27/05/2005

5 Génios, uma mão cheia de nada?

Desde 1999 que nos tem sido dado a saber pela CML que a nossa capital estaria na iminência de ver nascer 5 novos projectos, de 5 génios da arquitectura mundial: Norman Foster, Renzo Piano, Frank Gehry, Jean Nouvel e Ricardo Bofill.

Passado todos estes anos, e sem que nada de concreto exista no horizonte a não ser muita propaganda e muita polémica, achamos que é tempo de os lisboetas ficarem a saber o que de facto aqueles 5 nomes já fizeram de concreto, quem lhes paga, e quando vão estar feitos os seus projectos, se é que algum deles vai sair do atelier. Tentámos ver o que há de facto, e fomos à Net.

Do que ficámos a saber seleccionámos 2 projectos, o de Foster e o de Piano, por os acharmos verdadeiras mais-valias para Lisboa, e colocámo-los no nosso "site", respectivamente aqui e aqui. Porquê?

1. Porque o que existe de Gehry é quase nada a não ser maquette, e mesmo assim, só de a ver, imagina-se o que sufocaria no Parque Mayer e na Avenida...
2. Porque o que existe de Nouvel é confuso e confunde-se com o chamado "Alcântara XXI".
3. Porque o que existe de Bofill é mau: uma torre de 105 mt. de altura, designada por "Edifício Compave", em frente à Maternidade Alfredo da Costa, com 6 pisos subterrâneos para estacionamento automóvel, e uma área de 132 mt2, e desvirtuará para sempre o pouco que ainda resta do antigo "boulevard" da Av.Fontes Pereira de Melo.

PF

Sem comentários:

Enviar um comentário