In Diário de Notícias (7/12/2006)
Susana Leitão
Nuno Fox (foto)
"Os radares de controlo de velocidade colocados pela Câmara Municipal de Lisboa nas principais rodovias da cidade vão começar a funcionar já no próximo dia 21. Os aparelhos já estão a ser testados, apesar de o controlo ainda não ser perceptível ao condutor. Simultaneamente, vão começar a funcionar os cinco painéis de mensagem variável, instalados nas várias entradas de Lisboa. Os dois tipos de aparelhos estarão ligados permanentemente à Polícia Municipal e à Central de Tráfego da autarquia, que faz a monitorização do trânsito na capital, explicou ao DN Marina Ferreira, vereadora da Mobilidade. (...)
Funcionamento
Para além da vertente preventiva, os radares permitem também o registo fotográfico do automóvel que infringiu a lei. Este registo vai permitir às autoridades aplicar a coima em conformidade com a transgressão. O condutor é avisado da existência do radar alguns metros antes de entrar na área vigiada, através de sinalização própria (ver foto). Depois, junto a cada aparelho estará um painel - a pelo menos 300 metros - que avisa o condutor que segue em excesso de velocidade. O alerta será sempre da velocidade máxima permitida naquela via e nunca da velocidade real do veículo. A infracção só será registada caso o automobilista não diminua a velocidade.
Os 21 radares serão instalados nas rodovias mais problemáticas da cidade (ver infografia), os chamados pontos negros. Um dos locais mais problemáticos é a Avenida General Norton de Matos. Só nesta via, conhecida como Segunda Circular, a PSP registou, de Janeiro a Setembro, 166 acidentes dos quais resultaram 49 feridos. Aqui serão colocados dois radares, na zona de Benfica, no sentido oeste/este. Também a Avenida da Índia, a mais mortal da capital (com quatro vítimas mortais nos primeiros nove meses de 2006), terá dois aparelhos, em ambos os sentidos. O futuro Túnel do Marquês, com abertura prevista para Março de 2007, será contemplado com radares de controlo de velocidade no sentido oeste/este.
Os painéis de mensagem variável, que se destinam a informar os condutores sobre acidentes, congestionamento de trânsito e também sobre o excesso de velocidade, serão instalados nas avenidas Engenheiro Duarte Pacheco (sentido oeste/este) e Cidade do Porto (sentido norte/sul), no Campo Grande (sentido norte/sul) e na Segunda Circular, em Pina Manique (sentido oeste/este). (...) "
Esta é uma boa notícia, mas é apenas um pequeno passo no sentido de uma melhor mobilidade em Lisboa. É, portanto, uma gota de água num oceano de possíveis intervenções da CML na prevenção rodoviária.
PF
Sem comentários:
Enviar um comentário