as pessoas disfrutem da caminhada em boas condições de segurança.<br />Além disso, não me parece que andar incomode muito aos turistas, nem todos os povos têm o nosso péssimo hábito de ir a todo o lado com o "carrinho".<br />Luís R.Luís Alexandrehttps://www.blogger.com/profile/10330695961619107356noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-546015847315953482009-05-19T20:55:00.000+01:002009-05-19T20:55:00.000+01:00É muito triste se um elevador for construido.
Esca...É muito triste se um elevador for construido.<br />Escadas rolantes seriam na minha opinião um mal menor, até porque já as vi em outras cidades europeias, no entanto, há sempre aquelas que teimam em não "rolar", e isso em Lisboa já se está a ver que seria certamente a norma.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-55613948052039532542009-05-19T20:33:00.000+01:002009-05-19T20:33:00.000+01:00Perdoe-me caro senhor mas escadas rolantes na zona...Perdoe-me caro senhor mas escadas rolantes na zona velha da cidade é no minimo bizarro. Incoerente com o cenário e no minimo inestetico<br /><br />Jorge Santos SilvaLesma Mortahttps://www.blogger.com/profile/18114986684236131255noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-29913802285978568102009-05-19T13:30:00.000+01:002009-05-19T13:30:00.000+01:00Acesso mecânico em lado nenhum !
Um acesso difíc...Acesso mecânico em lado nenhum ! <br /><br />Um acesso difícil ao Castelo, faz parte do pacote "castelo medieval de difícil acesso" (era essa a ideia quando o edificaram!) <br /><br />Os turistas que se desloquem a pé. Quem não tem pernas apanha o eléctrico. Uma carreira minibus resolve o resto dos problemas. <br />A cidade histórica não necessita de instalações deste tipo.Julio Amorimhttps://www.blogger.com/profile/17702467802814404496noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-71853123858364489142009-05-19T12:16:00.000+01:002009-05-19T12:16:00.000+01:00isso mesmo!isso mesmo!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-33276802315357806222009-05-19T10:27:00.000+01:002009-05-19T10:27:00.000+01:00O Centro Histórico tem caracteristicas proprias, a...O Centro Histórico tem caracteristicas proprias, alterar o seu ambiente urbano, perpectivas e vistas, com escadas rolantes e uma infraestrutura dispendiosa que custára carissima a sua manutenção (e que muito provavelmente estará avariada mais tempo do que a trabalhar) é destruir património.<br />A única situação sem impacto será a utilização de elevadores publicos no interior de edificios, e sempre com um espaço ou posto de turismo local.<br />Facilitar o acesso directo é matar o centro histório, o percurso e todod o espaço comercial ao longo desse percurso é fundamental.<br />O edíficio do Mercado do Chao do Loureiro poderia ter facilmente uma fachada cortina pombalina e desta forma se integrar facilmente na encosta, caso contrario irá chamar atenção ou "contrastar" negativamente no conjunto, sendo a função pouco nobre (silo auto).Arq. Silvanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-65263896579708230122009-05-19T09:58:00.000+01:002009-05-19T09:58:00.000+01:00Não foi o Zé o responsável pelo chumbo ao elevador...Não foi o Zé o responsável pelo chumbo ao elevador do João Soares? Se ele continuar na CML é para esquecer. Ou será que afinal já não?<br />Luís R.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-82376878621955704922009-05-19T09:13:00.000+01:002009-05-19T09:13:00.000+01:00terreiro do "paço" e não "passo", meu caro.
