tag:blogger.com,1999:blog-8262051.post5660541977391879793..comments2024-01-22T02:01:54.405+00:00Comments on CIDADANIA LX: Mais electricos para LisboaUnknownnoreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-85015651285771871302011-03-11T12:40:15.089+00:002011-03-11T12:40:15.089+00:00A questão é, em si mesma, muito simples: uma cidad...A questão é, em si mesma, muito simples: uma cidade da dimensão de Lisboa, ou maior, como Berlim ou Viena, tem e ter três níveis de transporte público: o metro subterrâneo, o eléctrico, incluídos o rápido e o tradicional, e o autocarro (o troley cabe na categoria «autocarro»). O eléctrico é estruturante e um dos modos não substitui o outro. Sem um deles o sistema fica «coxo» e quem disser o contrário... Mente!!!<br />Ém cidadres de ligeira menor dimensão pode não haver um dos modos de transporte: em Praga não há autocarros, mas três linhas de metro convencional e 26 linhas de eléctrico; em Basileia, há só eléctricos e táxis; em Berna, eléctricos e autocarros, tal comio em Zurique... Mas o electrico, em cidades destas dimensões,SEMPRE!Césarhttps://www.blogger.com/profile/06659139424504494536noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-76571806737967465792007-11-20T14:27:00.000+00:002007-11-20T14:27:00.000+00:00Claro vamos pôr os amarelos a funcionar...toca a p...Claro vamos pôr os amarelos a funcionar...toca a pressionar...ainda se podia fazer mais, estive á dois anos em S. Francisco..o que fizeram por lá alem de terem os famosos cables cars..tem uma rede de electricos todos diferentes a circular nas carreiras normais..um ao museu vivo..com o museu da carris que ninguem vê podiam fazer o mesmo..então Lx tornava-se ainda uma cidade + unica no Mundo..e por favor não modernizem muito os electricos...pensem nisso...Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/16606286208591769387noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-51668130776555367942007-11-02T11:08:00.000+00:002007-11-02T11:08:00.000+00:00troleicarros? porque nãomas o eléctrico é mais cóm...troleicarros? porque não<BR/><BR/>mas o eléctrico é mais cómodo e atrai mais gente.<BR/>pode-se aproveitar para tirar carros das rua por onde passa e redesenhar o espaço público abrangente.<BR/>os troleicarros como complemento são boa ideia, sobretudo porque se podem fazer passar pelo sítio próprio reservado aos eléctricos.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8262051.post-66613958776121283672007-11-01T13:59:00.000+00:002007-11-01T13:59:00.000+00:00Sei que o lisboeta, na sua maioria, nunca viu mais...Sei que o lisboeta, na sua maioria, nunca viu mais nenhum tipo de veículo eléctrico além daqueles que circulam sobre carris. <BR/>Enquanto que «São dez milhões de euros por km para o eléctrico e 50 milhões de euros por km para o metro», para os troleicarros é menos de 1 milhão por quilómetro. <BR/>Não seria altura de alargarem os seus horizontes?<BR/>(ver, por exemplo, http://www.trolleymotion.com)<BR/> <BR/>Cumprimentos,<BR/>Emídio Gardé<BR/>http://ehgarde.planetaclix.ptEmídio Gardéhttps://www.blogger.com/profile/05683582115629843871noreply@blogger.com