tag:blogger.com,1999:blog-8262051.post4297627546124794372..comments2024-01-22T02:01:54.405+00:00Comments on CIDADANIA LX: Capital é um planalto ideal para bicicletasUnknownnoreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-35056069321709735902008-03-18T18:18:00.000+00:002008-03-18T18:18:00.000+00:00"Sinceramente, acho que essa mania das bicicletas ..."Sinceramente, acho que essa mania das bicicletas em Lisboa é um perigo para toda a gente."<BR/>O único perigo que vejo é a existência de pessoas com essa mentalidade.Os automóveis têm travões e devem respeitar os limites de velocidade. O problema é que 90% dos cidadãos que usam carro na cidade comportam-se como umas bestas e acham-se com mais direitos que os restantes.Portagens à entrada da cidade urgentemente, tolerância 0 às transgressões ao código da estrada, estacionamento caro....Vamos devolver a cidade às pessoas e tirá-la das latas....Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-75505226702645390592008-03-18T04:20:00.000+00:002008-03-18T04:20:00.000+00:00Na belgica não é só um desporto nacional mas també...Na belgica não é só um desporto nacional mas também o transporte favorito.Desde da idade 3 até de 99todos andam de bicicleta . Os últimos anos tornou-se popular a bicicleta com reboque para transportar as compras ,muito prático e extremamente saudável. Eu Praticante intenso deste desporto ,posso conselhar ao todos lisboetas andar de bicicleta .<BR/>cumprimentos um belga a visitaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-34640475715685430012008-03-17T16:33:00.000+00:002008-03-17T16:33:00.000+00:00Lisboa é uma cidade perfeitamente ciclável. Basta ...Lisboa é uma cidade perfeitamente ciclável. Basta criarem-se as condições para isso. E nem sequer é necessário investir em ciclovias nem terraplanagens.<BR/><BR/>Tudo o que é necessário é controlar o estacionamento, fazer cumprir cumprir o código da estrada e criar mais locais onde se possa estacionar a bicicleta.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-88793169713078284822008-03-17T16:17:00.000+00:002008-03-17T16:17:00.000+00:00Se calhar, o problema está mais nos automóveis do ...Se calhar, o problema está mais nos automóveis do que nas bicicletas.<BR/>Digo eu...Tiago R.https://www.blogger.com/profile/10350960341121573329noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-29646057160174255132008-03-17T15:14:00.000+00:002008-03-17T15:14:00.000+00:00Sinceramente, acho que essa mania das bicicletas e...Sinceramente, acho que essa mania das bicicletas em Lisboa é um perigo para toda a gente. <BR/><BR/>Mais: para o bem de todos, incluindo os ciclistas, contra quem nada tenho, só devia ser possível circularem onde houvesse ciclovias.<BR/><BR/>Já por mais de uma vez presenciei desvios súbitos de automóveis, travagens repentinas, passagens a centímetros de ciclistas e até um atropelamento.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-52605530551802794332008-03-17T13:58:00.000+00:002008-03-17T13:58:00.000+00:00Deixo o meu testemunho também, uma vez que uso bic...Deixo o meu testemunho também, uma vez que uso bicicleta frequentemente nas minhas deslocações para o trabalho e de lazer.<BR/>Apesar do preconceito e comodismo dos portugueses que os impede de usar este meio de transporte, é viável, saudável e agradável a utilização de bicicleta na cidade. Mas poderia ser ainda muito mais caso se criassem melhores condições como ciclovias, maior aceitação nos transportes públicos, sensibilização dos condutores, etc.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-72163136299158365482008-03-17T12:48:00.000+00:002008-03-17T12:48:00.000+00:00Caríssimo, eu desloco-me em 2 rodas diariamente e ...Caríssimo, eu desloco-me em 2 rodas diariamente e concordo com esse senhor. Vivo em alcantara, facilmente me desloco até á baixa, expo, ou belem. São "só" as 3 principais zonas de lazer da cidade :)<BR/>Alvalade, Benfica, Campo de Ourique, Avenidas Novas, Campo Pequeno, Campo Grande... há muitas zonas relativamente planas onde podemos fazer pequenas deslocações. Ir ás compras, a um bar ou café, a um teatro, cinema ou jardim, visitar um familiar ou amigo que more perto...<BR/>Claro que se quiser dar uma volta pelo Castelo, Bairro Alto, Graça, ou Alfama como é óbvio não vou de bicicleta. <BR/>Os principais eixos viários da cidade, construídos em cima de antigas ribeiras, são pouco inclinados. Av. Liberdade, Av. Almirante Reis, já as fiz todas e não morri.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-28789031828836026402008-03-17T12:25:00.000+00:002008-03-17T12:25:00.000+00:00Levou 50 dias para abolir 7 colinas e deslocalizar...Levou 50 dias para abolir 7 colinas e deslocalizar um referente. <BR/><BR/>Claro que este estudo de 50 dias não faz com que Lisboa deixe de ser a das sete colinas, embora as sete colinas estejam situadas en 32, 6 por cento da área de Lisboa. Justamente a área que mais se destaca, et pour cause, em altura e qualidade do construído e que é de longe a área mais interessante para viver dada o contraste, o enquadramento, a pluralidade de vistas e o intimismo proporcionado pela escala : além do fluxo menor de trânsito.<BR/><BR/>Não sei como o Guerreiro dos Santos chega à conclusão falaciosa de que Lisboa é um grande planalto: arrasou as 7 colinas, suprimiu-as num passe estatístico, esmagou-as debaixo de uma área que inclui certamente a das neo-Lisboas - qualquer dia o Cacém conta, o Barreiro...<BR/><BR/>Para fornecer argumentos à deslocação em bicicleta, não é preciso arrasar as colinas nem essa simpática e simbólica imagem de Lisboa que como Roma e São Francisco tem esse privilégio que a torna ímpar ter sete colinas, toidas elas sempre surpreedentes. Já subi mais de mil vezes a cada uma delas, a pé, pois claro, e nunca me deixaram de surpreender. <BR/><BR/>Seja isto dito, eu vivi em Amsterdam onde me deslocava nas "bicicletas brancas", meio fantástico de transporte e que toda a gente salvo alguns emigrantes rancorosos e desintegrados e alguns turistas patológicos tratava bem, com orgulho e simpatia. Por isso veria com bons olhos alguma biciletização de Lisboa. Mas neste momento a menos que uma pessoa seja um ás do pedal é suicida andar de bicicleta em Lisboa, salvo aos fim de semana, quando a horda dos suburbo-autómatos nos deixa em paz, com espaço e tempo nas ruas.<BR/>Ir dar um giro à beira-rio entretanto é melancólico, sabe a reserva índia e a paróquia, a parque infantil misto e unisexo.<BR/><BR/>Sendo assim, acho que para fomentar a bicicleta não é preciso ser tão extremista e bulldozerizar as colinas, reduzindo-as a insignificantes cotas de altura, que se podem perfeitamente esquecer.<BR/><BR/>Aliás subir colinas é uma coisa que um cilcista gosta de fazer. Por isso ou eu me engano muito ou a cidade das bicicletas na cabeça deste sonhador que abole as colinas está a ser concebida para hedonistas moles, apreciadores de soluções "fáceis" e "cómodas" e que se possam deslocar sempre na horizontal planáltica. Mais um triunfo do expedito e reducionista pensamento pequeno-burguês que aliás é o dominante em perspectiva?Miguel Drummond de Castrohttps://www.blogger.com/profile/05223875833421682239noreply@blogger.com