In Público (19/7/2006)
"A Câmara Municipal de Lisboa (CML) assinou ontem um protocolo com três empresas de estacionamento para cedência de cinco mil lugares em 11 parques da cidade, em horário nocturno, mediante uma avença mensal de 25 euros.
Têm acesso a estes lugares de estacionamento todos os munícipes de Lisboa que se inscrevam nos parques explorados pelas empresas ESLI, Emparque e SPGIS, o que poderão fazer já a partir desta semana. Será possível estacionar nos parques do Marquês de Pombal, Campo de Ourique, Avenida de Roma, Campolide, Campo dos Mártires da Pátria, Alameda D. Afonso Henriques, Avenida de Berna, Saldanha, Alexandre Herculano, Valbom e Praça de Londres, entre as 18h e as 10h durante a semana e sem limite de tempo aos fins-de-semana e feriados. De acordo com António Cidade Moura, administrador da ESLI, o estacionamento à superfície vai ter de diminuir nos próximos anos para bem do espaço público, daí a importância da medida protocolada com a autarquia. "Nas zonas históricas da cidade ou nas Avenidas Novas, onde os prédios não têm garagens, será difícil recuperar e rentabilizar os imóveis e captar moradores se não houver oferta de estacionamento", explicou. Para aquele responsável, "é lógico e racional" disponibilizar aos moradores de Lisboa cinco mil lugares de estacionamento nocturno, apesar de "não representar valor acrescentado em termos de exploração da empresa". Carmona Rodrigues, presidente da CML, lembrou que esta foi uma das suas promessas eleitorais, mas, mais do que isso, "é o corrigir de uma injustiça social, que permite privilegiar os residentes da cidade e melhorar o espaço público". O autarca garantiu que os parques de estacionamento em construção já terão em conta "essa elasticidade entre a oferta e a procura" e lembrou que as parcerias entre os privados e o sector público têm de existir em todas as áreas, para que a cidade possa melhorar. A.M."
Ou seja, passam a ser os moradores a viabilizarem os parques de estacionamento subterrâneo. Comigo, não contem!
Quanto à afirmação do responsável da ESLI sobre zonas histórica versus estacionamento, o melhor é não fazer comentários. Ou seja, mais palavras para quê? No comments.
PF
Fico muito contente por não contar com V. Exa. no parque de estacionamento. Espero que já esteja a utilizar uma garagem em Massamá.
ResponderEliminarQuanto à ausência de comentários sobre o estacionamento nas zonas históricas não posso manifestar o mesmo agrado, uma vez que o Britcom agora apenas apresenta uma série ao Sábado à noite e sempre poderia ser uma alternativa hilariante.
Gostaria de facto que descrevesse e fundamentasse a reacção negativa a esta medida porque eu não consigo encontrar objecções razoáveis. Se tivesse a bondade de o fazer eu ganharia uma de duas coisas: encontraria razões que que me estão vedadas ou encontraria uma alternativa ao Britcom.
José Augusto S.M.