04/05/2005

Trânsito condicionado em mais zonas de Lisboa, S.F.F.

Esta é uma boa notícia, que tardava anunciar, pois só com fiscalização, multas e mais multas se faz cumprir a lei. Infelizmente, por aqui é assim. O condicionamento do trânsito e estacionamento no Bairro Alto, Bica, Santa Catarina e Alfama foi uma das poucas boas medidas da CML, que aplaudi durante estes 4 anos. Trata-se de um passo que devia ter sido dado há muito mais tempo, mas que deve ser corigido e adaptado conforme os resultados vão aparecendo, como agora foi feito.

Mas o estacionamento e o trânsito também devem ser condicionados em outras zonas de Lisboa, como a Penha de França, a Avenida da Igreja (e perpendiculares), o Castelo, o Bairro Azul e Campo de Ourique, por exemplo.

PF

2 comentários:

  1. Achei imensa laracha à sua charge bem humorada, mas ela nada tem que ver com o que eu disse.

    Além do mais, acho que se Lisboa desse mais hipóteses a quem gosta de se deslocar em bicicletes, trotinetes, patins ou skates, teríamos todos uma Lisboa muito mais saudável e uma melhor qualidade de vida.

    Ter-se carros estacionados nos passeios, em cima de passadeiras, obstruindo entradas de prédios, em segunda fila ou não pagando parquímetros quando há outros que são obrigados a ter um dístico camarário para poderem estacionar junto a suas casas, não é qualidade de vida.

    Ver-se as empresas fazendo cargas e descargas quando querem e onde querem não é qualidade de vida.

    Ter-se ruas de bairros residenciais a serem transitadas como se fossem vias rápidas não é ter-se qualidade de vida.

    O que defendo é simples: restrinja-se o trânsito nas zonas habitacionais onde as ruas assim o exijam, e que se discipline de uma vez por todas o estacionamento selvagem.

    Mas já que fala de elevadores, ora aí está um bom tema de conversa de café: a ligeireza com que os proprietários substituem elevadores perfeitamente operacionais, bonitos, bem feitos, mas de manutenção cara (como tudo o que é bom na vida é caro), por peças de pavilhão industrial de subúrbio barato, de múltiplos perigos, ineficientes e inestéticas, refugiando-se na velha desculpa matreira para uso doméstico "é a CEE que assim nos obriga, e além disso não há já manutenção para o outro".

    PF

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  2. Sei, sei o que quer dizer ... mas eu juro a pés juntos: nunca estaciono em cima do passeio, nunca obstruo nada, e qdo estaciono em algum local em que há parquímetro, pois tiro o ticket, sempre. Mas conheço muitas pessoas que fazem como diz, oh se conheço.

    E gosto muito do meu pópó. E gostava de ter uma série de pópós mais. Mas prefiro andar de transportes públicos aqui em Lisboa. Só tenho pena que o Metro entenda que Marvila, Ajuda, Belém, Ajuda, Graça, Encarnação, etc., não seja ... Lisboa.

    Os elevadores? Essa desculpa da manutenção foi o que levou o meu senhorio a deitar fora um elevador de origem, dos anos 40, de madeira, cabos possantes, botões cromados, e lagartas duplas, para meter um caixote de ferro, com remendos a massa beije, sem ventilação alguma, uns botões gigantones, uma luz que até dói, e com umas portas que têm uma mola tão forte que ou bem que se imobiliza a porta ou não dá para sair/entrar do elevador sem levar com ela em cima...

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