As imagens retratam os festejos do DIA EUROPEU DA MOBILIDADE, 22 de Setembro de 2007, em frente ao Palácio Nacional de Belém.
Cerca de 18 viaturas de transporte individual responderam prontamente ao desafio lançado pelo novo presidente da CML: "uma cidade mais amigável, onde o peão se sinta mais seguro e onde possamos circular com melhores condições".
Se de facto a CML pretende privilegiar a circulação dos peões, então é indispensável por em marcha um programa de instalação de pilaretes nas passadeiras, caso contrário vamos continuar a assistir a aberrações como esta, na Praça Afonso de Albuquerque, em Belém. Neste caso concreto, estavam 18 viaturas estacionadas na passadeira assim como dentro do próprio jardim! A técnica utilizada é comum a muitos outros locais de Lisboa: as viaturas entram para os passeios utilizando a própria passadeira. E tudo isto se passa mesmo em frente de uma esquadra da PSP, e da entrada principal do Palácio de Belém.
Em matéria de mobilidade e segurança dos peões, a Praça Afonso de Albuquerque é um dos pontos negros da cidade.
Amplie as matriculas dos carros.
ResponderEliminarJá é altura dos prevaricadores serem apontado a dedo.
A falta de respeito de alguns condutores é cronica, estacionam em cima das paragens de autocarros e electricos, obrigando os utentes a fazerem ginastica para sairem ou entrarem dos transpostes.
E como cada autocarro não pode trazer um policia, talvez a denuncia a publica possa ter alguma influência.
isto já não vai lá; foram muitas décadas de selvajaria, do deixa andar, do "eu tenho carro, logo tenho mais poder do que o peão"; concordo, só com pilaretes, barreiras físicas, é que estas pessoas param de fazer estas malfeitorias aos peões; porque não é possível ter um polícia em cada passadeira da capital
ResponderEliminarEu, por sinal, sou o mais possível contra os pilaretes. Para além de serem, geralmente, inestéticos, não são eficazes. Há sempre uns espertalhões que, por mais fortes que sejam os pilaretes, dão cabo deles. Vai lá com muitas pesadas e reboques. Mas todos e sem excepção. E não venham com a história da caça à muita.Multa sem dó nem piedade. Ainda me lembro de um amigo meu ter sido multado por ter parado na Rua do Ouro, só para a mulher sair do carro. Hoje é normal os passeios estarem com carrinhas a qualquer hora a fazerem cargas e descargas.
ResponderEliminarObviamente que é terceiro mundista, este cenário em Belém, mas também é preciso ver se há verdadeiras alternativas para as pessoas se deslocarem a esta zona da cidade (parques nesta zona são claramente insuficientes). Que está constantemente cheia aos fim de semanas (especialmente ao fds). Pelo menos as pessoas saem de casa ao fds, resta ordenar o modo como se deslocam.
ResponderEliminarrecordo-me que o presidente da junta e a vereadora do trânsito do mandato anterior ainda tornaram legal o estacionamento em cima do passeio
ResponderEliminarEste é sem dúvida um problema nacional. É o tipico deixa andar. Senão vejamos. Em frente há uma esquadra da policia e o Palácio de Belém. Se nem assim quem devia agir o faz, como não hão os condutores de sentir impunidade perante a infracção da lei.
ResponderEliminarSe em cidades como Amesterdão, reconhecidamente mais civilizada que Lisboa, existem pilaretes em TODOS os arruamentos, sem excepção, porque não acreditamos neste tipo de mobiliário urbano? Basta observar os locais em Lisboa onde existem pilaretes: os passeios e passadeiras estão livres de carros. Apesar de tudo, teremos todos que concordar que um carro em cima de um passeio ou passadeira é infinitamente mais feio (e não é só estéticamente!) do que um simples pilarete (claro que há por aí pilaretes muito feios!).
ResponderEliminarSe até em locais com esquadras da PSP os munícipes estacionam descaradamente em cima dos passeios, então como ter alguma esperança que o problema se resolve com "multas" e polícias?
ai que aflição que me mete este provincianismo dos lisboetas! estou mesmo a ver o filme! param o carrinho ali na passadeira para se irem empaturrar de pastéis de nata! viva o provincianismo! autocarros? electrico? comboio? há de tudo ali em belém, mas isso é para quem não tem carrinho.
ResponderEliminarPilaretes.....não sei ?
ResponderEliminarO que é necessário são cadernetas de multas, um sistema eficaz para cobrar as mesmas, e muuuuuitos bloqueadores. Há mais de 30 anos que vivo em Göteborg, e nunca vi nenhum pilarete.....nem nenhum carro privado a ocupar passeios (salvo por acidente).
JA
pois, em Göteborg, no norte da europa, o civismo está muito desenvolvido, mais, a cultura cívica faz parte das pessoas. mas em Portugal, em, Lisboa, acredite que a solução tem de começar pelos pilaretes. Depois, daqui a uns anos (décadas?) quando a cultura cívica já estiver interiorizada, então, talvez, seja possível tirar os pilaretes da ambiente urbano. Mas até lá, acredite em quem vive em Lisboa: os polícias7multas não conseguem dar conta do recado. Para além de que eu já tive, por várias vezes discussões surreais com polícias sobre carros em cima dos passeios... é que os polícias também são portugueses...
ResponderEliminarHá dias na Madragoa vi um "arrumador" a rodar um cilindro daqueles montros que poem por aí para os carros não estacionarem. Se não visse não acreditava que uma só pessoa pudesse mover aquilo.
ResponderEliminarCivismo, pois é. Falta de civismo. Se entrassem na carteira - e bem - de quem prevarica, decerto que à 2ª vez pensava melhor. Os exemplos de pilaretes arrancados e passeios danificados por esse motivo são muitos. Os pilaretes não resolvem nunca. Tem que haver regras. Quem não cumpre, paga.
e quem é que vai andar a fiscalizar? não podemos ter um polícia para cada munícipe, pois não?
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