In Jornal de Notícias (17/10/2006)
Gina Pereira e José António Domingues
"Pela zona da Baixa e do Chiado passam, diariamente, cerca de 200 mil pessoas e são essas que a agência quer cativar para fazer compras
Potenciar a Baixa/Chiado como um espaço comercial privilegiado da cidade e da região de Lisboa é um dos principais objectivos do modelo de gestão integrada da Agência para a Promoção da Baixa-Chiado, uma associação de direito privado sem fins lucrativos, criada em 2001 e agora relançada. O desafio é modernizar o comércio e introduzir modelos inovadores de comunicação e atracção dos clientes - tirando partido das novas tecnologias - de modo a beneficiar as mais de 1500 lojas e restaurantes existentes na zona.
O relançamento da agência teve lugar, ontem à tarde, na Câmara Municipal de Lisboa (CML) - que apoia o projecto com 250 mil euros -, em simultâneo com a apresentação da marca Baixa-Chiado, que passa a ter um logotipo e uma imagem institucional própria. Na ocasião, Fontão de Carvalho, vice-presidente da autarquia e presidente da direcção da agência, garantiu que a edilidade está muito empenhada neste projecto, mas alertou que "o sucesso da agência dependerá, em grande parte, da adesão dos comerciantes".
António Amaral, director executivo, sublinhou que, a partir de hoje, irão "de porta em porta" contactar com os comerciantes para os atrair para este projecto. Mas garantiu que irão "trabalhar para todos", independentemente de serem ou não sócios. Acções de dinamização e animação de rua, campanhas comemorativas de efemérides, lançamento de um cartão de compras Baixa/Chiado e criação de condições de estacionamento mais atractivas são algumas das acções programadas para fazer da zona uma "alternativa aos centros comerciais".
António Amaral explicou que, à partida, o objectivo é fazer com que as cerca de 30 mil pessoas que vivem e trabalham na Baixa/Chiado e as 200 mil que, diariamente, por ali passam para apanhar os transportes públicos encarem a zona como um espaço qualificado de comércio e lazer. Para isso, "é fundamental que os comerciantes estejam disponíveis para estar abertos à hora do almoço e até mais tarde nalgumas épocas", explicou, admitindo que esse esforço será feito aos poucos.
Segundo Fontão de Carvalho, este projecto é "independente" do que foi recentemente apresentado pelo Comissariado, visto que essa é uma intervenção a longo prazo e este "é para começar já".
Tenda para festas na Praça da Figueira
A época natalícia vai ser o primeiro teste aos propósitos da agência. Aproveitando a iluminação da árvore de Natal da Praça do Comércio, a 25 de Novembro, deverá arrancar um programa de animação da zona que convide as pessoas a andar a pé. Na praça da Figueira, será instalada uma tenda gigante transparente que, durante o dia, será uma ludoteca e, à noite, transforma-se num espaço para festas e jantares de Natal. Garantem que já há empresas interessadas.
Polícias vão passar a andar de seegway
Um novo modelo de policiamento vai ser testado na Baixa/Chiado. Das três patrulhas que hoje andam de bicicleta, uma passará a andar de "seegway". Um moderno meio de transporte eléctrico, que permite ao polícia ver e ser visto e andar mais depressa para acorrer às situações. Os veículos chegam em Dezembro."
Comentários:
1. É de aplaudir o relançamento desta Agência.
2. Montar uma tenda na Praça da Figueira para feira de Natal, é uma boa ideia, só resta a saber em que moldes tal será feito.
3. Policiamento em seegway é uma boa aposta, que é bastante vulgar nos E.U.A. e em Paris, por exemplo. Por cá, já os há dentro do CCColombo.
PF
Sem comentários:
Enviar um comentário