ai o ...terreiro do "paço" e não "passo", meu caro.<br /><br />ai o português...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-74398435557884203552009-05-19T01:22:00.000+01:002009-05-19T01:22:00.000+01:00Em tempos do mandato de Santana Lopes conheci e vi...Em tempos do mandato de Santana Lopes conheci e vi nas mãos do Arquitecto Pedro Formozinho Sanchez uma proposta cujo nome era: "Elevadores à Baixa" sendo que era inspirada em ideias que já existiram e como a maioria das ideias, são muito discutidas e acabam todas no fundo de uma gaveta:<br />-O primeiro era um elevador vertical, do género do de Stª. Justa, já conhecido, do Lg. do Corpo Santo, atravessando por cima dos edificios da Tv. do Furragial e terminando no pequeno Lg. do ínicio da Rua Duques de Bragança;<br />-O segundo era na R. da Vitória, frente ao nº 147 da R. dos Fanqueiros com a mesma filosofia do anterior, do Corpo Santo, vertical passando em plataforma por cima da R. dos Fanqueiros e descansando a plataforma no última piso desse prédio 147 e saindo pelo r/c do prédio da R. da Madalena, propriedade da CCDRLVT. Depois utilizaria-se o actual elevador do antigo Mercado Chão do Loureiro ou outro qualquer que nascesse do futuro Silo Auto que esteve já proposto no lugar do mercado, para a R. Costa do Castelo; e<br />-Por fim um outro num terreno baldio na R. Milagre de Stº António a 70 metros da R. Costa do Castelo, este sim poderia ser em escadas rolantes integrado em edifício a construir com caracter museológico até à Pç. de Armas do Castelo.<br /><br />Mas depois de ler a proposta do Arq. Guilherme Alves Coelho, julgo que a sua proposta para o edifício da R. dos Fanqueiros, talvez fosse a mais adequada e menos agressiva.<br />Quanto às escadas rolantes exteriores, elas carecem de muita manutenção, e são substancialmente mais caras que qualquer elevador que possa servir no Chão do Loureiro. Neste caso continuo preferindo o elevador dentro de edificio.<br />Quanto à outra alternativa em túnel por terrenos que certamente iriam trazer surpresas a nível arqueológico, prefiro a alternativa da R. Milagre de Stº. António, frente ao Chapitô no tal baldio, ainda por cima omisso na matriz, ou seja sem dono, o que a Câmara poderia tomar posse.<br /><br />José Santiagojose santiagohttps://www.blogger.com/profile/06828658294651897067noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-35016514177668975842009-05-19T00:50:00.000+01:002009-05-19T00:50:00.000+01:00De facto uma zona sensível no que toca à implement...De facto uma zona sensível no que toca à implementação de novos acessos. Pessoalmente sou a favor do alargamento das linhas de eléctrico e da criação de um eléctrico vertical (como o do Elevador da Glória). Claro que, ao ser implementada tal ideia, requereria a criação de réplicas dos eléctricos tradicionais e não das aberrações que fazem o percurso Terreiro do Passo - Belém.Maxwellhttps://www.blogger.com/profile/13363269960597015634noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-50944690738213449382009-05-18T19:47:00.000+01:002009-05-18T19:47:00.000+01:00Eu também acho anónimo das 7:07PM, em muitas cidad...Eu também acho anónimo das 7:07PM, em muitas cidades europeias existe minibus em percurso circular nos centros históricos, o que é menos folclórico que meter elevadores(modernos).<br />Para mais a ideia de apostar em ascensores tradicionais, não é nada mal, mas penso caro.<br />Ao que toca as escadas rolantes, acho a ideia boa mas tanto ou mais folclórico que os elevadores(modernos). Vem a sair como aquelas escadas rolantes de Albufeira bem no centro, aquilo daqui a pouco esta tudo partido e cheio de ferrugem visto que não tem protecção contra a chuva e é o que podera acontecer em Lisboa, sem tomar conta do impacto visual, claro.HOMOSAPIENSnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-81911270157805057692009-05-18T19:41:00.000+01:002009-05-18T19:41:00.000+01:00Caro Arquitecto
A proposta foi simplesmente adiada...Caro Arquitecto<br />A proposta foi simplesmente adiada para a sessão de depois de amanhã, uma vez que na semana passada a reunião terminou mais cedo do que o previsto e nem sequer se chegou a esse ponto da ordem de trabalhos.<br />Abr.Paulo Ferrerohttps://www.blogger.com/profile/06359153566682470213noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-9795209392938884932009-05-18T19:37:00.000+01:002009-05-18T19:37:00.000+01:00Numa cidade tão envelhecida, num tempo de turismo ...Numa cidade tão envelhecida, num tempo de turismo de gente apressada, um acesso mecânico, o mais possível visualmente não-agressivo, parece-me muito apropriado.<br /><br />Elevadores como o do João Soares nem pensar, obviamente.<br /><br />Quanto ao roubo de ideias, neste país e nos dias que correm nada resiste.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-44451761568999058322009-05-18T19:07:00.000+01:002009-05-18T19:07:00.000+01:00porque não aproveitar a excelente ideia do acesso ...porque não aproveitar a excelente ideia do acesso no interior do edifício da rua dos fanqueiros, para fazê-lo no interior do edicio do chão do loureiro?<br /><br />tudo o que implique modificar uma zona tão sensível da cidade será sempre polémico.<br /><br />além disso, fazendo estes dois acessos, parece-me que será um exagero fazer um terceiro para o interior do castelo. com os outros dois já se fez mais de 2/3 do percurso.<br /><br />já agora, levar os turistas ao colo.<br /><br />porque não um minibus, de percurso circular, como existe no bairro alto?<br /><br />porque não criar mais linhas delectricos ou apostar em ascensores tradicionais?<br /><br />porque não aumentar a frequência do electrico 28, dando prioridade dos semáforos da rua da conceição, sobre as outras vias de atravessamento e aumentar a fiscalização da polícia ao estacionamento sobre a linha?<br /><br />esta última, pelo menos, seria bem mais barata e de mais fácil aplicação.Anonymousnoreply@blogger.com